Oleogel com cera de farelo de arroz em salsichas

cera de farelo de arroz

Cera de farelo de Arroz e óleo de soja como potenciais substitutos da gordura suína em emulsões cárneas. A cera de farelo de arroz é a cera vegetal extraída do óleo de farelo de arroz.

cera de farelo de arroz
cera de farelo de arroz

Um estudo da Universidade do Iowa testou um gel, chamado de oleogel, estável formado por cera de farelo de arroz e óleo de soja como um substituto para a gordura animal adicionada em salsichas do tipo frankfurter. O estudo demonstrou o potencial tecnológico deste oleogel composto por de cera de farelo de arroz e óleo de soja como substituto de gordura animal em salsichas do tipo frankfurter, mantendo aceitáveis as propriedades sensoriais do produto. Estes resultados complementam outros estudos que utilizaram o oleogel composto por etilcelulose e canola como substitutos parciais de gordura em salsichas.

Oleogel é a mistura de um óleo comum, que pode ser canola, soja, girassol, amendoim, milho e etc. com uma porcentagem de um agente estruturante, ou seja, algo que dá a ele um aspecto de gel, muito parecido com o de uma gordura. Neste caso o óleo é o de soja e o agente estruturante é a cera de farelo de arroz. O agente estruturante forma uma rede tridimensional, como se fosse uma esponja, que consegue suportar uma quantidade grande de óleo. Essa rede tridimensional prende o óleo. A fabricação de um oleogel envolve a fusão de uma gelificante(cera de farelo de arroz) em óleo líquido(óleo de soja), seguido por resfriamento para formar uma rede de gel tridimensional. O objetivo foi avaliar os efeitos do uso deste gel como substituto da gordura animal.

Ainda existem muitos desafios para que o produto tenha a mesma aceitação da composição da salsicha tradicional, mas a substituição da gordura animal vem sendo estudada recentemente e há um mercado vasto a ser explorado por produtos com menor concentração de gorduras saturadas.

Leia aqui o estudo na integra.

 

5 2 votes
Avaliações
5 2 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários