Receita de salaminho apimentado, defumado na churrasqueira para aperitivo. Nesta receita fizemos um salaminho com receita muito simples, defumado em uma churrasqueira comum.
A pimenta é opcional, pode ser omitida ou reduzida para agradar a todos os paladares. A tripa utilizada foi de colágeno com calibre 21. É preciso utilizar um calibre baixo para que o processo seja mais rápido. Em tripas mais grossas o processo vai demorar mais tempo. A defumação é feita com baixo calor e o salaminho é finalizada na geladeira comum, para maturar e secar por alguns dias, até o ponto desejado.
Receita do salaminho apimentado defumado na churrasqueira
- 1kg Pernil de porco, sem pele, com a gordura
- 20g sal
- 3g pimenta calabresa moída
- 3g sal de cura 1 (6,25% de nitrito e 93,75% de sal) – opcional, recomendado pois ajuda na coloração e na conservação;
- 3g antioxidante com eritorbato – opcional, utilizado em conjunto com o sal de cura;
- lascas ou serragem de madeiras para defumação;
Preparo do salaminho apimentado defumado na churrasqueira
- Limpe o pernil, retirando ossos e o couro, mantendo o máximo de gordura;
- Corte o pernil em cubos pequenos para moer, ou, caso não vá usar um moedor, pique em pedaços bem pequenos com uma faca;
- Moa ou pique e misture os ingredientes até que a mistura fique pegajosa, com boa liga. Isso ajudará na consistência firme e uniforme do salame.
- Embutir em tripa de colágeno com 21 mm de diâmetro. Pode usar qualquer tripa, natural ou de colágeno, desde que o diâmetro seja baixo. Diâmetros maiores levarão muito mais tempo para secar/maturar.
- Acenda o fundo de uma churrasqueira alta com carvão. Pendure os salames em uma parte alta da churrasqueira, longe do calor e direcione a fumaça para os salames. Coloque tocos de madeira, lascas ou serragem sobre as brasas e deixe defumando por 8 a 12 horas;
- Acrescente mais carvão e madeira caso seja necessário, mas não é necessário que a brasa esteja acesa e que a fumaça esteja circulando todo o tempo, as variações são normais, acenda novamente quando e se puder, o importante é que os salames estejam neste ambiente por um período longo, absorvendo os aromas e sabores;
- Retire os salames e pendure em uma geladeira comum por 3 a 5 dias, dependendo do quão seco quer o salame. Com mais tempo terá um salame mais firme, com menos tempo terá um salame mais macio.