Posso usar o sal de cura 1 para salame e copa?

sal de cura

O sal de cura 1 contém apenas o nitrito de sódio e é o nitrito de sódio que atua durante a cura na proteína da carne. O sal de cura 2 contém, além do nitrito de sódio, o nitrato de sódio. O nitrato de sódio é convertido lentamente em nitrito de sódio durante o processo. Ou seja, o nitrato de sódio só atua após ser convertido em nitrito de sódio! A questão do sal de cura 2 é exatamente essa, prolongar a atuação da cura durante esse tempo lento em que é convertido em nitrito de sódio. Usando o sal de cura 1 terá uma cura rápida que esgotará o nitrito presente rapidamente, por isso é usado o nitrato de sódio(do sal de cura 2), para que a cura seja prolongada em produtos que levam tempo para ficarem prontos, como, por exemplo, salame e copa.

Poder pode, obterá o resultado da cura como a coloração e o sabor de curado, mas o processo será rápido e consequentemente a proteção também será mais curta. O ideal é usar o sal de cura tipo 2, pois o produto terá exposição prolongada ao nitrito de sódio.

Leia mais no post:

Nitrito e Nitrato de Sódio

4.9 7 votes
Avaliações
4.9 7 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

18 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Posso fazer a fermentação do salame em geladeira ,apenas com controle de temperatura? No momento não tenho controlador de umidade

Qual a temperatira ideal para a Maturação da copa?

Estou utilizando o sal de cura tipo 2 na carne bovina só que na hora que o coloco na carne ele a escurece na hora isto e normal?

Tem problema fazer a cura do bacon por 7 a 10 dias com sal de cura #2???

Bom dia! Para comercializar linguiça artesansl, além do sal de cura 1 é necessário utilizar acelerador de cura?
Outra pergunta, após finalização da linguiça, posso embalar a vácuo e congelar de imediato e o sal de cura será ativado da mesma forna, ou preciso deixar um período refrigerado embalado ou não para que o sal de cura entre em ação?

É possível usar Cura #2 em produtos frescais ??

Boa tarde, acabei colocando o sal de cura 1 para fazer copa, vou ter algum problema maior fora o tempo de conservação menor do produto final?

Oq acontece se durante inicio da maturação do salame,ele congelar e depois descongelar?

Qual seria o tempo de fermentação e maturação,feito com sal de cura I?

Mesmo sendo o sal de cura 1?