O que é e qual é a diferença entre sal de cura 1 e sal de cura 2

sal de cura

O que é e qual é a diferença entre sal de cura 1 e sal de cura 2?
Caso esteja interessado em preparar algum tipo de carne curada, como bacon, coppa, salame, linguiça, salsicha, pancetta e etc. muito provavelmente está encontrando receitas que citam ingredientes como sal de cura 1 ou 2, nitrito de sódio, nitrato de sódio, instacure#1 e instacure#2.

Primeiramente deve entender que a nomenclatura e padronização do sal de cura 1 e sal de cura 2 não é válida no Brasil, são meras traduções imprecisas dos padrões norte americanos instacure#1 e instacure#2. Lá faz sentido pois é uma padronização de ingredientes obrigatória.

No Brasil não há regra de nomeclatura e nem regra de composição, portanto devem ser etendidos com ressalva, sendo importante sempre consultar as quantidades do produto adquirido e usar as quantidades indicadas pelo fabricante ou calcular para o uso correto. No Brasil cada fabricante adota uma quantidade distinta em suas formulações. Sal de cura 1 e sal de cura 2 com quantidades padronizadas não existe no Brasil.

De qualquer forma, o entendimento genérico é de que:

sal de cura 1 é uma referência ao termo instacure#1 e serve para curas rápidas, como linguiças frescas e bacon.
sal de cura 2 é uma referência ao termo instacure#2 e serve para curas longas como salame, copa e presunto cru.

Como identificar se o sal de cura é de cura rápida(1) ou de cura longa(2)?

Sal de cura rápida contém nitrito de sódio e sal de cozinha(cloreto de sódio).
Sal de curta longa contém nitrito de sódio, nitrato de sódio e sal de cozinha(cloreto de sódio).

Portanto, sempre será para curas longas caso tenha nitrato de sódio na composição. Se houver apenas nitrito de sódio e sal de cozinha será para curas rápidas.

Para que serve cada um deles?

Sal de cura denominado do tipo 1 serve para curas rápidas, como linguiças frescas, presunto cozido e salsichas cozidas, que precisam de uma ação imediata pois logo serão consumidos.

Sal de cura denominado do tipo 2 serve para curas longas, como salame, coppa e presunto cru. Produtos que demoram para ficar prontos e precisam da cura mais longa.

O nitrato de sódio(NaNO³) gradualmente perde uma molécula de oxigênio durante o processo de cura e passa a ter a mesma composição do nitrito de sódio(NaNO²), por essa característica é utilizado em processos de cura mais longos, tendo ação mais lenta e prolongada. Apenas o nitrito de sódio age na carne, então o nitrato de sódio age conforme é gradualmente convertido. O nitrato (NO3), por si só, não tem capacidade de reagir e conferir os efeitos funcionais em produtos cárneos ou em sistemas biológicos/fisiológicos. Precisa ser convertido em nitrito (NO2) e depois em óxido nítrico (NO). Este, por sua vez, reage com o ferro do pigmento heme e gera o pigmento nitrosomioglobina, de cor rósea estável, típica dos produtos curados.

Para saber mais detalhes e quanto usar de sal de cura, leia o post Sal de cura, o que é e quanto usar?

Em dúvida de quanto usar de cada aditivo? Use a Calculadora de aditivos alimentares

4.7 20 votes
Avaliações
4.7 20 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

75 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Bom dia quero fazer o salame do sul mais molhado. E tango umas dúvidas

Não queria colocar conservantes o que posso fazer a substituição?
Como devo defumar? Tenho um defumador. Quantos graus devo deixar e quanto tempo?

Bom dia
Queria fazer tender de churrascaria. Teria alguma sugestão de receitas

qual é o motivo de utilizar sal de mesa misturado com nitrito de sodio para a cura 1? estou montando uma fabrica de linguicas frescas e gostaria de me informar sobre isso

Boa noite,
Estou querendo fazer linguiça e deixar escorrendo, tenho duas dúvidas:
1 – Deixo a linguiça escorrendo sob o sol ou na sombra? Tem diferença?
2 – Quantos dias posso deixar secando e se tenho que usar sal de cura? Quanto ao sal de cura, se for usar, qual é o correto?

Bom dia! Quero fazer presunto cozido e só consegui encontrar sal de cura 2 (contendo sal, nitrito e nitrato). Pela receita que tenho, o indicado seria o sal de cura 1, sem nitrato. Será que teria algum problema em usar o sal de cura 2? Teria que aumentar o tempo de cura na geladeira antes de assar a carne? Obrigado!!

Obrigado pela resposta, Eduardo. Nesse caso, pelo que eu entendi, o nitrato não vai ter tempo de se transformar quimicamente, certo? E esse nitrato residual que ficará no presunto não pode ser prejudicial?

Olá boa noite,
vou fazer linguiça para casa, andei pesquisando no youtube e lá vi que alguns fabricantes de linguiça artesanal usam o sal de cura.
Minha intenção é fazer uns 2kg de linguiça para experimentar. Pergunto, devo usar o sal de cura, e neste caso, tem uma quantidade mínima de sal que para usar, independe da quantidade de linguiça.
Também gostaria de sua opinião sobre o uso da tripa de porco, é melhor em termos de sabor.
Obrigada.
Att.,

Vi em um vídeo falando que o sal de cura tipo 2 só pode ser consumido após 20 dias, é vdd ?

Boa tarde, quero iniciar a fabricação de linguiças caseiras. Quais produtos devo comprar?

Gostaria de kit para salaminho e coppa

Olá. Eu faço defumação artesanal, sempre usando cura rápida e me veio uma dúvida: para defumação (quente) de joelho de porco , qual o sal de cura adequado? Obs.vou deixar curando por sete dias na geladeira para depois levar para a defumação propriamente dita (por volta de 8 horas, a 100 graus).

Muito obrigado.

Estou fazendo um embutido de porco para ser cozido em banho maria estou usando Sal de Cura Tipo 2, qual o tempo minimo que devo deixar na refrigeração antes do cosimento para que fique curado

Mas o sal de cura tipo 2 ou “C” não é para cura mais longa? Estava usando o Sal tipo 1 mas o produto não ficava com uma cor legal ai me recomendaram sal de cura 2 e deixar 7 dias na geladeira que o produto pega uma cor rosada e ai estou na duvida?

Ok muito obrigado pelas respostas agindo desta maneira voce vai longe

Por favor, uma duvida, acompanhei uma receita italiana para preparar um copa lombo, eles utilizam apenas sal marinho la 24 gramas para aproximadamente peça de 1 kg, mas vejo que aqui se recomenda a utilização de sal de cura 2, sendo assim, é isto mesmo, devo utilizar sal de cura e o restante podendo ser o sal marinho?

Se tiver nitrito de sodio, posso só adicionar os 94% de sal, misturar e tenho o sal de cura #1?

Para um pastrami de peito de boi cura por 14 dias, uso sal de cura 1 ou 2 ?

olá, qual o tempo mínimo de cura para 1kg de peito bovino (corte não e largo. é fino e comprido) com sal de cura 1 em marinada?
Na receita de pastrami fala de 3 a 5 dias na geladeira, outras pessoas disseram que o ideal da marinada com o sal de cura 1 são 2 dias.
obrigado e parabéns pelo site, receitas e apoio a todos que nós aventuramos nesse processo.

Oi, onde eu moro não existe sal de cura 1 só o 2 existe algum problema utilizar ele em. Linguiça fresca?

Boa noite, estou contando uma Casa de Linguiças Artesanais aqui na minha cidade, e uso seu canal como referencia (é o melhor) em minhas receitas. E me surgiu uma dúvida, na linguiça, uso o salde cura 1# ou 2#, lembrando que é para venda, e devem ficar embalados à vácuo e podem passar de 15 dias para venda.
 
Abraço e obrigado

Me tirem uma dúvida eu não sei qual sal de cura usar para fazer frango defumado, eu faso pra min sem sal de cura só que as pessoas estão me pedindo para fazer. E eu sei que para venda tem que ter sal de cura.

Boa tarde.
Comprei um pct de sal de cura como 1 para fazer bacon, mas estou com dúvidas.
Segue abaixo os ingredientes dele.
Sal (85%), conservantes: nitrito de sódio (9%) (INS 250) e nitrato de sódio (6%) (INS 251).
Poderia me ajudar?
Desde já agradeço.

Posso usar sal de cura 1 para fazer pancetta?

Olá !
Agradeço o texto, e informo que foi o primeiro resultado no google para ‘sal de cura’.

Abraços,
Renato Romano
São B. do Campo/SP

TENHO O INTERESSE EM FAZER EM CASA PARA CONSUMO A PANCETA E O PEPERONE; TENTAR PELA PRIMEIRA VEZ SEGUINDO AS REGRAS PROPOSTA.
ALGUMA OBSERVAÇÃO A MAIS PARA ISSO?

Tenho esse sal de cura e queria saber se posso usar para fazer salame. MEAT CURA LF 8001.

Boa tarde tenho esse sal de cura e queria saber se posso usar para fazer salame. MEAT CURA LF 8001.

Bom dia, uma dúvida, quanto tempo o nitrito e o nitrato agem durante o processo de cura em um salame?

Para carne seca cura de 7 dias qual sal de cura é recomendado?

Boa tarde!
Quanto deve usar de sal de cura 1 para 1kg de massa?
Quanto deve usar de sal de cura 2 para 1kg de massa?

Quero defumar lombo e bacon, onde encontro o sal de cura? Pois na minha cidade não encontro.

Senhores gostaria de comprar alguns ingredientes,para fazer salames , linguiças,copas,mas estou em dúvida como fazer quais os ingredientes,suas medidas em cada composição ,voces dariam esse apoio,bem que o produto seria mais artesanal,só para amigos.
Obrigado

Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de saber se, caso eu não vá usar o sal de cura, qual outro produto eu poderia usar no lugar? Existe algum outro método, ou local onde eu possa conhecer melhor esta técnica?
Agradecido,
Ricardo Scott