Posso usar sal de cura vencido?

sal de cura

Primeiro tenha certeza de que entende bem o funcionamento do sal de cura. Caso tenha dúvidas sobre suas funções em produtos cárneos, leia o post sal de cura o que é e quanto usar

Há diversos sais de cura com composições e fabricantes diferentes, mas no geral todos são compostos em sua maioria por sal comum(NaCl), nitrito de sódio e/ou nitrato de sódio. Alguns fabricantes apresentam 1 ano e outros 6 meses de validade. Por que isso ocorre? A validade pode ser considerada como a garantia de ação do aditivo que cada fabricante oferece ao seu produto. Alguns fabricantes preferem ter um resguardo maior enquanto outros aceitam bem essa garantia prolongada. O sal de cura não estraga, ele apenas perde sua ação. O produto é composto por 90% ou mais de sal comum, então em um ano não haverá contaminação no produto. Armazene de forma correta, longe de umidade e luz direta. Caso molhe, umedeça ou incida sol direto, haverá aceleração da degradação do produto.

Faço uso do sal de cura até perceber que a ação do nitrito de sódio começou a ficar fraca. Geralmente continua funcionando muito bem por mais de 1 ano. Como sei que o sal de cura continua agindo? É fácil identificar a ação do sal de cura, basta cortar um pedaço de carne suína, adicionar um pouco do sal de cura, deixar na geladeira por algumas horas e grelhar na frigideira. Ao cortar observe se a carne ficou avermelhada ou acinzentada. Se ficou vermelinha por dentro significa que o sal de cura(nitrito de sódio) ainda está agindo. Se a carne ficar acinzentada o nitrito de sódio perdeu o poder de ação e o sal de cura deve ser descartado.

Utilizar um produto vencido nunca será uma recomendação mas sim uma decisão pessoal para uso artesanal, consumo próprio. Em volumes grandes os testes de ação do sal de cura são feitos por amostragem e fica muito difícil garantir que um lote todo de sal de cura está agindo corretamente. Não é aconselhável correr riscos desnecessários. Entenda o funcionamento do sal de cura, faça o teste de ação do aditivo e use caso sinta-se seguro.

4.5 17 votes
Avaliações
4.5 17 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

1 Comentário
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

dilui o sal de cura com o antioxidante tem problema de ter diluído os dois juntos na água: