Publicado em

Copa em filme de colágeno

Copa
Copa é uma abreviação do italiano Capocollo, que por sua vez provém do latim “caput collum” e significa pescoço, pois tradicionalmente é utilizada a carne do pescoço suíno para fazer esta iguaria da charcutaria. Também pode ser feito com o lombo suíno, que tem bem menos gordura que o pescoço.Não é difícil fazer copa em casa, mas é trabalhoso pois leva bastante tempo e é preciso entender os processos envolvidos para ter segurança do que está sendo feito. No início o ideal é seguir a receita à risca, mas com a experiência é possível alterar conforme suas preferências. Mantenha tudo sempre bem higienizado.

Nesta copa testei o uso do filme de colágeno, que é um invólucro versátil e prático, que pode ser aplicado em carnes de qualquer espessura. Além da copa também pode ser utilizado em outros produtos que passarão por processo de maturação longa.

tripa filme colágeno copa
tripa filme colágeno copa

Ingredientes e processos da copa

Cura da copa

  • Copa suína/Pescoço – 826g;
  • Sal – 2% – 17g;
  • Sal de cura 2 cura longa – 0.25% – 2g;
  • Antioxidante – 0.25% – 2g (opcinal);
  • Açúcar – 10g – 1%.


O processo de cura é o início da produção, é o momento de salga e distribuição do sal de cura, que é o nitrito de sódio e o nitrato de sódio, para entender melhor sobre o sal de cura acesse Sal de cura. O antioxidante é opcional mas auxilia no processo de cura e ajuda a evitar a oxidação lipídica ou ranço da gordura.

Corte a peça de carne em segmentos de 10 cm para facilitar o manuseio e o armazenamento do produto pronto. Ao adquirir uma peça de sobrepaleta, possivelmente venha parte dos ossos da costela e um pouco do lombo. Retire todo o osso. O lombo pode ser usado pois é difícil identificar e separar perfeitamente da peça.

Aplique o sal, sal de cura e o antioxidante na carne massageando bem para espalhar e distribuir de forma homogênea. Acomode a peça em um recipiente com tampa ou em um saco plástico bem fechado e deixe na geladeira por 15 dias.

copa - sobrepaleta suína
Copa – sobrepaleta suína fracionada
copa ingredientes da cura
Copa – ingredientes do processo de cura
copa sobrepaleta suína
Copa – peça desobrepaleta suína

Condimentação da copa

  • Açúcar mascavo – 10g;
  • Pimenta do reino – 1g;
  • Nóz moscada – 1g;
  • Pimenta jamaica 2g;
  • Páprica defumada – 2g;
  • Cravo em pó – 0.5g;
  • Cultura Starter – uma ponta de colher de café diluída em meio copo de água.

Após os período de cura, retire a peça do refrigerador, enxague-a rapidamente e seque com um pano de prato ou papel toalha. Dilua a cultura stater na água e borrife ou espalhe com as mãos pela peça. Prepare uma mistura com os ingredientes secos da condimentação e aplique massageando bem na carne para uma distribuição completa.

Copa - processo de cura
Copa – processo de cura
Copa - condimentos e rede elástica
Copa – condimentos e rede elástica

Invólucro e maturação

Filme de colágeno – 40cm x 20cm
Rede elástica 50mm ou 65mm – 15cm

Após condimentar a peça envolva-a no filme de colágeno e aplique a cultura starter novamente para garantir sua distribuição. Envolva em uma rede elástica para pressionar e facilitar o manuseio, amarre as duas pontas e utilize um gancho ou clips improvisado para pendurar a peça em um ambiente escuro, com temperatura amena, por volta de 14 graus e umidade elevada, entre 70% e 80%. No meu caso utilizei uma adega com controle de temperatura e um pote cheio de água no fundo para manter a umidade.

Copa - condimentação
Copa – condimentação

Copa filme de colágeno
Copa filme de colágeno
Copa maturando
Copa maturando
Copa
Copa

A copa estará pronta quando perder entre 30% e 40% do peso inicial. Caso queira um produto mais macio e suave, deixe perder apenas 30%, caso queira a copa mais firme e com sabor mais forte, deixe até perder 40%.

Na COPA que fiz a perda de peso foi a seguinte:

27/09 – 826g – 100% – peso inicial
08/10 – 655g – 79%
29/10 – 534g – 64% – perda de 36% do peso inicial

Resultado final

O produto ficou excelente, com sal no ponto certo e bem saborosa, mas não muito condimentada. Prefiro sentir o sabor da carne, então não aplico muita condimentação, prefiro um produto que remeta mais a um presunto cru do que o sabor das especiarias ou pimenta.

Copa
Copa


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (5 avaliações)

Loading...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
Fotos e imagens
 
 
 
 
 
Áudio e Vídeo
 
 
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
 
 
wpDiscuz