Defumados fazem mal à saúde?

Conservantes

Quase todos os produtos defumados utilizam o nitrato ou nitrito de sódio como agentes preservativos, esses aditivos ajudam principalmente na prevenção da proliferação da bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo. Essa bactéria tende a prosperar em ambientes com temperatura não muito alta e com baixo nível de oxigênio, que é o caso do interior dos defumadores. Apesar do botulismo ser extremamente raro, o uso do nitrito de sódio é obrigatório pois trata-se de uma intoxicação possivelmente fatal. Contudo, alimentos bem refrigerados que passam por temperaturas superiores a 150 graus podem não necessitam deste aditivo pois as bactérias não sobrevivem nesse ambiente.

Nitrito de sódio - NaNO2
Nitrito de sódio – NaNO2

No corpo humano, o nitrito de sódio pode formar nitrosaminas. Essa formação ocorre apenas sob certas condições, incluindo condições fortemente ácidas, como a do interior do nosso estômago. As nitrosamidas podem ser maléficas ao nosso corpo. Para saber mais, leia nitrito e nitrato de sódio.

Hidrocarbonetos aromáticos

A fumaça da defumação é composta por partículas que dão um sabor único e delicioso ao produto, mas também possuem partículas possivelmente danosas, como os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos(HAP), que são formados pela combustão de todo o tipo de material orgânico, que no caso dos defumados geralmente é composto por diferentes tipos de madeiras e, em alguns casos, outros compostos como ervas e especiarias para compor o sabor desejado. Tanto os HAP como os seus derivados estão associados ao aumento da incidência de câncer em animais, mas ainda é incerto se ocorre o mesmo efeito no homem. Mas, a ingestão desses compostos não está necessariamente associado à alimentação, pois os vários tipos de HAP são liberados também, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, então a exposição a estes componentes é crítica em grandes cidades. Na verdade, tota a queima de material orgânico é um emissor destas partículas.

Fontes de HAPs na alimentação

  • Alimentos assados em churrasqueira;
  • Pizza assadas em forno à lenha;
  • Carnes preparadas em alta temperatura no forno, frigideira ou chapa;
  • Qualquer processo de cozimento direto no fogo;
  • Alimentos defumados;
  • Frituras em alta temperatura.

forno-a-lenha-hidrocarbonetos

Os HPAs são extremamente lipofílicos, ou seja, é uma substância que tem afinidade pelos lipídios(como as gorduras), portanto podem ser absorvidos no solo, plantas, na nossa respiração e e até mesmo pela pele.

4.7 23 votes
Avaliações
4.7 23 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

33 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Ola meu amigo, preciso de uma dica, veja se consegue me ajudar: fiz dia 3/7/21 um lote de linguiças calabresa defumadas, foram 3 horas de fumaça e depois um pouco mais até atingir os 72graus interno para cozimento. Depois deixei esfriar e no final do dia coloquei na geladeira, onde está até agora. Está correta esta conservação ou o ideal é outro procedimento? posso deixar numa assadeira na geladeira ou melhor embalar em filme plástico?a minha intenção é vender, quanto tempo posso considerar pra ter um prazo seguro de validade?

Bom dia serragem de madereira misturado serve para defumação?

Boa tarde!
O conhaque de alcatrão tem um sabor forte, tanto pelo seu teor alcoólico, quanto pelo próprio alcatrão vegetal, usado em sua composição. Esse sabor marcante é semelhante ao da defumação.
Alguém aqui já usou esse conhaque em alguma receita?

Comecei a fazer defumação de frangos em casa. O que está me incomodando muito (e creio que aos vizinhos também) é a fumaça que é produzida. Os olhos ardem o tempo todo. Será que estou fazendo algo errado ou isso é normal?

Fiz um dispositivo que estou chamando de assador defumado ,o compartimento de fogo tem 2 espaço um para carvão calor e outro para lenha fumaça..a temperatura é controlada em 120C ,podendo alcançar até 250C..i icialmente colocamos o carvão em brasa por algum tempo egienizacao descontaminação do ambiente depois colocamos a carne no assador é somente depois colocamos a madeira …o tempo varia entre 2 horas para frango e 4 horas para costela…vi sua dica para usar o vinho aumentando a acidez..também sua sugestão que acre-doce da um sabor exótico…abraço

Isso vale para amendoas defumadas também? Devemos optar por comprar amendoas tradicionais então? Obrigado

Permitam-me uma observação ao texto sobre defumados.

Logo no começo do texto é citado:

“Quase todos os produtos defumados utilizam o nitrato ou nitrito de sódio…”

Me parece que há uma incorreção ou pelo menos uma falta de clareza na frase e no seu contexto, eu defumo alimentos em casa ha muito tempo e nunca usei “nitritos ou nitratos”, entendo que esses produtos são adicionados a carnes e charcutaria em geral como presuntos, salames e salsichas, como conservantes, não sendo, portanto característicos de produtos defumados.

Na verdade me parece que é exatamente ao contrario, com o uso de técnicas de defumação, a quantidade de nitritos e nitratos adicionados ao alimento, mesmo industrializado, podem ser muito menores que em embutidos não defumados , pois a fumaça ajuda na conservação do alimento.

Sugiro uma alteração no texto incluindo a palavra “industrializados” na frase acima, pois realmente em defumados industrializados há frequente adição de nitratos que podem ser prejudiciais à saúde.

Obrigado pela resposta Eduardo, não sabia do risco do botulismo em defumados ! Vc acha que defumar em casa então é um risco ? que devemos sempre guardar os defumados caseiros na geladeira ou cozinhá-los antes do consumo ?

Comprei uma vez linguiça com mandioca e ficou super bom,gostaria de saber o ponto de cozimento e se a mandioca ficaria conservada o mesmo tempo da linguiça.

“Carnes preparadas em alta temperatura no forno, frigideira ou chapa;
Qualquer processo de cozimento direto no fogo;”
Não entendi se em forno elétrico também é prejudicial e por que…

Desde já, agradeço-lhe por tirar minhas dúvidas…
Muito obrigado, de coração!

Como o companheiro Wesley perguntou; Então, após defumar, por exemplo, um pedaço de carne com apenas sal e temperos naturais e após a defumação, conservar na geladeira para consumo diário, NÃO ME FARÁ MAL???

Você sabe que alguns defumadores caseiros, geralmente não chegam à 50 graus/c, certo?
Tem algum problema, sobre este fato?

ou cozinhar em “sous vide” antes de defumar…

É preciso garantir que a carne cozinhada pelo método sous vide atinja 73°C, sabendo que o processo é mais demorado.
Eu não sei como fazer isso.
Penso que um químico possa ajudar apresentando um reagente que muda de cor na temperatura ideal e que possa ser embalado com a carne.
Eu realmente gostaria de saber sobre um reagente desses como indicador térmico!

Você sabe que muitos americanos assam suas carnes com molhos agridôce, certo?
Sou descendente de Libanês…rss, e gosto muito de alimentos agridôces.
Gostaria de saber se posso temperar a carne ou salame com sal e açúcar mascavo, para defumá-los?

Então, se eu defumar um pedaço de carne, por exemplo apenas no sal durante dias, não vai me fazer mal?

Olá, levando em consideração o consumo de produtos naturais e sem conservantes, por gentileza poderia me informar se eu fizer um produto defumado (bacon, lombo e ou linguiça), não utilizar nenhum tipo de conservante (nitrito e nitrato) apenas tempero natural e após a defumação eu congelar os mesmos. Esse procedimento é seguro ou não? Desde já agradeço a atenção! Att Weslley