Peperone Artesanal

Peperone(ou pepperoni) é um embutido com condimentação forte e processo de produção bem parecido com o salame. É um produto que data da época romana, amplamente produzida nos Estados Unidos em virtude de sua enorme utilização em pizzas. Como é produzido em larga escala nos EUA, a versão mais conhecida é uma imitação distante do peperone romano original. O peperone verdadeiro, cujo nome significa pimenta grande ou pimentão, é um salame magro, picante e muito condimentado. A carne geralmente usada é a bovina, mas a carne suína também pode ser utilizada e ajuda a harmonizar o sabor do produto.

Definição e classificação comercial do Peperone

Peperone é o produto cárneo industrializado, elaborado com carnes suínas e/ou bovinas, toucinho, adicionado de ingredientes, com granulometria média entre 3 e 6 mm, embutido em envoltórios naturais ou artificiais, apimentado, curado, fermentado, maturado, dessecado por tempo indicado pelo processo de fabricação, defumado ou não.

Ingredientes do Peperone Artesanal

750g carne bovina
750g pernil suíno
27g sal = 1,8%
4g sal de cura 2 (6% de nitrito, 3% de nitrato e 93,75% de sal)
4g antioxidante (com eritorbato de sódio)
1g cultura starter (bactérias láticas)
6g pimenta caiena
1g pimenta jamaica
1g semente de erva doce
20g açúcar
10g páprica doce
2g páprica picante
30ml vinho tinto

Preparo do Peperone Artesanal

1) Moa as carnes e a gordura ou, caso não tenha moedor, corte finamente com uma faca.

peperone artesanal - moer as carnes e a gordura
peperone artesanal – moer as carnes e a gordura

2) Dissolva a cultura starter em um copo de água filtrada e misture bem.

peperone artesanal - cultura starter
peperone artesanal – cultura starter

3) Adicione todos os condimentos, a cultura starter dissolvida e os aditivos à carne moída e bata com a pá plana de uma batedeira orbital ou misture bem com as mãos até que a massa do peperone esteja bem pegajosa, grudenta. É importante que a massa esteja bem pegajosa para que seja criada a liga que mantém o produto mais compacto, firme. Geralmente é preciso bater ou misturar por aproximadamente 2 minutos em velocidade baixa para que todos os ingredientes por aproximadamente 2 minutos.

peperone artesanal - ingredientes
peperone artesanal – ingredientes

4) Encha a mistura na tripa de colágeno – utilizamos a tripa de colágeno calibre 45mm – ou a tripa natural bovina. Enrole com espaçamento de 25 a 30 centímetros e prenda as pontas com barbante ou grampo. Usando um alfinete ou agulha estéril, fure a tripa para remover bolsas de ar e facilitar a secagem.

peperone artesanal na tripa de colágeno
peperone artesanal na tripa de colágeno

Maturação e Cura por secagem do Peperone

Caso tenha acrescentado a cultura starter pode deixar em temperatura ambiente, ideal 25 graus, durante 48 a 72 horas para que ocorra o processo de proliferação das bactérias adicionadas. As bactérias benéficas vão produzir ácido láctico, além de colaborar com ações enzimáticas, lipolítica e proteolíticas que geram aromas e sabores diferenciados ao produto.

Por questões de segurança, recomendo a leitura do post sal de cura o que é e quanto usar. Nele encontrará informações relevantes sobre cura, acidez e prevenção contra o botulismo.

Pendure e deixe curar/secar em temperatura próxima a 14°C com 70% a 80% de umidade até que o peperone perca entre 30% e 40% do seu peso inicial. Quanto mais peso perder mais firme e intenso o sabor ficará. Em condições corretas o peperone perderá o peso ideal em aproximadamente 20 dias, dependendo da tripa e calibre.

peperone artesanal
peperone artesanal
peperone artesanal umidade e temperatura na caixa
peperone artesanal umidade e temperatura na caixa

Se o ambiente estiver muito seco, a parte mais externa do peperone vai secar demais e criar uma “casca” escurecida e rígida que impedirá que o interior perca umidade. Provavelmente não perderá o produto, mas o centro nunca secará corretamente, por isso mantenha sempre uma boa umidade. O ideal é que o ambiente mantenha uma umidade mínima de 70%.

Utilizei uma caixa plástica dentro da geladeira para manter a temperatura baixa e a umidade alta. A geladeira costuma ser muito seca e a caixa consegue prender a umidade interna. Para saber mais sobre a solução da caixa plástica, veja o vídeo abaixo. Outro bom ambiente para maturar o salame é uma mini adega de vinhos com controle de temperatura e circulação de ar integrados.

Caixa plástica para fazer salame na geladeira

Vídeo do Peperone Artesanal

Resultado do Peperone Artesanal

Ficou excelente, muito saboroso e picante, mas não exageradamente picante. É possível comer algumas fatias antes de começar a sentir a língua ardendo moderadamente. A erva doce deu um contraste muito bom e a mistura de carnes meioa a meio deu muito certo. Recomendo que testem a receita!

peperone artesanal
peperone artesanal
peperone artesanal
peperone artesanal
peperone artesanal
peperone artesanal
4.8 21 votes
Avaliações
4.8 21 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

11 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Oi bom dia. Obrigado pelo conteúdo. Uma dúvida: em qual momento você colocou o bolor pennicilium? Outra: como o colocou? Obrigado!

Olá, nessa receita você utilizou qual corte bovino ?

Duas perguntas
1- Eu preciso borrifar água na caixa antes de colocar os peperones?
2- Na adega eu posso colocar os peperones deitados ao invés de pendurados?

Bom dia Eduardo:

Muito bom e orientativo o seu vídeo. por gentileza duas questões:
a) onde encontro esta ventoinha e qual a especificação ou característica dela? não deu para ver no vídeo. ou onde é utilizada esta ventoinha? em computadores?
b) o Sal de cura 2, existem muitos comentários sobre ser prejudicial a saúde, qual sua opinião? ou está relacionado a quantidade utilizada?
agradeço pela sua atenção.

Não vi na receita a quantidade de gordura , ou não usa, somente carne ? Obrigado

Gostaria de saber, se usando a cultura dentro da caixa plástica, pode ocorrer de contaminar outros produtos da geladeira ?