Como amaciar a carne usando um mamão

mamao carne amaciante papaina

O mamão também pode ser usado para amaciar a carne devido à presença da enzima papaína, uma amaciante de carne natural, semelhantes à bromelina encontrada no abacaxi. Veja abaixo como você pode usar o mamão para amaciar a carne:

  1. Escolha um mamão maduro: Opte por um mamão bem maduro, pois é quando a papaína está mais concentrada.
  2. Prepare o mamão: Descasque o mamão e remova as sementes. Corte-o em pedaços pequenos ou amasse-o com um garfo para obter uma consistência de purê.
  3. Marinar a carne: Espalhe o purê de mamão sobre a carne, cobrindo-a completamente. Certifique-se de massagear bem o purê de mamão na carne para garantir que a enzima papaína entre em contato com as fibras da carne.
  4. Tempo de marinada: Deixe a carne marinar com o purê de mamão por pelo menos 30 minutos a algumas horas, dependendo do tipo e espessura da carne. Evite deixar a carne marinar por muito tempo, pois a papaína pode quebrar as proteínas em excesso e deixar a carne com uma textura indesejável.
  5. Enxágue e seque: Após o tempo de marinada, retire a carne do purê de mamão e enxágue-a em água fria para remover o excesso do purê. Em seguida, seque bem a carne com papel toalha antes de cozinhar.
  6. Prossiga com a preparação: Agora a carne está pronta para ser grelhada, assada, refogada ou cozida de acordo com sua receita preferida. Observe que o mamão pode adicionar um sabor sutil à carne, então leve isso em consideração ao escolher temperos adicionais.

Lembre-se de que o mamão não é adequado para todos os tipos de carne. Cortes mais macios, como filé mignon, geralmente não necessitam de amaciamento adicional. O mamão é mais eficaz em cortes de carne mais duros, como bifes ou assados, onde a textura pode se beneficiar do processo de amaciamento.

Experimente essa técnica e ajuste o tempo de marinada conforme o seu gosto pessoal. Cada corte de carne pode reagir de forma diferente ao amaciamento com mamão.

4.8 8 votes
Avaliações
4.8 8 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários