Como defumar na churrasqueira?

defumar churrasco

É possível e bem simples defumar usando uma churrasqueira. Preferencialmente use uma churrasqueira que já tenha uma tampa ou, caso sua churrasqueira seja aberta, utilize algum objeto para aprisionar parte da fumaça dentro da churrasqueira. É necessário que haja uma saída de parte da fumaça para que haja um fluxo e o fogo não seja extinto por completo. Pode ser usado em qualquer grill, defumador ou churrasqueira, seja a gás, elétrica ou carvão. O importante é queimar a madeira gradualmente para que dê tempo do aroma e sabor incorporar na carne.

Como defumar na churrasqueira?

Direto na brasa

Ideal para: defumação rápida, geralmente apenas para finalizar o preparo com fumaça intensa.

Caso a madeira adquirida seja muito fina, como ou próximo a um pó de serra, molhe bem a madeira e acrescente por cima da brasa. É preciso molhar para reduzir a velocidade de queima, quanto mais fina a madeira mais rápido ela queimará. Caso a madeira esteja em lascas ou pedaços maiores não é necessário umedecer.

Defumar com envelope de papel alumínio

Ideal para: para qualquer alimento que queira uma defumação suave, pois tem queima lenta pelo calor reduzido e pouca circulação de ar.

Outra forma bastante interessante é fazer um pacote com papel alumínio contendo aproximadamente 1 xícara de lascas secas ou serragem umedecida, fechá-lo bem e fazer furos com uma faca para permitir que a fumaça saia. Este pacote deve ser colocado na parte mais quente da grelha até começar a liberar fumaça podendo ser movido para uma zona menos quente aumentando a duração da queima. É possível acrescentar mais madeira durante o processo até atingir o ponto de defumação desejado ou o ponto de cozimento ideal do alimento.

defumacão caseira
defumacão caseira – coloque a madeira no meio do papel alumínio
defumacão caseira
defumacão caseira – Embrulhe a madeira
defumacão caseira
defumacão caseira – Fure o papel alumínio
 

Defumação indireta na brasa

Ideal para: defumar carnes mais delicadas como salmão, peixes inteiros e aves.

É um método parecido com a defumação direta na brasa, mas é mais lento e controlado, ideal para defumação lenta e longa. Acenda o carvão, aguarde que seja formado o braseiro, coloque toda a brasa dentro de um recipiente de metal, que pode ser uma lata com as laterais furadas(para entrar oxigênio). Acrescente as lascas de madeira umedecida sobre a brasa, coloque a lata na lateral da churrasqueira. No meio da churrasqueira, abaixo de onde ficará o alimento, coloque um outro recipiente, que pode ser uma lata ou uma forma de papel alumínio, com morna. A água ajudará a manter a carne umedecida e reduzir o calor. Tampe a churrasqueira deixando um vão para circulação de ar. Fique de olho e acrescente mais carvão e madeira conforme forem sendo consumidos.

defumar na churrasqueira
defumar na churrasqueira – defumação indireta na brasa

Como defumar no forno?

Ideal para: defumar pratos que são finalizados no forno.

Coloque as lascas de madeira ou serragem umedecida em uma forma do tipo assadeira, cubra a forma com papel alumínio e faça furos com um garfo para que a fumaça possa sair aos poucos por estes furos. Também é possível deixar sem o papel alumínio por cima, mas a queima será muto mais rápida e a fumaça mais intensa.

Defumação caseira
Defumação caseira no forno

Como defumar no fogão?

Ideal para: legumes ou carnes marinadas preparadas na boca do fogão.

Coloque as lascas de madeira ou serragem umedecida no fundo da panela, acrescente por cima uma grelha ou grade com o alimento. Cubra bem a panela com papel alumínio, vedando o máximo possível para aprisionar a fumaça. Ligue o fogo, quando sentir que a madeira começou a queimar reduza o fogo. Deixe defumando pelo tempo que considerar necessário. Pode acrescentar mais madeira no meio do processo.

Defumar na panela

Defumar na panela

Defumar na panela

Defumar na panela

 

Madeiras para defumação

Veja neste post uma lista de madeiras para defumar alimentos.

Onde comprar?

Comprar lascas de madeira para defumação

Defumar em casa deixa cheiro?

Sim, o ideal é fechar a cozinha, ligar o exaustor e abrir as janelas. Apartamentos pequenos ou cozinhas em conceito aberto vão deixar a casa com cheiro de fumaça. Para defumação dentro de casa é importante emitir uma quantidade reduzida de fumaça usando o papel alumínio para reduzir a queima e o fluxo de fumaça.

Outras referências sobre defumação

4.8 21 votes
Avaliações
4.8 21 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

4 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Qual a melhor maneira de usar a defumação em uma churrasqueira elétrica?

Olá,
Como manter a temperatura em 60, 70 graus numa churrasqueira a carvão?
Comprei o produto do link, tem termômetro, mas não consigo manter a temperatura baixa. Coloco o carvão e logo já atinge mais de 100 graus. O que posso fazer para evitar?
Grato.
Marcelo

sodimac.com.br/sodimac-br/product/726684/Churrasqueira-a-Carv%C3%A3o-e-Defumador-44x26x42,1cm-Preto/726684