É uma linguiça leve pois para essa proporção sugerida é desnecessário adicionar pedaços de gordura extra. Mas, caso prefira, adicione 10% do peso da carne em gordura subcutânea suína picada em cubos de 1 cm.
Essa linguicinha de frango não precisa de moedor de carne pois é cortada na faca. Para produções pequenas e caseiras a melhor maneira de fazer linguiça é cortando a carne com uma faca. Os moedores de pequeno porte costumam esmagar a carne enquanto passa pela rosca e disco de corte, deixando a linguiça com uma textura esfarelada, cortando com uma faca dá muito mais trabalho mas garante um produto muito superior. Caso tenha um moedor grande com uma rosca de vinco e disco largo, use-o.
Ingredientes
Carne de Frango
- 100% de sobrecoxa sem pele – 1000 gramas
Essa receita não usa a pele pois é cortada na faca. Caso opte por utilizar a pele, passe-a pelo moedor de carne e incorpore-a posteriormente à carne já cortada.
Tripa
- 2 metros de tripa de carneiro.
A linguicinha fininha exige a tripa ovina, de carneiro, pois é a mais fina disponível no mercado. Caso opte por uma tripa artificial, procure a de colágeno com o menor calibre possível.
As tripas naturais devem receber um bom enxague para retirar o sal utilizado para conservá-las. Reserve em uma bacia com água morna e deixe hidratando enquanto prepara o restante da receita.
Temperos e aditivos
- 15 g de sal
- 10 g de açúcar
- 2 gramas de glutamato monossódico(opcional)
- 3 dentes de alho
- 1 unidade de pimenta dedo de moça em conserva
- raspas de 1 limão
- 1 colher de sopa de orégano desidratado
- 1 colher de chá de alecrim desidratado
- 1 colher de sopa generosa de queijo parmesão ralado
Os temperos e quantidades podem variar de acordo com a preferência.
Não há sal de cura (6,25% de nitrito e 93,75% de sal) pois é uma linguiça mais natural, voltada para o consumo imediato ou congelamento logo após o preparo.
Preparo da linguicinha de frango fininha
- Antes de começar mantenha as sobrecoxas de frango bem geladas, quase congelando;
- Desosse, remova a pele mas mantenha o máximo de gordura presente;
- Junte todos os temperos às sobrecoxas, mecha bem e refrigere por pelo menos 30 minutos para incorporar bem o tempero;
- Corte as sobrecoxas em pedaços pequeno entre 0,5 e 1 cm. Não precisa moer;
- Misture bem com as mãos ou bata na batedeira orbital com a pá plana até que a mistura fique pegajosa, com boa liga;
- Proceda com o enchimento dessa massa na tripa natural; como encher embutidos?
- Amarre as pontas, prenda com barbante ou enrole as separações(no tamanho que quiser);
- Por fim, fure as bolhas de ar com uma agulha;
Frite na frigideira ou asse no forno/churrasqueira até o ponto desejado. Caso não vá consumir no mesmo dia, congele.
Deixa eu perguntar, no caso da não utilização do sal de cura, eu posso fazer e congelar? e aí duraria quanto tempo? o que vejo em grupos e sites é que sem o sal de cura o consumo deve ser em até 3 dias, mas nunca vi falar que pode congelar e guardar por mais tempo… Me desculpe essa dúvida, estou iniciando no mundo da charcutaria e virei fã do seu site. Obrigado
Oi Gabriel, sem o sal de cura ou outras barreiras adicionais de proteção é como se fosse uma carne comum temperada e guardada na geladeira. Por exemplo, fatiou um bife, temperou com um pouco de sal, alho, azeite e ervas, vai durar uns 3 dias antes de começar a estragar. Pode congelar sim, e dessa forma vai durar uns 3 meses. Um grande abraço, qualquer coisa é só falar!