Salame feito em casa, sem equipamentos e sem aditivos

salame caseiro

Este salame foi feito para aqueles que desejam produzir salames caseiros sem qualquer aditivo ou não pretendem adquirir equipamentos. Utilizando coisas disponível em casa é possível fazer um ótimo salame. O único ingrediente adicional que não pode faltar é uma tripa, que foi a bovina reta neste caso. Utilizei uma mini adega de vinhos, que tenho em casa, para o processo de dessecagem/maturação.

A geladeira comum é outra opção, mas é importante usar uma caixa como foi feita nesta receita de salame caseiro feito na geladeira. O importante é demonstrar que qualquer um pode fazer um salame em sua casa, sem adquirir equipamentos específicos.

Quer aprender mais, leia o post Como fazer salame?

Observação importante: esta receita não faz uso do sal de cura, caso queira comercializar ou acrescentar mais proteção ao seu salame, leia o post Sal de cura o que é e quanto usar ou faça as muitas outras receitas de salame com sal de cura que disponibilizamos.

Ingredientes do salame

1000g pernil;
20g sal;
4g pimenta do reino;
4g semente de coentro moída;
4 dentes de alho(aprox. 20g);
50ml vinho branco;
3 unidades de tripa bovina reta.

Preparo do salame

Corte a carne de porco, preferencialmente pernil, em pedaços bem pequenos. Separe a gordura da pele e fatie a gordura finamente.

Esprema o alho e misture com os demais ingredientes ou processe tudo em um processador de alimentos.

Junte os condimentos com a carne e a gordura e misture bem até formar uma massa pegajosa, grudenta, com boa liga. Esse passo é importante para o salame ficar mais rígido, sem despedaçar ao cortar.

Use um funil para embutir o salame na tripa. Fure as áreas com ar pois o ar interno vai oxidar a carne e a gordura, deixando essas áreas escuras e com sabor alterado.

Pendure em um local fresco, úmido, escuro e arejado até que o salame perca, pelo menos, 45% do peso inicial. Caso não queira acompanhar o peso, aperte regularmente e quando estiver firme ao pressionar, estará pronto. Pendurei em uma mini adega para 12 vinhos, que é um ótimo ambiente. Acrescente alguns potes com água para aumentar a umidade interna.

Para armazenar, remova a tripa, esfregue um pouco de azeite e embale a vácuo ou com algumas voltas no filme plástico. Desta forma vai durar, pelo menos, 90 dias na geladeira.

Maturação / dessecagem

Peso dia 1 – peso inicial
Salame 1: 463g
Salame 2: 431g
salame 3: 486g

Peso dia 18 – peso final
Salame 1: 224g (52% de perda)
Salame 2: 205g (52% de perda)
salame 3: 240g (51% de perda)


4.2 26 votes
Avaliações
4.2 26 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

9 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Olá! Eu gostaria de saber um pouco sobre o sal de cura. Eu soube que ele tem um certo potencial de causar câncer. Por isso é bom maneirar na quantidade de embutidos que a gente come, mas mesmo assim tenho receio de usar ele. Será que você poderia me informar se é tão necessário assim o sal de cura. Será que dá pra fazer a maior parte das receitas desse site sem ele? Há muitas pessoas que fazem salames sem sal de cura e muitos dos casos de botulismo que eu vi não estavam relacionados a embutidos. Desde já agradeço

Tenho adega climatizada sem compressor… Como ter 80% de umidade? Obrigado.

Last edited 6 meses atrás by Tirone

Tenho uma mini adega igual essa, consigo fazer a receita sem vinho?

Boa tarde!
Qual o tempo aproximado de maturação até ter a redução de 50^?

Boa tarde!
Aproximadamente, em quantos dias os salames devem ter a perda dos 45 a 50% do peso?