Black ham

black ham

O presunto black ham é feito com o pernil de porco salgado, depois marinado em uma mistura de cerveja preta tipo stout, açúcar mascavo, melado de cana e condimentos. Estas etapas levam 1 mês e meio para ficarem prontas. Depois o black ham é defumado a quente até atingir a temperatura interna de 65 a 72ºC.

Continuar lendo Black ham

Pernil defumado na air fryer

pernil defumado em casa na air fryer

Defumação muitas vezes pode parecer um desafio para ser feita em casa, mas com um pouco de criatividade é possível adaptar equipamentos domésticos e fazer pratos incríveis com o sabor e o aroma da defumação natural. Defumando com uma air fryer, é possível?

Continuar lendo Pernil defumado na air fryer

Peito de pato defumado sous vide

peito de pato defumado sous vide

Peito de pato cozido em temperatura baixa, tipo sous vide(sem o uso de seladora à vácuo) e defumado a frio. é uma receita deliciosa, o sabor do peito de pato defumado é muito bom. O process é fácil de executar. O peito foi embalado em um saco plástico próprio para alimentos, removido o máximo de ar, fechado com um barbante e cozido a 80ºC por uma hora. A defumação fria foi feita utilizando uma churrasqueira comum, com serragem de macieira sobre as brasas.

Continuar lendo Peito de pato defumado sous vide

Defumação fria e quente fumaça líqiuida e fumaça em pó

defumar defumação defumados

Defumação

O processo de defumar preserva e dá sabor aos alimentos. Presuntos, bacon, salmão, arenque e ostras são frequentemente defumados. É importante fazer uma distinção entre defumar para preservação (cozinhar com fumaça) e defumar para textura e sabor. Geralmente, existem três métodos diferentes de defumar alimentos: defumação quente, defumação fria e aplicação de fumaça líquida ou em pó.

Continuar lendo Defumação fria e quente fumaça líqiuida e fumaça em pó

Como defumar na churrasqueira?

defumar churrasco

É possível e bem simples defumar usando uma churrasqueira. Preferencialmente use uma churrasqueira que já tenha uma tampa ou, caso sua churrasqueira seja aberta, utilize algum objeto para aprisionar parte da fumaça dentro da churrasqueira. É necessário que haja uma saída de parte da fumaça para que haja um fluxo e o fogo não seja extinto por completo. Continuar lendo Como defumar na churrasqueira?

Bacon caseiro com aroma de defumação

bacon caseiro

Meu primeiro bacon artesanal foi bastante simples, usei a receita mais básica possível, tanto nos ingredientes quanto no processo. Ficou bom, mas com sabor suave, delicado, um pouco longe da intensidade do bacon que estamos acostumados atualmente. Desta vez fiz o bacon usando o aroma natural de fumaça e alguns ingredientes adicionais para dar sabor mais intenso. Continuar lendo Bacon caseiro com aroma de defumação

Quais madeiras usar para defumar alimentos

madeira para defumação

Em primeiro lugar a madeira deve ser seca, rígida/densa, sem casca e não conter resina ou outros produtos químicos como verniz. A queima da resina e produtos químicos usados para tratar a madeira podem gerar componentes que são perigosos para a saúde. Continuar lendo Quais madeiras usar para defumar alimentos

Churrasco faz mal à saúde?

A carne assada em churrasqueira, que por padrão tem exposição direta à fumaça proveniente da queima do carvão, equivale a um processo de defumação rápida e bastante quente, portando irá inevitavelmente conter partículas de hidrocarbonetos aromáticos, que são os responsáveis pelo sabor específico de todo e qualquer produto comestível que é exposto à fumaça da queima de qualquer material orgânico. Continuar lendo Churrasco faz mal à saúde?

Defumados fazem mal à saúde?

Conservantes

Quase todos os produtos defumados utilizam o nitrato ou nitrito de sódio como agentes preservativos, esses aditivos ajudam principalmente na prevenção da proliferação da bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo. Continuar lendo Defumados fazem mal à saúde?

Temperaturas para defumação

Defumador digital

Defumação quente significa que o processo ocorrerá em temperatura superior a 65 graus dentro do defumador. A temperatura recomendada é de 82 graus para linguiças(pois contém muita gordura) e 93 graus para pedaços inteiros de carne, mas é possível variar de acordo com suas necessidades ou especificidades de produtos. Continuar lendo Temperaturas para defumação