Manual BRC Charcutaria

salame pronto

Manual de Fabricação – BRC Ingredientes.
Receitas e procedimentos para a produção de embutidos e outros produtos da charcutaria.

Cortesia da brcingredientes

4.7 3 votes
Avaliações
4.7 3 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

15 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Prezado Eduardo, boa tarde. Problemas com dois salaminhos. Estavam secos e leves. Abri e vi essa porcaria. O que pode ter dado errado? Eu enchi em tripa de colageno à mão e fiz os furos com agulha nas bolhas. Unica diferença dessa massa é que eu adicionei alho fresco esmagado. Parece ter bichos. Tem centemas de bolinhas brancas. O cheiro ainda é agradavel. Ma minha mesa de trabalho, quando eu abri o salaminho eu notei na cuba da pia, um inseto que parecia um carrapato de uns 2 milimetros de diametro. Tem algo a ver com o defeito ou apenas coincidencia ( eu moro no mato ). Um abraço, Alvaro

Oi Alvaro, aparentemente houve contaminação na carne. Ou a carne já veio contaminada ou foi algo durante o processamento. Os espaços internos podem ser ar que entrou na hora de embutir, gás carbônico ou até mesmo que a carne tenha sido consumida pelo contaminante. Esses carrapatinhos devem ter relação sim, pode ser algum bichinho que se alimentou da carne, mas é difícil identificar qual. Infelizmente não há como salvar, tem que descartar. Tem que identificar em qual etapa houve essa contaminação e tentar sanar para os próximos.

Bom dia Eduardo. Obrigado. Eu tirei as fotos e descartei na hora. Vou tentar me lembrar a etapa. No dia anterior dia eu preparei linguiças ( com a mesma carne) e ficaram ótimas e esses salaminhos eu alterei a receita incluindo alho esmagado. Vou ficar mais atento. Abs

Pode ter vindo no alho sim, muitos condimentos podem carregar alguns contaminantes.

Eu achei ótimo , mas vocês vendem o livro impresso obrigado

boa noite. Comprei recentemente uma linguiça embalada a vácuo, e vi na embalagem que o prazo de validade era de 60 dias. Como posso fazer para que as que faço tenha prazo de validade longo? Muito brigado pela atenção e parabéns pela qualidade do site.

Williams, conservante(nitrito de sódio), antioxidantes, refrigeração e a embalagem à vácuo ajudam a prolongar o tempo de prateleira do produto. Condimentos bactericídas e fungicidas como alho, cebola e extratos de ervas e especiarias também ajudam.

boa noite,sou cozinheiro e gostaria muito de esta abrindo o leque e aprender a arte de defumar,gostaria muito de contar com vcs.abraço

Como faço para comprar esses produtos Master Liga?

Boa noite, entra no site da brc, lá tem os representantes e todos os produtos para a fabricação de embutidos.

Muito boas as explicações sobre fabricação de embutidos

Aprendi muito com vocês hoje muito obrigado

Olá! Como eu faço para baixar o livro?
Obrigada!

Excelente este manual e mais uma vez parabéns ao administrador do blog pelo excelente trabalho em nos ajudar a desmistificar mais esse campo da gastronomia. Obrigado a todos pelas suas postagens, que muito ajuda a mim e a uma grande parte de brasileiros que gostam do assunto.

Em um País desprovido de tradição e literatura acessível sobre o assunto, este Manual é uma excelente introdução a alguns tópicos da Charcutaria.

Parabéns à BRC pelo material disponibilizado a seus clientes através de sua rede de revendas (ganhei o meu livreto comprando produtos BRC na Ponto Certo de Bragança Paulista) e ao Administrador por obter permissão de divulgar o livro no blog.