Salaminho apimentado defumado na churrasqueira

salaminho apimentado defumado

Receita de salaminho apimentado, defumado na churrasqueira para aperitivo. Nesta receita fizemos um salaminho com receita muito simples, defumado em uma churrasqueira comum.

A pimenta é opcional, pode ser omitida ou reduzida para agradar a todos os paladares. A tripa utilizada foi de colágeno com calibre 21. É preciso utilizar um calibre baixo para que o processo seja mais rápido. Em tripas mais grossas o processo vai demorar mais tempo. A defumação é feita com baixo calor e o salaminho é finalizada na geladeira comum, para maturar e secar por alguns dias, até o ponto desejado.

Receita do salaminho apimentado defumado na churrasqueira

Preparo do salaminho apimentado defumado na churrasqueira

  • Limpe o pernil, retirando ossos e o couro, mantendo o máximo de gordura;
  • Corte o pernil em cubos pequenos para moer, ou, caso não vá usar um moedor, pique em pedaços bem pequenos com uma faca;
  • Moa ou pique e misture os ingredientes até que a mistura fique pegajosa, com boa liga. Isso ajudará na consistência firme e uniforme do salame.
  • Embutir em tripa de colágeno com 21 mm de diâmetro. Pode usar qualquer tripa, natural ou de colágeno, desde que o diâmetro seja baixo. Diâmetros maiores levarão muito mais tempo para secar/maturar.
  • Acenda o fundo de uma churrasqueira alta com carvão. Pendure os salames em uma parte alta da churrasqueira, longe do calor e direcione a fumaça para os salames. Coloque tocos de madeira, lascas ou serragem sobre as brasas e deixe defumando por 8 a 12 horas;
  • Acrescente mais carvão e madeira caso seja necessário, mas não é necessário que a brasa esteja acesa e que a fumaça esteja circulando todo o tempo, as variações são normais, acenda novamente quando e se puder, o importante é que os salames estejam neste ambiente por um período longo, absorvendo os aromas e sabores;
  • Retire os salames e pendure em uma geladeira comum por 3 a 5 dias, dependendo do quão seco quer o salame. Com mais tempo terá um salame mais firme, com menos tempo terá um salame mais macio.
4.9 7 votes
Avaliações
4.9 7 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários