Posso usar o sal de cura 1 para salame e copa?

sal de cura

O sal de cura 1 contém apenas o nitrito de sódio e é o nitrito de sódio que atua durante a cura na proteína da carne. O sal de cura 2 contém, além do nitrito de sódio, o nitrato de sódio. O nitrato de sódio é convertido lentamente em nitrito de sódio durante o processo. Ou seja, o nitrato de sódio só atua após ser convertido em nitrito de sódio! A questão do sal de cura 2 é exatamente essa, prolongar a atuação da cura durante esse tempo lento em que é convertido em nitrito de sódio. Usando o sal de cura 1 terá uma cura rápida que esgotará o nitrito presente rapidamente, por isso é usado o nitrato de sódio(do sal de cura 2), para que a cura seja prolongada em produtos que levam tempo para ficarem prontos, como, por exemplo, salame e copa.

Poder pode, obterá o resultado da cura como a coloração e o sabor de curado, mas o processo será rápido e consequentemente a proteção também será mais curta. O ideal é usar o sal de cura tipo 2, pois o produto terá exposição prolongada ao nitrito de sódio.

Leia mais no post:

Nitrito e Nitrato de Sódio

Posso usar o sal de cura 1 para salame e copa?
5 (100%) 2 vote[s]
Fotos e imagens
 
 
 
 
 
Áudio e Vídeo
 
 
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
 
 
3 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
  Subscribe  
novo antigo mais votado
Notificação de
Mateus

Boa tarde, acabei colocando o sal de cura 1 para fazer copa, vou ter algum problema maior fora o tempo de conservação menor do produto final?

Raphael Nascimento

Oq acontece se durante inicio da maturação do salame,ele congelar e depois descongelar?

Raphael Nascimento

Qual seria o tempo de fermentação e maturação,feito com sal de cura I?