Tipos de tripas naturais e artificiais

tripas variadas

São 4 os tipos de tripas mais comuns:

  • Tripas naturais;
  • Tripas artificiais de colágeno;
  • Tripas artificiais de celulose;
  • Tripas artificiais de plástico.

Dentre as tripas naturais, temos:

  • Tripa de porco;
  • Tripa de gado;
  • Tripa de ovino(carneiro).
tripa natural
tripa natural
tripa de plástico
tripa artificial de plástico
tripa de colágeno
tripa artificial de colágeno
tripa de celulose
tripa artificial de celulose

Tripas naturais

As tripas naturais são extraídas do intestino dos animais, e são basicamente compostas de colágeno, mas não confunda com as tripas sintéticas de colágeno, que são processadas utilizando o colágen da pele do gado. A gordura externa e a mucosa interna das tripas naturais são removidas durante sua produção.

As tripas naturais são utilizadas há séculos e permanecem inalteradas desde então, são totalmente comestíveis e muito bem digeridas pela corpo humano. O processamento delas se dá basicamente com a utilização de sal e água, por isso podem ser utilizadas em produtos orgânicos, pois não há aditivos químicos no processo.

Vantagens das tripas naturais

As tripas naturais possuem uma “respiração” interna muito mais eficiente, possibilitando que processos de defumação e cocção insiram muito mais sabor no interior do embutido. O visual final do produto também é melhor, pois a tripa natural é mais macia e proporciona uma curvatura visualmente mais aprazível nas extremidades dos embutidos. Além de proporcionar uma textura única na mordida.

As tripas naturais são as mais aceitas pelos consumidores, pois tem textura e visual mais agradáveis para a maioria dos embutidos frescos, como linguiças. Os produtos defumados ficam muito melhores com tripas naturais, mas os consumidores já estão acostumados em adquirir produtos com invólucros artificiais, como salame, linguiça calabresa, presunto, mortadela e etc. Em muitos casos o produto já vem sem o invólucro, como as salsichas industriais de baixa qualidade, que tem seu invólucro de celulose removido antes da embalagem final de distribuição. Salsichas de boa qualidade, como as frankfurters, são geralmente produzidas e comercializadas com tripa de carneiro, pois são mais finas do que as de porco usadas em linguiças frescas.

Tripas artificiais / sintéticas

Colágeno

Tripas de colágeno são geralmente produzidas com o colágeno presente na pele, osso e tendões de gado ou suíno. São produzidas a mais de 50 anos e sua participação no mercado vem crescendo. Tem produtividade mais alta, controle de peso e espessura melhores do que a tripa natural, por isso tornam-se mais rentáveis para a indústria.

A maciez da tripa de colágeno vem melhorando ao longo dos anos, mas a textura da mordida ainda está longe da proporcionada pela tripa natural. Em geral são comestíveis, mas algumas são muito espessas e costumam ser removidas pelos consumidores, como é o caso de alguns salames.

Celulose

Tripas de celulose são geralmente produzidas com fibra de algodão e/ou pasta de madeira processadas e transformados em invólucros para a fabricação principalmente de salsichas e presuntos para lanche. A tripa de celulose é removida do produto após o cozimento, resultando nas salsichas sem pele comercializadas pela maioria dos grandes fabricantes. Presunto, peito de peru e outros defumados similares são produzidos quase da mesma forma, mas com um invólucro de celulose mais espesso. Esse tipo de tripa também pode ser permeável para a fumaça e vapor. Podem ainda passar por um tratamento anterior ao enchimento para dar aroma de defumado e tingimento.

Plástico

Tripas de plástico não migram o aroma da defumação e não eliminam água do produto interno, por isso não podem ser utilizadas em produtos maturados ou defumados. Seu uso não é recomendável pois há controvérsia quanto à possíveis contaminantes presentes no plástico, principalmente quando submetido a temperaturas um pouco mais elevadas durante o cozimento dos produtos. Apesar disso ainda é comum encontrar esse tipo de invólucro em presuntos de frango ou mortadelas de baixa qualidade.

Tabela comparativa
Atributo TRIPA Natural Colágeno Sintética/Celulose
 custo  Elevado  Baixo  Baixo
 Precisa manter refrigerada  Sim  Sim Não
 Maciez  Mais macia  Rígida Não é comestível
 Rompimento durante o processamento  Maior chance  Improvável  Inexistente
 Preparo prévio  Sim  Não  Não
 Necessita enxague e banho maria  Sim  Não  As vezes
 Penetração da defumação  Alta Baixa Nenhuma
 Rendimento  Menor  Médio  Maior
 Uniformidade do produto final  Baixa  Alta  Totalmente uniforme
 Comestível / digestão  Sim / Boa  Sim / Baixa  Não é comestível
 Apêlo visual do produto final  Maior  Baixo  Nenhum

Tripas Ovínas

Calibre / Produtos sugeridos
16-18mm / Frankfurters, hotdog, Beer Stix
18-20mm / Linguiça fresca, hotdog, Frankfurters
20-22mm / Linguiça fresca, hotdog, Frankfurters
22-24mm / Linguiça fresca, hotdog, Frankfurters
24-26mm / Linguiça fresca,Frankfurters, Bockwurst
26-28mm / Linguiça fresca,Frankfurters, Bockwurst
28mm+ / Linguiça fresca, Frankfurters, Landjaeger

Tripas Suínas

Calibre / Produtos sugeridos
30mm- / Linguiça de Porco
30-32mm / Frankfurters, Linguiça Italiana
32-35mm / Linguiça de Porco, Bratwurst, Frankfurters, Linguiça Italiana
35-38mm / Linguiça Defumada, Calabresa, Pepperoni, Bratwurst, Linguiça Italiana
38-42mm / Linguiça Defumada, Calabresa, linguiça branca, Pepperoni, Linguiça de Corda
42-44mm / Linguiça Defumada, Linguiça branca, Pepperoni, Salame
44 mm+ / Salame, Pepperoni, Itens Especiais

4.8 17 votes
Avaliações
4.8 17 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

73 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Boa tarde amigo, gostaria de uma ajuda sua
Fabrico lingüiça aqui na minha propriedade pra ajudar na minha casa, a nossa renda vem dela, faço lingüiça fina de porco colocando 30% de toucinho, lavo a tripa de colágeno minutos antes e deixo ela pendurada pra ir secando,uso ela ainda úmida, e depois dou uma pre- defumada na lingüiça, a massa quando eu faço deixo descansar por 12 horas antes de encher a tripa, e mesmo assim tem muita gente reclamando que a lingüiça está estourando na hora de fritar, vc pode me ajudar por favor ??

Oi Guilherme. A tripa de colágeno é um pouco mais rígida e mais propensa a estourar do que a natural, que tem mais elasticidade. Mas a natural também vai estourar caso a linguiça seja assada/frita/grelhada em temperatura muito alta ou com chama direta. É preciso instruir as pessoas a utilizarem fogo médio e sem chama incidindo sobre a linguiça. Muito calor evapora muita água rapidamente dentro da linguiça, criando pressão e estourando a tripa. Chama direta danifica e enfraquece a tripa.

boa noite,
pretendo adquirir moedor/enchedor para fazer o pepperoni utilizando tripa de colágeno de 45mm. No mercado só estou encontrando equipamento com funíl de 20mm. É possível utilizá-lo para o enchimentode 45mm?,,,grato

boa tarde, onde consigo comprar a tripa suína no Rio de Janeiro????
pois preciso delas com urgência para um evento e pela internet esta demorando muito, quando chega…grato.

Oi José, infelizmente não conheço fornecedor on RJ, talvez consiga em algum mercado municipal, nos açougues(casas de carne).

Pelo que entendi a tripa de colágeno adere na peça e vai se conformando a ela conforme vai encolhendo, correto? A de celulose tem a mesma característica?

Lucas, a tripa de celulose tem aderência mas não tem porosidade como a de colágeno. Para que ela “transpire” será preciso fazer furos. A tripa de colágeno para salame é projetada com porosidade para a dessecagem correta. Já a de celulose não é projetada para esta finalidade, mas pode até funcionar caso faça os furos.

Olá tenho uma dúvida tripas de fundo bovino tem que guardar na geladeira ou pode ficar fora

Quando conservada no sal Ppode ficar fora da geladeira, mas o ideal é armazenar na geladeira bem fechada, sem luz e com o mínimo de ar possível. Desta forma, bem embalada e refrigerada, vai manter suas características por bem mais tempo e a gordura presente no fundo vai demorar bem mais para oxidar(ficar rançosa).

Alô, estou me preparando para fazer salsicha calibre fino pra consumo proprio. Então, tenho duas perguntas por enquanto.
Qual calibre das tripas e qual tripa é melhor a ovina ou suína? Agradeço , muito ,muito.

Sandra

Oi Sandra, a tripa ovina é a mais fina e macia uqe existe, tem a melhor mordida. A tripa suína também é macia, mas um pouco menos que a ovina e tem calibre maior. Se quiser fazer uma salasicha mais grossa use a suína. Outra opção é a tripa de celulose, que não é comestível. A de celulose é a tripa mais usada nas salsichas de supermercado. N este caso a tripa é removida após o cozimento da salsicha.

Desejo saber quantos metros Aprox contem o pote de tripa bovina e o frete CEP79905424 obrigado fico no aguardo

Tenho uma dúvida, a tripa de colágeno pode ser assada na churrasqueira?

minha linguiça de churrasco está quebrando. Desconfio que seja por causa da tripa pois estou batendo a massa por uns 20min.
Alguém pode me ajudar?

20 minutos é muita coisa, bata por 2 ou 3 minutos. Está moendo a carne ou cortando com uma faca? Qual é a composição?

Se envolver o salame em filme pvc (que não deixa o produto “respirar”), não vai desenvolver aquele mofo verde indesejado?

Deixe bem refrigerado e, caso apareça mofo, remova com um pano umedecido em água, sal e vinagre. O ideal é fazer isso embalando à vácuo, mas envolto em pvc também funciona. A intenção é a umidade do centro migrar para o exterior e equilibrar a textura da peça.

Muito obrigado, Eduardo.
Outra questão é que o salame secou bem rápido. A textura do interior ficou ótima. Mas a parte exterior ficou um pouco dura.
Não tenho câmara de maturação, nem posso investir em uma agora.
Para as próximas produções, como faço só para o meu consumo, pensei em embutir em duas tripas bovinas. Imaginei que isso faria o salame secar mais lentamente, evitando esse endurecimento.
O que você acha?

Oi Renan, o exterior duro é isso mesmo, secou muito rápido por causa da geladeira e criou uma camada rígida por fora. Pode envolver em filme pvc, duas ou três voltas, e deixar uma semana na geladeira, tende a equilibrar a peça. Para as próximas pode ensacar duas vezes na tripa bovina ou uma vez na bovina e mais algumas voltas com tripa seca ou na película de colágeno. Acredito que vá controlar melhor a perda de umidade.

Boa tarde!
Seguindo a receita básica do site, consegui produzir um bom salame 100% carne suína.
Para embutir, utilizei tripa bovina.
Contudo, ficou bem difícil remover a tripa na hora de consumir o produto.
Existe algum truque para facilitar esse processo da remoção da tripa?

Tripas naturais tem boa aderência e prendem bem na carne, gerando esse problema para remover do salame. Se quer tirar toda a tripa de uma só vez pode umedecer o exterior borrifando água ou passando um pano úmido, isso amolece a tripa e ajuda na remoção. Um grande abraço!

qual o tempo de validade da tripa natural de suíno e bovino após ela ser dessalgada, conservando sob refrigeração.

Ola Leonardo! Vc conseguiu obter alguma informação sobre essas tripas celulósicas?Também quero saber se aqui no Brasil alguém vende,mas não achei nada na internet.Apenas em sites estrangeiros.

Olá, gostaria de receber todas as informações que se relacionam com charcutaria e não somente em algum assunto específico. Obrigado!!!

Adorei todas as informações.
Entretanto, gostaria de saber se existem nesse mundo da charcutaria exclusividade, em algum tipo de produto genuinamente brasileiro?
Ahh e qual o custo de envio de produtos para o CEP 55.042-280?

O frete para PE fica em 46,50.

Boa noite, gostaria de saber qual o calibre da tripa de porco para linguiça, tipo grossura de um cabo de vassoura, obrigado

GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTA O FRETE PARA COROATÁ-MA

Qual tripa quer comprar?

Boa noite !!!! Tudo bem ?

No caso da tripa suína, qual é o prazo de validade dela ? Posso conservar dentro da geladeira ?

Abraço

A tripa suína que vem no sal pode ser conservada em geladeira e tem validade indeterminada. Dura muito tempo! Não vai estragar pois o sal protege, mas precisará descartar quando ela começar a perder elasticidade e estourar muito facilmente. Vai durar pelo menos dois anos em bom estado.

Bom dia,
Estou querendo fabricar linguiça caseira de porco e frango.
Gostaria de saber mais informações sobre a tripa natural de porco e a de carneiro.
Preço por quilo
Calibre
Espessura
Preço e quantidade minima para entrega RJ
Aguardo resposta,

olá onde posso comprar aqui em São Paulo?
(sou vegana, por isso quero a de celulose)
qual o preço?

Olá, estou à procura de tripas de plástico. Qual seria o calibre ideal para um produto com 6cm de diâmetro +-? Obrigada!

Bom dia, voces vendem em grande escala para minas Gerais? favor entrar em contato.

Para os interessados nestes produtos em Portugal, Ilhas ou Europa, vendo qualquer quantidade e diametro, desde 22 a 100. Tripas naturais frescas, salgadas, secas e de colagénio.
calornatura@gmail.com

Afonso,vc vende tripas de celulose ou plásticas?

A tripa de celulose realmente é muito difícil no Brasil, já tentei com diversos fabricantes(importadores na maioria) e não estão trazendo para o Brasil pois não tem muita saída. A de plástico eu tenho algumas, vou verificar os calibres e te falo.

Angu, eu vendo tripa de celulose, sim. Vendo também invólucros de plástico, qual o diamtero, qual a finalidade?

Bom dia,
Estou querendo fabricar linguiça caseira de porco e frango.
Gostaria de saber mais informações sobre a tripa natural de porco e a de carneiro.
PREÇO POR KILO
CALIBRE
ESPESSURA
Aguardo resposta,
M.Cumprimentos,
Berenice Fonte Boa

Onde posso encontrar tripa de colageno em santarem-pará?

bom dia gostaria de informações sobre fornecedores tripa de celulose para salsichas via net. obrigado.

Olá! Parabéns pelo blog! Onde eu posso encontrar tripas sintéticas para salsicha em Porto Alegre? Desejo fazer uma receita natural em casa! Muito obrigada!

Olá, Obrigada! Não sabiam que vocês vendiam? Qual o valor? É por unidade ou pacote?

Ok! Que bom. Ainda não sei quantidades, estou meio na correria. Mas assim que possível, entrarei em contato pelo e-mail! Muito obrigada!

boa tarede, estou produzindo linguiça artezanal e gostaria de faze-las no tamanho da linguiça Blumenal, porém não será defumada e sim fresca e grelhada na chapa, qual seria a melhor indicação de tripa natural. suino ou ovino e o tamanho. grato

Tripa suína calibre entre 24 e 30.

bom dia, você poderia me indicar uma tripa, tipo e calibre para fazer Bresaola, Filetto suíno e Lonzino. Obrigado.

Fundo bovino 90mm ou superior ou tripa artificial de colágeno calibre elevado específica para coppa e outros embutidos grandes.