Essa receita de linguiça com provolone para churrasco é muito saborosa. A pimenta biquinho utilizada tem sabor mas é muito pouco ardida, então é bem aceita por todos os paladares. O queijo provolone é defumado e combina muito bem com um bom churrasco.
Fazer linguiça em casa é muito fácil, basta ter os ingredientes e equipamentos mínimos. Mais do que um sabor único é uma forma de ter certeza que está incluindo apenas ingredientes de qualidade. Todos os aditivos funcionais são opcionais, portanto é possível fazer uma ótima e saudável linguiça sem nenhum aditivo químico ou excesso de gordura.
Ingredientes
- Pernil de porco – 1500g
- Sal – 17g
- Sal de cura (6,25% de nitrito e 93,75% de sal) – 4g
- Pimenta biquinho – 20 unidades
- Queijo Provolone – 250g
- Açúcar – 15g
- Glutamato monossódico – 1 colher de chá
- Leite em pó – 2 colheres de sopa
- Orégano – 1 colher de sobremesa
- Caldo de legumes – 200ml
- Salsinha e cebolinha picadas – à gosto
- Tripa de porco – 2 metros
Dúvidas? Leia também Dicas para fazer linguiça caseira, Sal de cura o que é e quanto usar e Aditivos para embutidos.
Preparo da linguiça com provolone para churrasco
Refrigere bem ou congele e pique o caldo de legumes. Limpe o pernil e separe o couro da gordura. Descarte o couro preservando apenas a gordura, que pode ser usada na receita. Corte a gordura – se quiser usar – e o queijo em cubos pequeno e reserve no refrigerador. Corte as pimentas biquinho ao meio e, se preferir, remova as sementes. Moa a carne com o disco de meia polegada ou corte com uma faca em cubos pequenos. Recomendo que corte com uma faca, pois moedores caseiros de pequeno porte tem os sulcos da rosca interna muito estreitos que esmagam e danificam a estrutura da carne deixando a linguiça com uma textura quebradiça. Misture com as mãos a carne com todos os ingredientes, exceto a gordura, o queijo e o caldo de legumes.
Misture bem a massa usando as mãos ou em uma batedeira orbital com a pá plana em velocidade baixa. Adicione o caldo de legumas aos poucos e misture até que a massa fique com aspecto pegajoso, grudento. Isso deve levar cerca de 2 minuto. É preciso trabalhar a proteína para que uma “liga” seja criada. O leite em pó ajuda na estabilidade e na criação da liga na linguiça. Após, acrescente o queijo e a gordura(opcional) que deixou no refrigerador, distribua bem. É importante misturar o queijo e a gordura no final para que o atrito não os despedace.
Agora é hora de embutir essa massa na tripa. A tripa natural conservada no sal precisa passar por em enxague interno e externo antes de ser usada.
Caso não possua em equipamento específico para embutir, não há problema, pegue um funil com boca larga, coloque a tripa no duto e empurre a carne com as mãos ou um cabo de colher de pau.
Após embutir pode espetar um alfinete para remover as bolhas de ar e torcer os gomos no tamanho que preferir.
Espero que gostem!
Are your recipes available in English
Most of them translated on youtube https://www.youtube.com/Charcutaria
Olá! Após realizar o processo de embutir e tirar o ar com furinhos, já pode ser assada e consumida ou precisa maturar de um dia para outro antes? Já que usa sal de cura me pintou a dúvida…
O ideal é deixar na geladeira por 12 horas para que o sal de cura seja convertido.
Boa tarde, Eduardo!
É possível embutir linguiça de churrasco em tripa SECA?
Tem alguma dica para mim?
Oi Renan, pode sim, apenas hidrate a tripa por 10 minutos em água morna antes de embutir.
Prezado,
Bom Dia!
Fazendo esta receita exatamente como orientado, qual o média de prazo de validade das linguiças na geladeira.
Refrigerada vai durar por volta de 15 dias. Congelada dura de 4 a 6 meses.
Olá, comprei um moedor caseiro com o intuito de fazer linguiça. Porém, vejo que você não recomenda o uso em suas receitas, por deixa-la quebradiça.
Qual seria a consequência deste resultado?
Outra pergunta: vejo a utilização de tripa de colágeno quais a vantagens e desvantagens?
Oi Vini. Moedores de pequeno porte tem a rosca(eixo) interna estreita que pode esmagar a carne ao passar pelo duto, danificando a estrutura muscular e resultando em uma linguiça seca e quebradiça. Dê preferência a moedores com boca/rosca 10+. Caso vá passar por um moedor de pequeno porte, corte a carne em pedaços pequenos antes de moer. O disco frontal de corte também deve ter buracos largos.
A tripa de colágeno é mais higiênica, não precisa de tratamento/enxague e tem calibre regular, proporcionando mais produtividade e controle de contaminações. Em compensação tem uma textura mais rígida(pior mastigação) e não suporta muito bem a torção dos gomos, é recomendado torcer apenas uma vez ou usar barbante para separar as linguiças em gomos. Recomendo que teste as opções para saber o que melhor se adapta à suas necessidades.
Abraços!
Posso fazer sem o glutamato e sem o sal de cura, quanto tempo teria que deixar a massa descansando na geladeira ?
Oi Antonio, pode fazer sem o glutamato e o sal de cura sim, sem problemas, apenas a coloração ficará um pouco cinza sem a ação do sal de cura. A validade vai encurtar um pouco também, no máx 3 dias na geladeira. Deixe descansar de 4 a 12 horas na geladeira depois de embutir.
ola,vou fazer esta receita adorei a receita e vou montar uma fabrica de linguiça e embutidos.eu vou acompanhar nestas receitas….obrigado
Oi Marcos, parabéns pela iniciativa de produzir embutidos! Espero poder colaborar com informações e receitas. Qualquer dúvida é só falar que tentamos ajudar trocando conhecimentos. Um grande abraço!
oi Eduardo,bom dia na verdade meu amigo eu preciso de receitas,por exemplo:linguiça para churrasco,pura,calabresa.bacon,ETC…vocês são muito bom…obrigado…..
Adorei receber as receitas,sempre que puder envie, estou começando no ramo da charcutaria, sua receitas são ótimas.