Não lave a carne de frango pois esse procedimento pode espalhar a bactéria. A campylobacter se espalha facilmente e pouca quantidade dela já é suficiente para a pessoa adoecer. A contaminação pode vir pelo consumo de carne de frango crua, mal passada ou pela contaminação cruzada na manipulação dos alimentos crus. A campylobacter causa mais infecções do que a e.coli, listeria e salmonella juntas.
Segue relação de regras para proteger sua família na hora de preparar a comida.
Quatro regras ajudam a prevenir a Campilobacteriose – contaminação pela bactéria campylobacter
1) Cubra e refrigere a carne de frango crua
Cubra e refrigere a carne de frango crua, mantenha em temperatura de 5ºC ou inferior. Mantenha na parte de baixo do refrigerador, desta forma não há riscos dos sucos da carne escorrerem e contaminarem outros alimentos.
2) Não lave a carne crua de frango
O cozimento irá matar qualquer bactéria, incluindo a campylobacter, que estiver presente na carne. Lavar só irá espalhar as bactérias pelo local e utensílios.
3) Lave os utensílios usados
Lave bem todos os utensílios, esfregue bem as tábuas e superfícies usadas para manipular o frango cru. Lave as mãos com sabão e água após manipular o frango cru. Isso ajudará a impedir que a campylobacter continue a contaminar outros alimentos através da contaminação cruzada.
4) Cozinhe bem a carne do frango
Certifique-se de que o frango está totalmente cozido antes de servi-lo, Corte nas partes mais grossas para ter certeza de que o interior está perfeitamente cozido. Não pode haver líquido rosado saindo do meio da carne. O ideal é que haja vapor saindo do interior assim que for cortado.
Sintomas da campilobacteriose
A infecção campilobacteriose geralmente causa febre, dor muscular, dor abdominal e diarreia de dois até cinco dias.
Ocasionalmente podem ocorrer mortes em crianças, idosos e indivíduos com a imunidade comprometida ou que percam muito líquido devido à diarreia.
O que é contaminação cruzada?
Contaminação cruzada ocorre quando bactérias nocivas, como a campylobacter, é espalhada nos alimentos, mãos, embalagens e equipamentos. Pode ocorrer quando, por exemplo, uma carne de frango contaminada é cortada com uma faca e posteriormente outro alimento é cortado com a mesma faca sem que tenha sido higienizada. Evite a contaminação cruzada limpando os utensílios e mantendo os alimentos cozidos separados dos alimentos crus.