Receita de Presunto cru, parma, jamon caseiro

prosciutto crudo presunto cru dry cured ham jamón

Alemanha, Itália, Espanha, França e Portugal produzem atualmente os melhores presuntos crus do mundo. A palavra presunto tem origem do italiano prosciutto, que por sua vez veio do Latim pro (antes) + exsuctus(exsudação). Nesta receita seguiremos a receita mais parecida com o presunto cru tipo parma(Prosciutto di Parma), de origem italiana. Há muitas variações e maneiras de se chegar a um bom produto.

O presunto cru, prosciutto crudo ou jamón é um dos produtos mais nobres da charcutaria, sua simplicidade contrasta com a riqueza de aromas e sabores do produto final. É uma iguaria feita com 3 ingredientes: pernil suíno, sal e tempo. É preciso paciência, conhecimento do processo básico e dedicação para conseguir um produto de qualidade. O tipo de animal e a alimentação fazem toda a diferença na qualidade final do presunto cru. Infelizmente é difícil encontrar um animal criado solto e alimentado corretamente, então utilizamos uma carne de frigorífico, que infelizmente não tem o peso, a idade e nem a alimentação ideais, mas tem um bom controle sanitário. O prosciutto crudo não ficará com a mesma qualidade de um feito com um animal criado de forma ideal, mas mesmo assim é possível obter um produto excelente.

Ingredientes do presunto cru – prosciutto crudo

  • 3kg Pernil
  • 4kg sal grosso

Receita de sugna

  • 200 g de banha de porco;
  • 400 g de farinha de arroz;
  • 1 colher de sopa de extrato natural de alecrim; – antioxidante natural
  • 2 g de pimenta do reino.

Preparo do prosciutto crudo – presunto cru

  1. É preciso aparar o pernil para que fique com um formato ovalado compacto, sem muitas rebarbas ou pedaços de carne soltos. Remova o osso ligado ao fêmur, deixando exposta a ponta redonda do osso de ligação. Remova o excesso de pele e tecido conjuntivo, mantendo o máximo da gordura. Não é recomendável remover muita pele, expondo excessivamente a carne e a gordura pois a pele é uma camada de proteção;
  2. O processo de salga pode variar de acordo com o produtor. Utilizamos uma regra simples tradicional que é deixar o pernil imerso em sal por 40 horas para cada 1 kg de peso do pernil. Um pernil de 3 kg, por exemplo, fica imerso em sal por 120 horas(5 dias). Há outras formas mais precisas, lentas e por etapas para salgar o presunto, mas como regra geral de simples execução esse tempo por peso é a forma mais fácil;
  3. Faça uma cama de sal em uma caixa plástica, deite o pernil sobre essa cama com a parte que tem mais couro voltada para baixo, cubra a carne com sal, massageie e preencha os espaços, cubra o restante do pernil com uma camada de sal;
  4. Deixe imerso no sal por 40 horas para cada 1 kg de peso do pernil;
  5. Após o período no sal, lave bem o pernil, removendo todo o excesso de sal;
  6. Inicie a etapa de maturação pendurando o presunto em um local com temperatura de 12°C a 14°C com a umidade relativa do ar próxima a 80% até perder 30% do peso.
  7. Após perder 30% do peso inicial, aplique uma camada de sugna (receita acima) na parte em que a carne está exposta, e retorne para a câmara com a mesma temperatura e umidade controladas. A sugna impedirá o ressecamento excessivo da região onde a carne está exposta. Durante esta etapa o presunto cru irá elaborar sabores e aromas complexos naturalmente. Esta etapa é crucial para que o produto adquira uma qualidade superior.
  8. Mantenha na câmara por 6 a 12 meses.
  9. Pronto, o presunto cru finalmente pode ser consumido! Recomendo que fatie finamente apenas o necessário para consumo imediato, depois armazene o restante envolto em filme PVC na geladeira. Retire da geladeira 30 minutos antes de consumir para que a temperatura ambiente favoreça a liberação dos aromas e sabores.

Dados do processo

Peso do pernil original: 2922 g
Peso do pernil limpo: 2652 g
Início da salga: 15/08/2020
Término da salga: 20/08/2020
Início do processo de maturação na câmara: 20/08/2020
Término da maturação: 20/08/2021

4.5 28 votes
Avaliações
4.5 28 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

30 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Boa tarde, estou começando na charcutaria, começo do ano vou fazer meu primeiro presunto, no caso de usar o sal de cura 2, que horas que aplicamos ele, antes de salgar, após o período de cura, teria um manual com o passo a passo de cada etapa, obrigado, parabéns e abraços

Boa dia, obrigado pela resposta acima e segue mais uma duvida.
Após a salga lavamos a peça, nessa lavagem não vou perder o Nitrito e o Nitrato do sal de cura que foi a primeira coisa que fiz?

  • Bom dia! Poderia nos indicar uma boa fatiadora doméstica para o presunto de parma e qual a espessura correta para cortá-lo?

Vi algumas receitas que utilizam o sal cura nº2. Na sua receita, que por sinal é maravilhosa, não é utilizado. De fato não é necessário? Muito obrigado e parabéns pela arte!

Salve!
Fiz uma câmara de maturação com uma geladeira frost-free e um controlador de temperatura e umidade.
Fiz esta receita, com uma paleta, ano passado e, como estava fazendo aniversário, resolvi comemorar com ele… 🙂
Porém em algum ponto e errei a mão e ele ficou muito salgado. E um pouco seco demais também. Coisas de primeira vez.
Sabe dizer se é possível reverter o processo de salga ? Pensei em mergulhar em água para dessalgar, como fazemos com bacalhau.
Tenho dúvidas a respeito de quanto tempo deve ficar imerso e em qual temperatura.
E depois de dessalgado se posso deixar ele na câmara de maturação ( tenho mais 1, maior, e deve estar igual ou bem parecido ).
Desde já agradeço pela atenção e dicas da receita.
Maurício Faria

Boa Tarde. Tenho dúvida sobre como controlar a umidade em 80% durante o processo de maturação , não tenho uma sala de maturação. Gostaria de saber se posso usar a adega , e como controlar em 80% a umidade . Se negatico não for aconselhável o uso da adega qual a opção para local que posso controlar a temperatura e umidade?

Bom dia!
Vou tentar fazer aqui.
Tenho um espaço limitado. Adaptei a gaveta de legumes com uma ventoinha e controle de umidade.
Dá certo fazer com um pedaço de pernil ao invés da perna inteira? Pergunto por causa da limitação de espaço para a cura.
Tenho um sal de cura já vencido há alguns anos. Posso usar ou melhor jogar fora?
Esse pernil do vídeo de 3kg, ao final de 1 ano, qual foi o peso resultado?

Boa tarde! Poderiam me indicar onde comprar presunto cru , jamon , parma caseiro e com boa qualidade ? Como esse pernil da receita ? Obrigado

Estou curando 10 patas de presunto a cerca de 6 meses, mas ao verificar hoje detectamos muita unidade, o controlador parou de funcionar e surgiu muito mofo, a parte superior da pata está extremamente úmida, será que perdemos o produto?

Mantenho o refrigerador a qual temperatura?!

Acabei pulando etapa e apliquei a sugna logo após a lavagem do sal, o que pode implicar no resultado? Agradeço o conhecimento passado!

Belo vídeo e belo Presunto meu caro, parabéns!

Uma dúvida, após a cura, enquanto o presunto fica na maturação até chegar o momento da Sugna, posso usar o mold 600? Se sim, qual seria a forma indicada de aplicação?

Muito obrigado.

Não precisa usar sal de cura..

Fiz o presunto de parma e ele começou a apresentar mofo. Perdi todo processo?

Muito Obrigada

Boa noite, Iniciei o processo a dois dias uma peça de 6kg, coloquei em uma caixa, fiz uma cama e cobri com 10kg de sal grosso. Comecei a notar hoje um cheiro ao muito bom vindo da caixa. Isso é normal durante o processo ?

Olá!
Parabéns pelo vídeo! Sempre aprendo muito com sua página.

Uma dúvida: qual a temperatura para o período da salga? Deixou em temperatura ambiente ou refrigerador?

Forte Abraço!

Olá!

O resultado é uma ‘obra-prima’. Parabéns!

Certa vez eu coloquei 5 litros de uma cachaça de ótima qualidade para envelhecer num barril de amburana. Fui pra Irlanda, e por lá fiquei por 1 ano. Quando voltei, experimentei a cachaça, que ficou espetacular. Acho que foi fazer o mesmo com o ‘jamón’ e voltar pra Ilha Esmeralda.

Umas perguntinhas:

  1. Pode-se usar sal de cura 2 nesta preparação? Certa vez conversamos sobre isso na preparação de uma ‘pancetta’, e o sal de cura não era necessário porque a barriga de porco era bem gorda. Contudo, o pernil apresentado não era gordo;
  2. Posso substituir o extrato de alecrim pelo Eritorbato de sódio – antioxidante?
  3. Como fizeste o controle da umidade e da temperatura?

Esperar 1 ano pela maturação será uma tortura! Fraterno abraço, André.