Sal marinho, Sal grosso e Flor de Sal

sal de cozinha

Sal Refinado

Antes de mais nada é preciso entender que qualquer sal de cozinha, independente de sua origem, será considerado refinado quando passar por um processo de lavagem, moagem, centrifugação e depois secagem em temperatura elevada. Em seguida, através da peneiração, as “impurezas” são separadas e retiradas.

Posteriormente são adicionados outros compostos para estabilização, coloração e antiumectantes para torná-lo mais soltinho. Todo esse processo remove o iodo natural, que é adicionado com a inserção de iodato de potássio, pois é obrigatório por lei no Brasil ter iodo no sal de cozinha. A intenção desta lei é prevenir o bócio, uma doença que ocorre na tireóide e está relacionada à diminuição ou ausência de iodo no organismo.

Sal refinado. Seco, solto, fino e branquinho.
Sal refinado. Seco, solto, fino e branquinho.

Sal Grosso

O sal grosso não passa por um processo de refinação como o sal fino, ele é obtido pela extração mineral ou através da concentração e secagem de água do mar. Por isso possui cristais maiores típicos do sal grosso. O sal grosso normalmente não possui aditivos químicos. Também é possível obter sal grosso através da sucessiva recristalização do sal refinado.

Sal Grosso. Pedras maiores e irregulares.
Sal Grosso. Pedras maiores e mais irregulares.

Sal Marinho

O sal marinho não é necessariamente retirado diretamente do mar, apesar dos depósitos de sal serem antigos reservatórios de água do mar que secou com o tempo, mas o termo pode remeter erroneamente a um tipo de sal extraído diretamente das águas do mar. É uma denominação que geralmente determina um tipo de processo utilizado na produção do sal para comercialização, mantendo características físicas e químicas que não estão disponíveis no sal de cozinha refinado.

O “sal marinho” é seco naturalmente, ao sol, portanto não passa pelos processos de industrialização do sal refinado, o que mantém o iodo natural e evita a inserção de compostos adicionais, ou seja, o sal marinho não passa por nenhum procedimento de refinação. Consequentemente é mais grosso, tem coloração menos branca e é mais úmido.

Sal Marinho. Rosa dos depósitos do Himalaia.
Sal Marinho. Rosa dos depósitos do Himalaia.

O sal rosa do himalaia possui essa coloração devido à presença do óxido de ferro. Apesar de ser muito bonito, ele não possui um sabor tão diferente dos outros tipos de sal marinho encontrados. Há sim uma quantidade de minerais elevada, mas para que isso fizesse diferença na saúde, a quantidade a ser consumida teria que ser exorbitante. É sim mais saudável utilizar o sal marinho, mas não pode ser usado como suplemente de minerais.

Flor de Sal

Essa denominação é amplamente utilizada pelos chefs de cozinha, mas, afinal, o que é a “flor de sal”? É a camada fina de cristais que se forma na superfície das salinas, que muitos afirmam ter um sabor inigualável. Esse tipo de sal pode ter diversas colorações formadas por minerais ou algas típicas de cada região em que a flor de sal é retirada. Normalmente contém compostos que não estão presentes em outros tipos de sal utilizados na culinária, o que, em tese, proporciona o sabor “inigualável”. Só provando para saber!

Extração da flor de sal pela cimsal
Extração da flor de sal pela cimsal

Leia mais sobre o que é flor de sal.

4.2 20 votes
Avaliações
4.2 20 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

15 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

[…] receita você vai aprender a fazer uma deliciosa ponta de peito na panela de pressão usando somente sal grosso. Não é necessário usar nem água, óleo ou algum outro tipo de ingrediente, fica incrível essa […]

[…] Sal marinho, Sal grosso e Flor de Sal […]

Bom dia
Pretendo adquirir sal de cozinha em embalagens de 1kg. Onde é que posso adquir e a quanto pode custar 1 contentor de 20 Pes?A encomenda é para Moçambique – Maputo.

O sal do himalaia não é do himalaia e sim impostado do Paquistão, e vendido a preços exorbitantes aqui no brasil…

eu comprei na agropecuaria um sal bem mais grosso que o de churasco totalmente virgem tem ate pedaços de pedras com olhos de sal colado um um maravilhoso alimento paguei por 25 kl 7,90

Bom dia, Marcos onde compro esse sal?

eu comprei meu sal puro na agro pecuária ele e tao virgem que tem alguns pedaços de pedras do mar e e bem grosso chega vim empedrado e e bem clarinho paguei 9,90 em 25 kl não e por ser barato e pelo beneficio estou contente

Li e reli a matéria e não encontrei a diferença entre sal grosso e sal marinho. Com certeza é uma forma dos malandros venderem nosso velho e tradicional sal grosso bem mais caro pra gente metida.
Quanto à flor de sal devem ter pouquíssimas marcas vendendo só os cristais da superfície, a grande maioria deve usar o mesmo sal grosso que se vende pra churrasco.
E viva o marketing!

Tb continuei com a dúvida..sal marinho e sal grosso são a mesma coisa?

estou procurando sal em pedras grossas ou seja maiores que o sal para churrasco, como faço para adquirir

Deve encontrar fornecedores de sal(de todo o tipo) no site mfrural.com.br. É um site de classificados voltado para produtores, criadores e pequenas indústrias.

Vá até um mercadão que vende temperos de todos os tipos, tipo Mercadão Municipal e procure por sal marinho grosso. Eu achei em pedras de 1 cm no máximo misturada com sal grosso menor. Eu procurei para colocar as pedras de sal atrás da porta como forma de catalisar energia negativa

valeu pela dica do filtro, estou montando um pq aquário marinho, com sal grosso de salineiras de araial do cabo RJ, e água doce deionizada, acredito que dará certo já estou ciclando a agua, sobre o sal custa 10,00 R$ o saco grande + ou – 60kl, flor de sal pote 500g, 25,oo R$, sera que adicionando agua no sal grosso terei as mesmas propriedades da agua do mar?

Pedro Miura, deu certo sua ciclagem do aquário marinho? Que tipo de sal vc usou !?
Me mande um email sobre sua experiência, grato
Berg-ti5@hotmail.com

Bom dia,geralmente é encontrado em cooperativas aonde se vende produtos para fazendas e sitios. E tem um custo de 9,00 a 12,00 reais uma saca de 25 kg,na verdade é um sal marinho maravilhoso e com mais de oitenta minerais.Espero ter ajudado,abraços.