Por que a salsicha estoura e abre ao cozinhar?

salsicha

Quando vai cozinhar a salsicha ela estoura, ou seja, rasga a parte externa e abre? Provavelmente está cometendo um erro bastante comum. A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.

salsicha

Como cozinhar a salsicha?

Proceda assim: ferva a água, desligue o fogo, coloque as salsichas, conte 5 minutos, pronta para consumo!

Caso esteja preparando uma salsicha com molho de tomate, nunca cozinhe a salsicha junto do molho. Prepare o molho, desligue o fogo e coloque as salsichas para aquecer com o calor já existente. Não é necessário deixar a salsicha ferver junto com o molho.

salsicha molho

Outra maneira de fazer é aquecendo uma frigideira com um pouco de óleo/azeite/manteiga e fritando rapidamente a salsicha para aquecê-la. Esse procedimento pode até estourar parcialmente a parte externa, mas é normal e uma forma bastante popular de finalizar a salsicha, por exemplo, na Alemanha. Esse processo confere mais sabor ao produto final por caramelizar o exterior da salsicha.

salsicha frigideira frita grelhada

E a salsicha que fiz em casa?

Caso esteja produzindo a salsicha em casa, como nesta receita de salsicha caseira, aí sim precisará cozinhá-las pois é um produto cru, mas mesmo assim terá que cozinhar em água aquecida entre 75ºC e 80ºC por cerca de 20 minutos.

salsicha de frango caseira

4.8 27 votes
Avaliações
4.8 27 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

16 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Porquê as salsichas de vez em quando de um dia para outro no frigorífico nao ficam boas ??

Pq tem um corte na salsicha

Qual seria o motivo para a tripa de colágeno estourar quando a linguiça vai ao forno?

Se eu tiver uma loja q venda cachorro quente e quiser manter minha salsicha aquecida dentro da agua ou de um banho maria, devo manter essa agua a quantos graus?

Boa tarde! Até o final de 1996 eu morei durante uns sete anos no Japão onde comprava umas salsichas Made in Germany, mas não me lembro sobre o fabricante e eram deliciosas e comia 8 unidades com cerca de 15 ou 18 centímetros de uma vez. Aqueles sabores ficaram na minha memória mas desgraçadamente não consigo salisicha nacionais que mereçam serem assim chamadas. Antigamente em SP ainda consegui comer as salsichas Santo Amaro, Frigo Eder, mas nos dias atuais tudo que estão disponíveis nos mercados são algo indescritível de tantas porcarias seguindo as exigências dos fundos de pensãoes como PREVI, FUNCEF, POSTALIS, PETROS e outras que dominam com seus recursos baratos e querem lucros absurdos a qualquer preço e não duvido se num futuro houverem envenenamentos. Por que será que não se fabricam salsichas comestíveis e que causem prazer em degustar um hot dog?? As capinhas de colágenos são duras à extremos os sabores parecem carnes de alienígenas mecanicamente destroçadas e temperos que não valem nada. Vez por outra tento encontrar algum fabricante no Brasil e que venda online, mas tudo neste Brasil é de um atraso sem igual no mundo. Em S.Bernando do Campo existe uma pequena empresa de… Leia mais »

Posso pagar seus produtos com boleto? caso possa como fazer? Quero comprar folha de colágeno de 40 cm.

por que a linguiça frescal embutida em tripa natural estoura?

Bom dia. No seu texto diz “Caso esteja produzindo a salsicha em casa aí sim precisará cozinhá-las pois é um produto cru”. Uma linguiça também eh crua e não se faz o pré-cozimento. Qual a razão disso? Obrigado.

Obrigado!

Também as salsichas estouram se tiver bastante presença de bactérias lácticas na carne. Ou seja, se o pH da carne tiver bastante baixo, possivelmente ocorrerá mesmo sem cozimento das salsichas.
Jocelino Ferraz Fontoura.