Aditivos mais utilizados em embutidos

aditivos-fabricacao-de-salsicha

Eritorbato de Sódio e Ácido cítrico

Esses aditivos são utilizados na redução da oxidação e consequentemente auxiliam na manutenção da cor e evitam o sabor rançoso resultantes da oxidação. Também aceleram o processo de cura ao interagir com o nitrito de sódio, que reage com a mioglobina no tecido muscular gerando a coloração avermelhada típica de produtos curados. Seu uso geralmente é de 0,01% de ácido cítrico e 0,05% de eritorbato de sódio para o peso da carne.

Em dúvida de quanto usar de cada aditivo? Use a Calculadora de aditivos alimentares

INS 330 – Ácido cítrico: A ANVISA não prevê limite, recomendando o uso como “q.s.”(quanto baste).

INS 316 – Eritorbato de sódio: A ANVISA não prevê limite, recomendando o uso como “q.s.”(quanto baste).

Amidos

Muitos utilizam migalhas de pão pelo amido e o seu objetivo de uso pode variar. Há receitas tradicionais, principalmente na Inglaterra e Portugal, que comumente utilizam pão em linguiça. Mas geralmente seu uso se dá pela escassez ou necessidade de reduzir o custo de produção. Os amidos ajudam na liga, ou seja, funcionam como emulsificantes, mantém liquido durante a cocção e ajudam na facilidade de corte do produto final. Pode-se usar farinha de milho, amido de milho, farinha de arroz ou outras fontes de amido.

Xarope de milho

Xarope de milho, Xarope de glicose ou Dextrose, que pode ser em pó ou líquido, é utilizado para adoçar, ajudar na fixação da cor, fornecer alimento de fácil absorção para culturas bacterianas formadoras de ácido e também para melhorar a liga/emulsão. Geralmente é utilizado na proporção de 2% da carne.

Leite em pó

Leite em pó pode ser utilizado em salsichas para ajudar à dar liga e manter umidade durante a cocção. Tem a característica de formação de gel que retém água e gordura no produto final.  Cria coloração quando aquecido pela caramelização da lactose. Geralmente é utilizado 3% do peso da carne.

Proteína de leite

Encontrada como proteína isolada ou concentrada de leite, tem uso parecido com o leite em pó, mas com maior concentração de proteína. Funciona como estabilizador de emulsão. Auxilia na aderência dos pedaços de carne em linguiça, presuntos ou apresuntados formados por partes separadas de carne. Quando aquecida, a proteína do leite forma componentes que melhoram o sabor do produto final. Recomenda-se o uso de 1% de proteína isolada ou concentrada de leite para cada kg de carne.

Glutamato monossódico

Glutamato monossódico é utilizado para aprimorar o sabor do produto. Muito conhecido como um realçador de sabor, na verdade é responsável pela ativação dos sensores de paladar para percepção de alguns sabores que geralmente não percebemos. Apesar da controvérsia sobre os possíveis efeitos negativos na saúde, principalmente efeitos alérgicos, o glutamato é encontrado em abundância na natureza, como em peixes, carnes e vegetais. Tomate, queijo, cogumelos e algas são fontes ricas desse composto. Pode-se usar 5 gramas para cada kg de carne.

INS 621 – Glutamato monossódico: A ANVISA não prevê limite, recomendando o uso como “q.s.”(quanto baste).

Fosfatos

Aumenta a extração fibrilar de proteína do músculo(extração química). Melhora a densidade e a viscosidade da emulsões carneas. Fixador e estabilizador. Reage e inativa os metais polivalentes, evitando a oxidação das gorduras, consequentemente o ranço. Os fosfatos mais utilizados são:
Tripolifosfato de Sódio: é o mais versátil e mais utilizado nas salmouras para porco, frango e peixe. Também é adicionado a seco em salsichas, mortadelas e etc.
Pirofosfato Ácido de Sódio: é  um  fosfato utilizado para  estabilizar emulsões. Além disso ainda favorece o desenvolvimento de cor e melhora o sabor e a textura dos produtos.
Pirofosfato Tetrassódico: é utilizado em combinação com outros fosfatos e ajuda na solubilização/extração da proteína.

A ANVISA limita o uso de todos os fosfatos regulamentados para o uso em carnes e produtos cárneos em 0,5% do peso total do produto.

Proteína de soja

A proteína isolada de soja é utilizada como ligadora e emulsificante. Possui grande capacidade de combinar água e gordura formando emulsões estáveis. Tem capacidade de formação de gel com boa elasticidade. Possui um sabor neutro e alta solubilidade, sendo indicada aplicação em produtos cárneos como salsichas e outros embutidos. Pode-se usar entre 1% e 3.5%.

Açúcares

Pode-se utilizar uma grande variedade de fontes de açúcares, como a sacarose, dextrose, lactose, mel e etc. Geralmente são adicionados para dar sabor e ajudar na preservação e vida de prateleira. A dextrose (glucose) é muito utilizada em produtos fermentados, pois fornece alimento rápido para as culturas adicionadas.

Nitrito e Nitrato de Sódio

Veja o post específico sobre o sal de cura para compreender melhor a ação, os riscos e as quantidades de uso.

Sal

A indústria cárnea moderna utiliza o sal como aromatizante ou intensificador de sabor e, ainda, o sal é responsável pela textura desejável da carne processada. Isso é possível devido às propriedades funcionais que o sal confere aos produtos cárneos: ativa proteínas para aumentar a capacidade de hidratação e de ligação à água; diminui a perda de fluido no produto embalado a vácuo que foi processado termicamente; aumenta as propriedades de ligação das proteínas para melhorar a textura; aumenta a viscosidade das massas de carne, facilitando a incorporação de gordura para formar massas estáveis; é essencial para o sabor e é um bacteriostático em níveis relativamente altos.

4.7 27 votes
Avaliações
4.7 27 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

78 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Boa tarde.
Primeiramente eu gostaria de dizer que seus vídeos são os melhores, mais descomplicados e otimamente editados que tem no youtube sobre o assunto.
Em segundo lugar, eu sou seguidor do canal do Youtube a alguns anos e agora depois de assistir a todos os vídeos do canal praticamente resolvi me aventurar e fazer meus primeiro salames.
A minha dúvida é…, como vou fazer meus salames com culturas, posso substituir a dextrose?
Que tipo de açúcar eu posso utilizar no lugar da dextrose?

Olá! Sempre que como salsicha, mortadela, presunto e linguiça tenho reações alérgicas que se caracterizam por coceira principalmente nas pernas que se tranformam em erupções cutâneas prurido. O mesmo não ocorre com a ingestão de Bacon ou carnes in natura. Acredito que seja algum aditivo usado naqueles produtos, portanto. Poderia dizer quais aditivos são comumente acrescentados nesses produtos acima referidos? Grato desde já pela oportunidade.

Bom Dia. Por gentileza fiz um queijo de porco e fatia perfeitamente bem quando refrigerado, temperatura ambiente desanda e aparece um pouco de banha, o que devo fazer. grato.

Pode tentar acrescentar proteína isolada de soja ou um mix rendimento(emulsificante e estabilizante), como este Mix Emulsificante e Estabilizante

Bom dia Eduardo, como consigo a proteina isolada do leite?

É o famoso whey protein

Isso, conforme o Ruan informou, vai encontrar como whey protein em lojas de produtos naturais ou lojas para atletas.

Olá, tenho pontas de mortadelas em excesso, quero fazer um embutido com a massa, já processei a massa adicionei azeitonas cenoura , alho tomate seco toucinho cozido.Para dar liga usei gelatina incolor; Ficou ótimo a massa fatias perfeitas, só que fora de refrigeração ficou um patê…O que faço para dar liga?
Quero fora de refrigeração a textura.

quantas gramas de amido devo usar na linguiça calabresa e a toscana

Depende da receita e do produto final desejado. Como regra geral utilize 10g de amido por kg de carne.

Como transformar a massa de linguiça toscana fresca em massa para hambúrguer, pois não estou conseguindo dar liga para formatar a massa no formato de hambúrguer.

Boa noite ,como você já tem a massa da linguiça ,então a principio não é tão difícil resolver seu problema um dos segredos da formatação do hambúrguer é a temperatura da massa ,que deve estar entre 0 a -2 graus negativos isso para dar firmeza na massa ,mas caso você queira uma consultoria posso te ajudar

Misturar a massa até dar boa liga e usar um mix rendimento(emulsificante e estabilizante) vão ajudar.

Boa noite, qual tipo de proteina de soja voces usam? Tem alguma marca que sirva como exemplo para que possa comprar ? E qual quantidade que colocam ?

Estou com dificuldade em manter a coloração na linguiça, alguma dica?

Água de beterraba ou carmin de cochonilha

Boa tarde , Como fazer para a linguiça caseira artesanal , cortada tudo na faca , ficar suculenta , sem o uso de qualquer produto químico?

Sou Tecnólogo em alimentos, responderei sua duvida!

Pode adicionar queijo coalho… O sal também ajuda na suculência através da liberação da proteína actina e miosina, A liga (Mix) também ajuda na emulsificação… espero ter contribuído, boa sorte!!

Boa noite onde eu posso comprar fosfato para saumora de frango?

Meus salames estao ficando ocos no meio. O que pode estar acontecendo?

Ou está embutindo com muito ar ou está ocorrendo alguma fermentação excessiva por contaminação. Caso seja ar, compacte bem a massa antes de embutir. Caso seja fermentação por contaminação, só use açúcar(e na quantidade certa) na receita do salame caso esteja utilizando uma cultura starter e verifique possíveis momentos de contaminação durante o processo.

Como aplico leite em pó em linguiça, diluído ou a seco no início ou no fim da mistura?

Seco junto com os demais condimentos

Boa tarde!
Elaboro embutidos defumadas artesanais e estou tendo dificuldades para realizar a conservação após embalar à vácuo.
Percebo que após embalar à vácuo as linguiças e também os salames perdem a coloração, ficando esbranquiçados e gosmentos após algumas semanas, conservadas em temperatura ambiente.
Realizamos defumação rápida por várias horas, havendo a perda de 35% do peso inicial.
Usamos todos os aditivos indicados (nitritos, nitratos, fosfatos, antioxidantes…).
Será que posso usar o sorbato de potássio dentro das embalagens?
O açúcar e a maltro dextrina ajudaria na fermentação láctea e a conservação após o embale?

Boa tarde estou tratando de cancer e amo embutidos gostaria de uma receita sem lactose sem quimica e glutamato se conseguir agradeço ou algum produtos naturais qie vocês comercializa

Temos essa salsicha de frango totalmente natural: https://charcutaria.org/embutidos/salsicha-de-frango-caseira/

qual conservante devemos usar para que as linguiças durem mais expostas resfriadas

Pode usar o sal de cura 1, antioxidante e se quiser ainda mais proteção pode usar também o sorbato de potássio.

Olá. Boa noite. Se possivel me informe o que é o aditivo ‘ Super-Rendimento’ . Encontrei em receitas em livro antigo. Como substituir. Grato pela atenção.

Olá, acho que eu perguntei uma vez e e esqueci de salvar no computador, sobre anti oxidante , gostaria de fazer a massa da carne para linguiça, misturar sal, sal de cura, pimenta, alho e misturar com a carne durante 5 minutos e depois desse tempo, misturar o antioxidante, qual deles seria o melhor, Eritorbato de Sódio +Ácido cítrico ou Eritorbato de Sódio? E sobre as tripas de artificiais de 60 mm e 100 mm, depois de cheias, qual o tempo de cozimento?

O uso de amido é proibido em linguiças frescais no Brasil.
Eu uso receitas da minha terra (Belgica) e uma delas inclue pão… e a fiscalização esta barrando meu produto porque segundo portaria não pode ter amído. procede?

Sim, é isso mesmo, veja o regulamento técnico de identidade e qualidade de linguiças. Tem que tentar regularizar o seu produto com o selo arte para não ser enquadrado nesse regulamento.

Qual o valor do frete para o cep 25.976-810 de uma compra de R101,95?

Por volta de R$17 com entrega em 5 dias. O valor pode variar conforme o peso e as medidas dos produtos escolhidos.

Olá! A IN 21/2000 do MAPA permite 10% de adição de amido em patês, mas também diz que a soma do % de carboidratos totais (que já inclui o amido) mais o % de amidos deve ser 10%. Você sabe qual é a interpretação correta? Qual é o teor máximo de amido se for a única fonte de carboidratos em patê e qual o % máximo, caso seja utilizado com outros carboidratos? Obrigada

boa tarde, quero saber qual a porcentagem de proteína texturizada de carne na linguiça mista ou de porco?

Proteína de soja? Confira pesquisando pelo “regulamento técnico de identidade e qualidade de linguiças”, mas pelo que me lembro é permitido adicionar até 2,5%.

Bom dia, qual porcentagem de amido devo usar na produção de linguica seca, obrigado e outra pergunta é tambem usado o emulsificante de sorvete na produção da mesma

Sobre o emulsificante de sorvete eu não sei te dizer, nunca testei. Com relação ao amido vai variar muito conforme sua receita, pode começar com algo entre 1% até 3%. Vá adaptando conforme a consistência/peso do produto final desejado. Mas linguiças secas geralmente não precisam de amido, só se quiser um ganho de volume.

Ola Eduardo boa tarde comprei o tempero salame na sua loja (pergunto devo acresentar sal de cura 2 antioxidante ) devo tambem acresentar condimento salame ou não . Obrigado.

Ola Eduardo tudo bem comprei o tempero salame de sua loja pergunto (devo acresentar fora o sal de cura e fixador tambem o condimento salame ou não )Obrigado

Olá, bom dia!
Trabalho na aérea de inspeção sanitária. Lendo o RTIQ do salame, percebo que não é permitido o uso de proteínas não cárnicas (proteína de soja).
Qual seria a opção para substituir esse ingrediente na formulação?

Oi Vinícius, considero desnecessário o uso de proteínas vegetais, amidos, fosfatos ou gomas nos salames comerciais. Esses produtos tem por intuito reter umidade. O salame tem a redução de umidade(redução aw) como um dos fundamentos para a sua proteção, segurança contra microrganismos. Portanto, do meu ponto de vista, o uso deste tipo de aditivo no salame é contra producente. Recomendo que não seja utilizada qualquer proteína, mas, de qualquer forma, os substitutos tradicionais são os que descrevi no início da resposta.

Eduardo amidos posso usar fécula de mandioca na calabresa para defumar.Dextrose posso substituir qualque tipo de açucar por ele? Obrigado

Oi Valdir. A dextrose pode substituir por qualquer açúcar. A dextrose é mais usada em produtos que podem passar por fermentação, como salames e copas. A dextrose é consumida mais rapidamente pelos microrganismos da cultura starter, facilitando sua ação. Mas mesmo nestes casos substituir por outras fontes de açúcar também vai funcionar.
Sobre a fécula, pode usar sim. Fécula de batata, madioca, trigo(pode ser pão), proteína de soja e fosfatos. O objetivo destes produtos é auxiliar na retenção de umidade.

Pessoal fiz uma compra na loja do Eduardo chama-se Milenar alimentos é charcutaria. org. Eduardo é uma pessoa serissima alem de profundo conheçedor recomendo a todos .Tirem suas duvidas com ele é muito atencioso tambem obrigado Eduardo

Valdir, Agradeço pela confiança e pelo relato! Um grande abraço!

E possivel usar xantana gum para emulsificar a liguica?

Nunca usei nem li estudo sobre isso, teria que testar. Sugiro que faça uma quantidade pequena para ver o resultado.

Boa tarde, a Anvisa ou MA permitem o uso de farelo de arroz? onde eu encontro a legislacao disto?