Fazer linguiça em casa é muito fácil, basta ter os ingredientes e equipamentos mínimos. Mais do que um sabor único é uma forma de ter certeza que está incluindo apenas ingredientes de qualidade. Todos os aditivos funcionais são opcionais, portanto é possível fazer uma ótima e saudável linguiça sem nenhum aditivo químico ou excesso de gordura.
Ingredientes
- 1kg de Pernil Suíno;
- 300g de queijo mussarela(prato, coalho ou provolone);
- 2 colheres de sopa de leite em pó;
- Salsinha e cebolinha à gosto;
- 12g de sal de cozinha;
- 4 dentes de alho amassados;
- 1 colher de sobremesa de açúcar;
- 50ml água gelada;
- 1 colher de chá de glutamato monossódico (opcional);
- 2,4g de Sal de Cura (6,25% de nitrito e 93,75% de sal);
- 2 colheres de aroma natural de fumaça (opcional);
- 6 metro de tripa de carneiro ou 3 metros de tripa de porco calibre 28 a 34.
Dúvidas? Leia também Dicas para fazer linguiça caseira, Sal de cura o que é e quanto usar e Aditivos para embutidos.
Prefiro a tripa ovina(carneiro) fina pois é mais macia, rápida para assar e mais palatável, mas tende a romper mais facilmente durante o enchimento e exposta ao calor. Também é bem mais cara. Na dúvida, use a suína.
Modo de Preparo
Limpe bem o pernil, remova a pele e o máximo que puder de tecido conjuntivo. Não é preciso deixar a gordura do pernil pois o queijo será a fonte de gordura.
Corte a carne em cubos pequenos com cerca de um centímetro. Não é preciso muita precisão, variações de tamanho não farão diferença no produto final.
Adicione todos os ingredientes, exceto o queijo, e misture com as mãos ou em velocidade baixa usando a pá plana de uma batedeira orbital até que a carne fique com uma boa liga, pegajosa. É importante formar essa liga para que o interior da linguiça não fique desprendendo. Essa liga deixará o produto final mais compacto e uniforme.
Deixe essa mistura na geladeira por um ou dois dias. Durante esse período o tempero irá incorporar uniformemente e o sal de cura, caso tenha usado, irá reagir com a mioglobina fixando a cor avermelhada e gerando o gosto de produto curado.
Após esse período de descanso, corte o queijo em cubos de aproximadamente um centímetro, junte à carne misturando uniformemente e proceda com o enchimento da linguiça utilizando um funil ou um equipamento próprio(canhão). Não recomendo o uso de moedores caseiros.
Caso tenha dificuldades para embutir a massa da linguiça na tripa, veja o post Como fazer linguiça?
Bom dia eu gostei muito da receita gostaria de fazer um curso.me indica ?
Pq não recomenda o uso de moedores caseiros ? comprei um para iniciar uma produção artesanal.
Alguns moedores caseiros tem a rosca muito estreita e esmagam a carne, danificando a estrutura da proteína e resultando em uma linguiça com textura quebradiça. Mas não são todos os moedores que fazem isso, talvez no seu caso isso não ocorra. Corte bem a carne antes de passar pelo moedor para minimizar esse problema.
Boa noite, como fazer para a linguiça não estourar quando for fritar ou assar?
A linguiça deve ser assada em fogo médio, nunca muito quente ou com chama incidindo diretamente. Estoura quando a pressão da evaporação interna é muito intensa ou quanto a tripa é exposta à chama e perde suas propriedades de elasticidade.
esta linguiça artesanal com queijo pode ser defumada?
Pode ser defumada sim, vai ficar muito boa!