Lombo Canadense ou Bacon Canadense Artesanal

Bacon Canadense

O lombo canadense ou bacon canadense é previamente curado com um sal, sal de cura, ervas, açúcar e fumaça líquida ou fumaça da queima de madeira, posteriormente é assado ou defumado lentamente até que o interior atinja a temperatura de segurança alimentar. O sal de cura adiciona uma camada de sabor curado que, para mim é indispensável neste tipo de produto. A fumaça líquida ou a defumação adicionam uma segunda camada de sabor e as ervas, pimenta e alho uma terceira camada que combinadas tornam esse produto único e muito saboroso. O lombo geralmente é seco, mas com essa técnica de preparo a carne ficará suculenta e macia.

O termo “bacon canadense” ou “canadian bacon” é utilizado apenas nos Estados Unidos, no Canada o bacon feito com o lombo é chamado de “back bacon“, e, além do Canadá e Estados Unidos, o bacon canadense ou “back bacon” também é muito consumido na Irlanda e Inglaterra. No Brasil foi chamado de lombo canadense ou lombinho canadense, mas é o mesmo produto que foi introduzido no mercado nacional. O bacon é tradicionalmente feito com a barriga suína, mas a definição de bacon remete ao processo e não ao corte de carne, portanto é possível fazer bacon com qualquer corte suíno.

O lombo canadense é uma ótima opção para que deseja o sabor do bacon mas não quer ingerir a gordura excessiva do corte tradicional, que é a barriga suína. É uma excelente opção para acompanhar saladas, farofas e utilizar como ingrediente ou complemento no preparo de outros pratos.

Ingredientes do lombo canadense

  • Lombo de porco – 1,6kg;
  • Sal –  3% – 48g;
  • Açúcar Mascavo – 2% – 32g;
  • Pimenta do reino branca moída – 6g;
  • Alho amassado – 3 dentes;
  • Folhas de louro – 2 unidades;
  • Sal de cura 1 (6,25% de nitrito e 93,75% de sal) – 0,24% – 3,8g;
  • Antioxidante (com eritorbato de sódio) – 0,24% – 3,8g;
  • Fumaça líquida – 2 colheres de sopa.

A fumaça líquida só deve ser usada caso não vá defumar o bacon. Pode substituir por fumaça em pó.

É recomendável usar o antioxidante/fixador em conjunto com o sal de cura pois são ingredientes complementares. O sal de cura vai auxiliar na coloração avermelhada, sabor de curado e proteger de contaminações e ranço. O fixador/antioxidante potencializa o efeito.

Dúvidas? Leia também Sal de cura o que é e quanto usar e Aditivos para embutidos.

Preparo do lombo canadense

Não retire a gordura do lombo, dê preferência a cortes que venham com uma boa capa de gordura pois isso ajudará a manter a umidade na hora de assar ou defumar. Coloque o lombo suíno em um pote plástico com tampa e misture todos os ingrediente pela carne, espalhando bem para que a distribuição seja perfeita. Tampe bem o pote e coloque na geladeira. Vire diariamente para que todos os ingredientes sejam bem distribuídos durante a cura. Faça isso por 5 dias, ou seja, deixe curando na geladeira por, pelo menos, 5 dias.

Após os 5 dias, retire da geladeira, escorra bem o caldo e acomode a carne em uma assadeira, preferencialmente com uma grelha na parte de baixo. Asse em forno à gás, elétrico, defumador ou churrasqueira adaptada para defumação em temperatura de 90ºC por 3 horas ou até que o interior da carne atinja a temperatura de segurança de 65ºC.

Bacon Canadense
Bacon Canadense
Bacon Canadense
Bacon Canadense

4.7 27 votes
Avaliações
4.7 27 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

55 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Olá. Parabéns pelo trabalho. Duvidas: 1: o açúcar tem função na cura ou conservação ou é apenas para sabor? 2: Posso usar fumaça em pó substituindo parte da porcentagem do sal? (O peso pedia 60 gramas de sal. Usei 20 de fumaça e 40 de sal) – A minha fumaça é bem salgada.

Last edited 4 dias atrás by Érico Barbosa

Olá . Considerando que no bacon com barriga de porco geralmente é 2% de sal, existe algum motivo para se adotar 3% nesta receita ?

Usando só sal e temperos quais pontos possíveis pontos negativos ou a observar?

Obrigado.

Bom dia. Gostaria de saber se o tempo de cura pode ser maior do que 5 dias.
Por exemplo 9 ou 10 dias.
Obrigado.

Defumei o lombo no pitsmoker com lenha de Jaboticaba ficou maravilhoso

Substituindo a fumaça líquida, pela fumaça em pó, continua a mesma medida. Vou fazer 1,4gr de lombo.
Obrigado

Olá, como posso armazenar apos estar pronto? Qual a validade? Obrigado

Boa tarde,

Eduardo fiz o meu primeiro lombo canadense no último fim de semana , ficou sensacional segui a receita e a maior dificuldade foi manter o forno a gas a 90° com a porta entreaberta… mas acabei conseguindo e ficou divino! Muito obrigado pela receita e pelo processo !!!

Last edited 3 anos atrás by João Carlos Romera Filho

Boa noite!
Vou fazer em um forno a gás, eu vi que você colocou papel alumínio em baixo, qual a preparação do fogão?!

Bom dia, alguma dica de como aderir a crosta de especiarias ao produto finalizado?

Boa noite! É possível eu não assar o lombo canadense e deixar curando na adega por 2 meses?

Bom dia, tenho estudado bastante sobre o assunto e me interessei muito no lombo e na panceta, acho que vão ser minhas duas primeiras tentativas o lombo na cura curta e a panceta na longa, gostaria de saber se existe algum grupo de whatsapp sobre o assunto para ir tirando dúvidas rápidas com quem já está acostumado com o processo, se existir e puder me adicionar obrigado (32) 988794532 Guilherme

Boa noite, se puder passar o número novamente, tentei salvar aqui e deu inexistente. Grato!

Parabéns, maravilhosa receita. Estou querendo aproveitar este passo a passo, utilizando os mesmos temperos e preparar uma paleta. Entretanto fica a dúvida sobre o tempo de cozimento. Seria possível uma dica de como calculá-lo ?

Boa tarde
Estou curando um lombo, peguei uma receita que não vai ao forno, apenas cura na geladeira. Comprei um sal que é 95% sal 5% nitrito, está escrito sal de cura 2. É correto usar esse sal para fazer este produto.?? Muito obrigado.

Posso em vez de assar no forno defumar na churasqueira

fiz e deu muito certo, usei uma char broil… ñ usei fumaça liquida mas fiz uma marmitinha com lascas de jabuticabeira, ficou muito bom… só acho que ñ ficou tão rosado como o teu (foto)… querio experimentar com salmão, truta e tb filé de frango… mas estou com dificuldade de encontrar artigos com informações sobre tempo e temperatura… saberiam informar?

Boa noite eu coloquei 3% de sal de cura o que devo fazer

bom dia, e 95% de sal e 5% de nitrito de sodio

obrigado pela orientação,

uma outra pergunta com este mesmo possesso do lombo eu poço aplicar para fazer o pastrami

Ao invés da peça do lombo posso usar uma peça da copa lombo???…O processo é o mesmo do lombo canadense…???… Gosto mais por ter a “gordurinha” no meio carne. Obrigado. Armando Leopoldo

Bom dia Eduardo
Se eu for defumar ele após o 5 dias de cura, preciso colocar as 2 colheres de fumaça liquida no começo da do processo ( antes de ir para geladeira) junto aos temperos?

amigo esse emulsificante r\s 250 serve no lugar desse antioxidante

caso não use o oxidante fixador no lombo, o que acontece? ficaria bom também?

Gostaria de saber qual o tempo num defumador.

Boa noite, após o preparo o lombo já está pronto para consumo, em saladas e sanduíches? ou é preciso passar por algum processo de cocção?

Olá boa noite , gostaria de saber onde e como comprar os produtos para os defumados tipo sal , tripas etc grato

Boa tarde a todos, eu já fiz cinco peças de lombo canadense, a família adora esta receita de lombo, porém uma questão que não vi nos comentários, que tipo de molho pode acompanhar o lombo para comer como petisco? Caso tenham alguma receita por favor se tiver como postar fico agradecido!

Bom dia, sobre o lombo canadense, após esfriar eu embalando à vácuo, sabe informar quanto tempo dura em refrigeração?
obrigado