Dry Rub é uma mistura de condimentos secos que é aplicada para dar sabor às carnes antes de irem para o forno, grelha ou churrasqueira. É muito comum nos churrascos norte americanos. Ao aplicar o dry rub em uma carne é necessário cobrir todo o exterior da carne com uma camada do condimento e deixar por algumas horas descansando. O dry rub vai penetrar lentamente no interior da carne e transferir todo o sabor uniformemente pela peça. O exterior da carne terá uma camada mais forte e intensa, com uma coloração bem caramelizada conferida pelo açúcar que geralmente compõe o dry rub.
Quais são os tipos de Dry Rub?
Há diversas variações, mas esse é o básico. O Dry Rub pode ser dividido em dois segmentos mais fundamentais, que são os dry rubs para carnes suínas/aves e para carnes bovinas. O Dry Rub para porco/aves é bem mais adocicado. Já o Dry Rub para carnes bovinas é mais carregado no sal, bem parecido com um tempero para churrasco que o paladar dos brasileiros está mais acostumados.
O Dry Ryb para carnes bovinas não tem muito mistério, é uma mistura de condimentos que tem o sal como elemento chave.
Neste post vamos tratar do dry rub para carnes suínas/aves, que foge um pouco do padrão de temperos mais tradicionais no Brasil. É diferente mas é bom, vamos explicar abaixo os motivos, formulação e uso.
São 3 os aspectos básicos de um dry rub adocicado
- Açúcar;
- Condimentos;
- Pimenta.
Açúcar
Pode parecer estranho considerar o açúcar como um elemento básico na condimentação de uma carne, mas sim, o açúcar é um dos elementos principais de um dry rub tradicional. Mas para as carnes suínas e de aves assadas lentamente o sabor adocicado cria uma caramelização extremamente saborosa. Para balancear o adocicado é preciso acrescentar a parte de condimentação, que inclui o sal. O sal neste caso não é o elemento fundamental como em outros tipos de preparo, ele é um coadjuvante para balancear o açúcar. Os demais condimentos acrescentam a complexidade do sabor e a pimenta amplifica todos os elementos. Para carnes bovinas esse tipo de dry rub não vai funcionar muito bem.
Condimentos
Aqui podemos incluir o sal, cebola e alho em pó ou granulada, páprica defumada e etc. Listamos abaixo alguns condimentos recomendados.
Pimenta
É possível acrescentar pimenta do reino, pimenta caiena, pimenta calabresa em pó ou em flocos, pimenta branca e etc. A variedade e quantidade depende muito do paladar individual, mas um leve ardido vai ampliar o sabor da carne.
Condimentos e pimentas recomendados
- páprica (defumada, doce ou picante)
- alho em pó ou granulado
- sal
- pimenta do reino ou pimenta preta
- pimenta chili
- pimenta do reino branca ou pimenta branca
- cebola em pó
- orégano
- mostarda em pó
- pimenta caiena
- pimenta jamaica
- pimenta calabresa em pó ou flocos
Como preparar um Dry Rub?
A receita básica para um dry rub para porco e frango é a proporção de 50/50, ou seja, 50% de açúcar e outros 50% com os condimentos e pimentas. Para cada 100g de açúcar adicione outros 100g de sal, condimentos variados, ervas e pimentas. Todos sempre secos/desidratados, em pó ou flocos.
Como usar o Dry Rub?
Aplique o dry rub antes de assar a carne. O ideal é aplicar algumas horas antes, se possível no dia anterior. Mas mesmo que não haja tempo e o preparo da carne tenha que ser feito pouco antes de assar/grelhar, não há problema, mesmo com pouco tempo o dry rub vai agregar sabor à carne.
Como assar/grelhar a carne com o Dry Rub?
Como o Dry Rub tem muito açúcar, então é preciso que haja um calor indireto, moderado a baixo e por um longo período. Caso o calor seja muito intenso o açúcar queimará deixando um sabor amargo forte na carne. Com o Dry Rub para carne de porco e frango é necessário ter paciência.
Quanto Dry Rub aplicar na carne?
Aplique em toda a carne uma camada fina do tempero, não exagere, apenas cubra a carne de forma uniforme. Não é preciso aplicar uma crosta espessa, apenas uma leve camada por toda a superfície da carne.
Obrigada, o artigo me esclareceu muito bem.Obrigada.
Excelente descrição. Foi muito útil.
Otima descrição. Muito obrigada