10 dicas para deixar a carne mais macia

carne de sol de filé

A maciez da carne também depende da qualidade do corte e do tipo de animal. No entanto, seguindo essas técnicas, você estará no caminho certo para obter uma carne mais macia e suculenta.

  1. Escolha cortes adequados: Opte por cortes de carne mais macios, como filé mignon, contrafilé, picanha, alcatra e maminha. Esses cortes tendem a ser naturalmente mais tenros.
  2. Use técnicas de amaciamento: Utilize técnicas como a marinada, que consiste em deixar a carne de molho em um líquido aromatizado por algumas horas ou durante a noite. Pode-se usar ingredientes ácidos, como vinho, suco cítrico ou vinagre, que ajudam a amaciar a carne.
  3. Utilize um amaciante de carnes: Existem produtos específicos no mercado, como temperos com enzimas ou amaciantes de carnes, que podem ser utilizados para amaciar a carne. Siga as instruções do fabricante para obter melhores resultados.
  4. Faça cortes na carne: Em cortes mais grossos, faça pequenos cortes superficiais em ambos os lados da carne. Isso ajudará a quebrar as fibras musculares, deixando-a mais macia.
  5. Utilize um martelo de carne: Bata levemente a carne com um martelo próprio para carne ou com o lado cego de uma faca. Essa técnica ajuda a amaciar as fibras musculares.
  6. Cozinhe em baixa temperatura: Utilize técnicas de cocção lenta, como assar a carne em baixa temperatura ou cozinhá-la em panela de pressão. O cozimento lento permite que as fibras se quebrem gradualmente, deixando a carne mais macia.
  7. Utilize o método de sous vide: O método sous vide envolve cozinhar a carne em sacos selados a vácuo, em baixa temperatura e por longos períodos de tempo. Isso resulta em uma carne incrivelmente macia.
  8. Deixe a carne descansar: Após cozinhar a carne, deixe-a descansar por alguns minutos antes de cortar. Isso permite que os sucos se redistribuam pela carne, deixando-a mais macia e suculenta.
  9. Corte a carne contra as fibras: Ao servir a carne, corte-a contra as fibras musculares. Isso ajuda a quebrar as fibras e torna a carne mais macia ao mastigar.
  10. Escolha métodos de cozimento adequados: Além do churrasco, existem outras técnicas de cozimento que podem deixar a carne mais macia, como grelhar, assar, refogar ou cozinhar na panela de pressão. Cada método tem suas vantagens para amaciar a carne.

Lembrando que, mesmo com essas dicas, a maciez da carne também depende da qualidade do corte e do tipo de animal. No entanto, seguindo essas técnicas, você estará no caminho certo para obter uma carne mais macia e suculenta.

5 4 votes
Avaliações
5 4 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários