Gosto muito das linguiças que substituem a gordura pelo queijo, considero uma fonte bem mais saborosa de umidade para as linguiças. Nesta receita fiz uma linguiça mista, bovina e suína, com queijo colonial. O sabor da mistura de carnes com o queijo é bem mais complexo do que uma linguiça que só tem um tipo de proteína e gordura em cubos.
Esta receita foi feita sem o sal de cura, então deve ter consumo imediato, conservada por no máximo 3 dias na geladeira. Utilizei o corante natural carmin para compensar a falta de coloração da ausência da cura, mas também poderia usar suco de beterraba concentrado, açafrão, páprica e etc. Não traz exatamente a mesma coloração mas ajuda!
Ingredientes
- 700 gramas de Paleta bovina
- 700 gramas de Sobrepaleta de porco
- 24 gramas de sal
- 12 gramas de açúcar
- 4 dentes de alho
- 50 gramas de Leite em pó
- 200ml de água gelada
- 1 colher de café de glutamato monossódico*
- 1 colher de sobremesa de aroma natural de fumaça*
- 4 gotas de corante natural carmin*
- 1 colher de sobremesa de orégano
- 280 gramas de queijo colonial
- Salsinha picada a gosto
- Cebolinha picada a gosto
*ingrediente opcional
Dúvidas? Leia também Dicas para fazer linguiça caseira, Sal de cura o que é e quanto usar e Aditivos para embutidos.
Preparo
Limpe as carnes. Corte-as em pedaços bem pequenos, meio centímetro mais ou menos, conforme a foto abaixo.
Corte o queijo em cubos pequenos e reserve no refrigerador.
Misture todos os ingredientes, exceto o queijo, o leite em pó e a água gelada.
Misture bem a massa usando as mãos ou em uma batedeira orbital com a pá plana em velocidade baixa. Adicione a água e o leite em pó aos poucos e misture até que a massa fique com aspecto pegajoso, grudento. Isso deve levar cerca de 2 minuto. É preciso trabalhar a proteína para que uma “liga” seja criada. O leite em pó ajuda na estabilidade e na criação da liga na linguiça. Após, acrescente o queijo picado e distribua bem. É importante misturar o queijo no final para que o atrito não o despedace.
Embuta em tripa suína de calibre 28/30, torça de 10 em 10 cm ou no tamanho preferido.
Deixe descansar mais 12 horas na geladeira antes de assar.
e o descanso de 12 hs na geladeira e dispensavel nessa linguiça?
Ao utilizar o sal de cura é importante deixar 12 horas na geladeira após embutir. Neste período o sal de cura irá ser convertido e o tempero estará mais equilibrado, homogêneo.
colocando o sal de cura dura quanto tempo, e qual a quantidade colocar nessa receita por favor..
A quantidade de sal de cura depende da porcentagem do nitrito do produto adquirido. Para o sal de cura tipo 1 do link abaixo, sugiro que utilize entre 2,4g e 3g de sal de cura por kg de linguiça.
https://charcutaria.org/produto/sal-de-cura-1-cura-rapida-linguicas-e-salsichas-b001/
Boa noite, você conhece linguiça de pele suína? Os italianos da região de Jundiaí chamam de gudiguim, ou seja lá como se escreve, escrevi como cresci ouvindo e falando. Minha nona fazia com os mesmos temperos da linguiça comum. isso eu me lembro bem, mas não lembro dos detalhes, como se preparava as peles, qual porcentagem de gordura (apesar que naquele tempo as nonas faziam tudo mais ou menos no olhômetro). Você pode me dar alguma dica? Entretanto, vou fazer de qualquer forma seguindo a receita da linguiça.
Olá Otaviano, conheço sim é o cudiguin, codeguin ou cotechino. Vai uma parte de pele suína cozida e outra parte de carne suína, que pode ser o pernil. Mói tudo, acrescenta os temperos, mistura e pode embutir em tripa suína. Aqui tem uam receita http://clubedacharcutaria.com.br/charcutaria/receitas/codeguin/cotechino/
Pode ser congelada para durar mais que 3 dias?
Congelada vai durar pelo menos 90 dias.