Dicas para churrasco com frango

dry rub porco aves tempero churrasco bbq barbecue

Preparar um bom churrasco de frango requer alguns cuidados e técnicas para garantir que a carne fique saborosa e suculenta.

Frango de granja ou frango caipira?

Lembrando que o “cage free” ou livre de gaiolas, não significa que são criados soltos ao ar livre, são criados em galpões, mas tem mais liberdade pois não ficam presos em gaiolas e há uma limitação para o número máximo de aves por m², que é de pouco mais de 7 aves por m².

granja galinha cage free
granja galinha cage free

O ideal é o frango caipira, frango semi-caipira ou frango free range, que são modelos de criação respectivamente pouco intensivo e semi-intensivo. Enquanto o frango caipira leva até seis meses para atingir o peso ideal, em menos de três meses a ave criada no modelo semi-intensivo está pronta para o abate. Quanto mais tempo, maior será o sabor da carne, mas tende a ficar mais rígida também, então, se tem acesso a estas aves, opte pela que melhor atende seu paladar.

galinha caipira free range
galinha caipira free range

Os frango mais comuns, encontrados em todos os mercados, são chamados frango de granja, criados em ambiente fechado, com temperatura e umidade controladas. Tem dieta rígida e foco no crescimento rápido. São abatidos com, em média, 30 dias de vida. Mesmo com esse tempo menor, os frangos de granja são maiores, tem mais carne e a carne é mais macia. Muito se fala sobre o uso de hormônios para o crescimento de frangos em granja, mas, desde 2004, a legislação brasileira proíbe o uso de hormônios em frangos. O crescimento acelerado é um resultado da seleção genética e alimentação específica. Esse processo acelerado gera uma carne menos saborosa e com muito menos gordura.

granja frango gaiolas
granja frango gaiolas

Qual corte de frango escolher para o churrasco?

Os cortes de frango com bastante pele geralmente ficam mais saborosos pela gordura presente entre a pele e a carne, além da pele servir como uma camada de proteção contra a perda de umidade excessiva. Opte por frango fresco e de boa qualidade. Frangos criados soltos, fora de gaiolas(cage free), orgânicos ou caipiras geralmente têm mais sabor pela maior movimentação, tempo de vida e, em alguns casos, uma alimentação variada.

Coxas, sobrecoxas, coxa da asa e asinhas são ideais para churrasco, pois são mais suculentas. Peito de frango também pode ser usado, mas tende a ressecar mais facilmente, precisa ser finalizado rapidamente.

Preparação do frango para churrasco

Opção 1: Marinada

A marinada ou salmoura são as opções mais indicadas, saiba mais sobre os benefícios da salmoura / marinada à carne lendo este post: Diferença entre Salmoura e Marinada. Essas tecnicas ajudam a dar sabor e a manter a carne mais suculenta. Algumas opções para incluir na marinada são:

  • Limão, alho, sal, pimenta-do-reino, azeite e ervas (como alecrim ou tomilho), para um perfil de paladar mais miditerrâneo.
  • Iogurte natural com especiarias como páprica, gengibre, cominho e curry para um perfil de paladar mais oriental.
  • Cerveja, alho, sal, pimenta e ervas para um perfil de paladar mais europeu.

    Deixe o frango marinando por pelo menos 2 horas, mas de preferência de um dia para o outro na geladeira.
marinada
marinada

Opção 2: Mix de temperos secos

Leia mais sobre o dry rub: Dry Rub Porco e Aves

Mix de temperos secos ou dry rub. Espalhe bem pela carne um mix de temperos secos e deixe algumas horas, preferencialmente de um dia para o outro para uma incorporação mais homogênea. Os temperos secos aplicados levam bem mais tempo para incorporar do que a marinada, por isso é recomendado deixar de um dia para o outro.

Sugestão de tempero seco(por kg de carne):

  • Sal – 15g
  • açúcar – 10g
  • Páprica – 5g
  • pimenta preta – 4g
  • mix com orégano e alecrim a gosto.
coppiette romane temperos carne seca italiana
coppiette romane temperos carne seca italiana

Opção 3: Temperos Simples

Se preferir algo mais simples, apenas sal grosso e pimenta-do-reino também funcionam bem.

Finalização do frango na churrasqueira

Temperatura: o frango deve ser assado em fogo médio para garantir que cozinhe por igual sem queimar por fora e ficar cru por dentro.

Distância da Brasa: mantenha a grelha a uma distância de cerca de 30 a 40 cm das brasas.
Virar a Carne: Vire o frango com frequência para cozinhar de maneira uniforme e evitar queimar.

dry rub porco aves tempero churrasco bbq barbecue

Tempo de Cozimento

Peito de Frango: cerca de 10-15 minutos de cada lado, dependendo da espessura.
Coxas e Sobrecoxas: cerca de 25-30 minutos, virando regularmente. Deixando mais tempo o lado da pele voltada para a brasa.
Asinhas(tulipa) e coxinha da asa(drumete): aproximadamente 15-20 minutos, virando regularmente.

Dicas opcionais

Termômetro de Carne: estará pronto quando a temperatura interna do frango chegar em 70°C.
Descanso da Carne: deixe o frango descansar por 5 a 10 minutos após sair da grelha, antes de cortar. Isso ajuda a redistribuir os sucos, mantendo a carne suculenta.
Acompanhamentos: sirva com farofa, vinagrete, pão de alho e uma boa salada.

5 1 vote
Avaliações
5 1 vote
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

1 Comentário
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Seu artigo me ajudou muito, tem mais algum conteúdo relacionado? Obrigado!