Salame feito em casa, sem equipamentos e sem aditivos

salame caseiro

Este salame foi feito para aqueles que desejam produzir salames caseiros sem qualquer aditivo ou não pretendem adquirir equipamentos. Utilizando coisas disponível em casa é possível fazer um ótimo salame. O único ingrediente adicional que não pode faltar é uma tripa, que foi a bovina reta neste caso. Utilizei uma mini adega de vinhos, que tenho em casa, para o processo de dessecagem/maturação.

A geladeira comum é outra opção, mas é importante usar uma caixa como foi feita nesta receita de salame caseiro feito na geladeira. O importante é demonstrar que qualquer um pode fazer um salame em sua casa, sem adquirir equipamentos específicos.

Quer aprender mais, leia o post Como fazer salame?

Observação importante: esta receita não faz uso do sal de cura, caso queira comercializar ou acrescentar mais proteção ao seu salame, leia o post Sal de cura o que é e quanto usar ou faça as muitas outras receitas de salame com sal de cura que disponibilizamos.

Ingredientes do salame

1000g pernil;
20g sal;
4g pimenta do reino;
4g semente de coentro moída;
4 dentes de alho(aprox. 20g);
50ml vinho branco;
3 unidades de tripa bovina reta.

Preparo do salame

Corte a carne de porco, preferencialmente pernil, em pedaços bem pequenos. Separe a gordura da pele e fatie a gordura finamente.

Esprema o alho e misture com os demais ingredientes ou processe tudo em um processador de alimentos.

Junte os condimentos com a carne e a gordura e misture bem até formar uma massa pegajosa, grudenta, com boa liga. Esse passo é importante para o salame ficar mais rígido, sem despedaçar ao cortar.

Use um funil para embutir o salame na tripa. Fure as áreas com ar pois o ar interno vai oxidar a carne e a gordura, deixando essas áreas escuras e com sabor alterado.

Pendure em um local fresco, úmido, escuro e arejado até que o salame perca, pelo menos, 45% do peso inicial. Caso não queira acompanhar o peso, aperte regularmente e quando estiver firme ao pressionar, estará pronto. Pendurei em uma mini adega para 12 vinhos, que é um ótimo ambiente. Acrescente alguns potes com água para aumentar a umidade interna.

Para armazenar, remova a tripa, esfregue um pouco de azeite e embale a vácuo ou com algumas voltas no filme plástico. Desta forma vai durar, pelo menos, 90 dias na geladeira.

Maturação / dessecagem

Peso dia 1 – peso inicial
Salame 1: 463g
Salame 2: 431g
salame 3: 486g

Peso dia 18 – peso final
Salame 1: 224g (52% de perda)
Salame 2: 205g (52% de perda)
salame 3: 240g (51% de perda)


4.3 30 votes
Avaliações
4.3 30 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

10 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Olá! Eu gostaria de saber um pouco sobre o sal de cura. Eu soube que ele tem um certo potencial de causar câncer. Por isso é bom maneirar na quantidade de embutidos que a gente come, mas mesmo assim tenho receio de usar ele. Será que você poderia me informar se é tão necessário assim o sal de cura. Será que dá pra fazer a maior parte das receitas desse site sem ele? Há muitas pessoas que fazem salames sem sal de cura e muitos dos casos de botulismo que eu vi não estavam relacionados a embutidos. Desde já agradeço

Se usar na quantidade errada sim pode causar, se for para fazer um salame caseiro pra cosnumo imediato não precisa usar sal de cura.

Tenho adega climatizada sem compressor… Como ter 80% de umidade? Obrigado.

Last edited 1 ano atrás by tironecorreia

Tenho uma mini adega igual essa, consigo fazer a receita sem vinho?

Boa tarde!
Qual o tempo aproximado de maturação até ter a redução de 50^?

Boa tarde!
Aproximadamente, em quantos dias os salames devem ter a perda dos 45 a 50% do peso?