Calculadora de Aditivos Alimentares

aditivos alimentares ins

Infelizmente não há padrão nos aditivos nacionais e alguns fabricantes são omissos ao disponibilizar as informações de uso. Caso esteja em dúvidas de quanto usar do sal de cura(conservante/nitrito de sódio) ou outro mix de condimentos que adquiriu, use essa calculadora para descobrir qual o limite estabelecido para os produtos cárneos. Selecione o tipo, escolha o aditivo alimentar e veja o limite estabelecido. Também é possível calcular pela quantidade de carne utilizada e, caso utilize um mix de aditivos e condimentos, preencha a porcentagem do aditivo que compõe o mix. Caso seu mix possua mais de um aditivo recomendamos que use a menor quantidade calculada para os aditivos.

4.5 30 votes
Avaliações
4.5 30 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

86 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Olá me tira uma dúvida eu faço charque para venda adiciono o sal cura 1 e sal fino normal. Mas não fica com um cheiro igual as outras. Está faltando eu acrescentar alguma coisa???? Ou estou errando na quantidade do sal cura por favor me ajude!

Boa noite . Gostaria de substituir o No3 industrial ,por uma fonte de NO3 ,presente nos vegetais, como por exemplo a beterraba.( desidratada, maior concentração de NO3,do que a in natura).Tem estudo, e tabela das quantidades recomendadas e tempo de redução de NO3 para NO2. nos produtos carneos.

Qual o tempo mínimo de cura para produtos que contenham nitrato de sódio?

Oi! Usando o sal de cura devo usar o sal comum?

Olá! Tudo bem? Parabéns pelo site! Obrigada por compartilhar o conhecimento.
Qual é a porcentagem de ácido cítrico para ser usada em 1kg de carne suína?
Obrigada

Parabéns pelo site charcutaria.Muito bom !!!!! 🙂
Poderia me informar qual regulamento do Ministério da Agricultura que estabelece o limite de 2,4g de nitrito/nitrato em carnes curadas visando obter um limite residual menor que 0,015g em 100g.
Agradeço muito.

Ola, não lembro onde encontre as receitas onde existe o calculo automático das medidas, vc coloca o peso da carne e ja da as medidas dos outros ingredientes. vc pode me ajudar?

Olá gostaria de fazer linguiça de suína e mista para consumo da família, preciso usar sal de cura, e caso sobre posso congelar por quanto tempo? Não gosto muito de conservantes mas se for para evitar contaminação no alimento posso até usar 1 colherinha de café que acredito ser a porcentagem de 2,5 gramas para 1 kg de carne. Outra pergunta é posso colocar alho, pimenta do reino e calabresa a gosto caso eu vá fazer? Muito obrigada

Cuidado aí com esta tal “Colherinha de café”, pois pode representar mais que o mínimo recomendado. Correto mesmo é usar uma balança de precisão para não adicionar mais do que o limite recomendado.

Boa tarde!
Estou iniciando e gostaria, caso possa, fazer um frango defumado. Você tem alguma receita que possa me indicar para conservação e segurança alimentar do produto. Tenho medo de fazer sozinho o cálculo e esquecer algo ou superestimar devido a quantidade de ossos do frango inteiro. Desde já agradeço

Qual a melhor forma de embalar e onde conservar peça de presunto para durar até 3 meses p vender?

Qual quantidade de sal de cura preciso para fazer 1 kg de carne bovina, além do sal, preciso de algum estabilizante?

Olá
Tenho uma dúvida. Para a produção de um pernil curado maturado, qual sal de cura devo usar, o 1 ou o 2?

Obrigada.

Bom dia,

Posso usar sal de cura 2 para fazer linguiça suína e se sim, qual proporção?

Para fazer uma linguiça mista.
Quais aditivos e quais quantidades devo usar para fabricar 10kg de linguiça?

Posso utilizar essa calculadora para massa pronta para tapioca?

Boa tarde !
Para fazer linguiça com 20 kg retalho suíno mais 5kg de toucinho qto nitrato de sódio 250 posso adicionar nessa receita?
Obrigada

Boa tarde, Fiz uma recita de copa no qual deveria colocar 2,5g por KG de sal de cura 2.
Só que depois que vi que a proporção do meu sal de cura é de 12% de INS250 e 8 de INS251.
o que me parece o dobro da quantidade que coloquei.
Quais os problemas que posso ter com isso?

Desde já Obrigado.

Bom dia! Eu comprei um kit salame, qual é a quantidade que preciso usar por kilo de carne da dextrose e do Eritorbato de sódio? Obrigado.
Renato

Olá, sabe dizer se é normal sair uma fumaça vermelha escura quando se mistura sal de cura 1 e antioxidante com agua? nessa quantidade 80g de cura e 24g de antioxidande

antioxidante 5nsl. açucar, antioxidante eritobato de sódio, e acidulante acido citrico
misturo os 2 ingrediente em um pote, assim q adiciona um pouco de agua, começa a reação, “fumaça cor de vinho” vou aumentando a agua e a reação para.

Last edited 3 anos atrás by RODRIGO DE SOUZA COSTA

Boa noite! Tem uma previsão de quando o Sal de Cura 1 estará disponível em estoque?

Olá ! Tem algum problema em usar o sal de cura 1 vencido ? Há perda de propriedades ? O meu venceu há um mês…

Prezados… Vou defumar linguiça mista (50% carne bovina e 50% suína). Devo colocar o sal de cura com antecedência?

Desculpa!
Quero saber como fazer custo de uma linguiça ou outro tipo de embutido

Oi boa tarde .meu nome é Michele gostaria de ajuda. Quero fazer linguiça artesanal. Qual o sal de cura e marca você me recomenda ?

como devo usar o po hungaro 3

BOA TARDE. QUAL O MELHOR TEMPERO PRA LINGUIÇA? O CONAMIX OU O CASEIRO COM SAL DE CURA?

Olá, aqui perto eu encontro um tal de pó húngaro III como sal de cura. Não encontro a composição dele em lugar nenhuma. Só informa que contém nitrito e nitrato. Parece ser equivalente ao Sal de cura 2. Vocês sabem me informar quanto devo usar desse pó húngaro III por kg de carne?
Comprei os sais 1 e 2 com vcs, estou aguardando chegar. Fiquei com medo de usar esse pó húngaro.
Abraço.

Bom dia,
Na informacao acima em que coloco o tipo de conservante e logo apos vem a o uso do mix com a sua porcentagem.
Esses 100% que aparece, ja e a porcentagem normal ou eu tenho que alterar a porcentagem?

Oi Xará! Obrigado pelo conhecimento compartilhado! Eu comprei o eritorbato para acelerar a cura e fixar a cor e o sabor, mas nao consigo saber qual quantidade usar. Por exemplo, para cada 1kg estou usando 2.5q de sal de cura 2, mas para o Eritorbato na calculadora de vcs aparece “q s”. Eu nao faço a menor ideia! 1g ou 10g?

Entendi perfeitamente! Infelizmente sua resposta mesmo sendo absurdamente rápida chegou tarde! Ja coloquei o equivalente a 1% do peso da Proteína do eritorbato puro….. será que estraguei? (Vide foto em anexo).

Show!!! Obrigado mais uma vez! Mandarei com certeza!

Olá, gostaria de saber se posso usar o acido cítrico na fabricação de linguiça suína caseira e qual a proporção.E como devo colocar no rótulo segundo a legislação? Que tem conservante ou não?Obrigado.