Lombo Canadense ou Bacon Canadense Artesanal

Bacon Canadense

O lombo canadense ou bacon canadense é previamente curado com um sal, sal de cura, ervas, açúcar e fumaça líquida ou fumaça da queima de madeira, posteriormente é assado ou defumado lentamente até que o interior atinja a temperatura de segurança alimentar. O sal de cura adiciona uma camada de sabor curado que, para mim é indispensável neste tipo de produto. A fumaça líquida ou a defumação adicionam uma segunda camada de sabor e as ervas, pimenta e alho uma terceira camada que combinadas tornam esse produto único e muito saboroso. O lombo geralmente é seco, mas com essa técnica de preparo a carne ficará suculenta e macia.

O termo “bacon canadense” ou “canadian bacon” é utilizado apenas nos Estados Unidos, no Canada o bacon feito com o lombo é chamado de “back bacon“, e, além do Canadá e Estados Unidos, o bacon canadense ou “back bacon” também é muito consumido na Irlanda e Inglaterra. No Brasil foi chamado de lombo canadense ou lombinho canadense, mas é o mesmo produto que foi introduzido no mercado nacional. O bacon é tradicionalmente feito com a barriga suína, mas a definição de bacon remete ao processo e não ao corte de carne, portanto é possível fazer bacon com qualquer corte suíno.

O lombo canadense é uma ótima opção para que deseja o sabor do bacon mas não quer ingerir a gordura excessiva do corte tradicional, que é a barriga suína. É uma excelente opção para acompanhar saladas, farofas e utilizar como ingrediente ou complemento no preparo de outros pratos.

Ingredientes do lombo canadense

  • Lombo suíno – 1,6kg;
  • Sal –  3% – 48g;
  • Açúcar Mascavo – 2% – 32g;
  • Pimenta do reino branca moída – 6g;
  • Alho amassado – 3 dentes;
  • Folhas de louro – 2 unidades;
  • Sal de cura 1 curas rápidas – 0,24% – 3,8g;
  • Antioxidante fixador de cor – 0,24% – 3,8g;
  • Fumaça líquida – 2 colheres de sopa.

A fumaça líquida só deve ser usada caso não vá defumar o bacon. Pode substituir por fumaça em pó.

É recomendável usar o antioxidante/fixador em conjunto com o sal de cura pois são ingredientes complementares. O sal de cura vai auxiliar na coloração avermelhada, sabor de curado e proteger de contaminações e ranço. O fixador/antioxidante potencializa o efeito.

Dúvidas? Leia também Sal de cura o que é e quanto usar e Aditivos para embutidos.

Preparo do lombo canadense

Não retire a gordura do lombo, dê preferência a cortes que venham com uma boa capa de gordura pois isso ajudará a manter a umidade na hora de assar ou defumar. Coloque o lombo suíno em um pote plástico com tampa e misture todos os ingrediente pela carne, espalhando bem para que a distribuição seja perfeita. Tampe bem o pote e coloque na geladeira. Vire diariamente para que todos os ingredientes sejam bem distribuídos durante a cura. Faça isso por 5 dias, ou seja, deixe curando na geladeira por, pelo menos, 5 dias.

Após os 5 dias, retire da geladeira, escorra bem o caldo e acomode a carne em uma assadeira, preferencialmente com uma grelha na parte de baixo. Asse em forno à gás, elétrico, defumador ou churrasqueira adaptada para defumação em temperatura de 90ºC por 3 horas ou até que o interior da carne atinja a temperatura de segurança de 65ºC.

Bacon Canadense
Bacon Canadense
Bacon Canadense
Bacon Canadense

Lombo Canadense ou Bacon Canadense Artesanal
4.6 (92.38%) 21 votes
Fotos e imagens
 
 
 
 
 
Áudio e Vídeo
 
 
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
 
 
12 Comment threads
17 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
  Subscribe  
novo antigo mais votado
Notificação de
Jurandi Vilasboas Amorim

Posso em vez de assar no forno defumar na churasqueira

gouveia

fiz e deu muito certo, usei uma char broil… ñ usei fumaça liquida mas fiz uma marmitinha com lascas de jabuticabeira, ficou muito bom… só acho que ñ ficou tão rosado como o teu (foto)… querio experimentar com salmão, truta e tb filé de frango… mas estou com dificuldade de encontrar artigos com informações sobre tempo e temperatura… saberiam informar?

IMG_20190301_083251_741.jpg
paulo

Boa noite eu coloquei 3% de sal de cura o que devo fazer

Armando Leopoldo

Ao invés da peça do lombo posso usar uma peça da copa lombo???…O processo é o mesmo do lombo canadense…???… Gosto mais por ter a “gordurinha” no meio carne. Obrigado. Armando Leopoldo

rodolfo

Bom dia Eduardo
Se eu for defumar ele após o 5 dias de cura, preciso colocar as 2 colheres de fumaça liquida no começo da do processo ( antes de ir para geladeira) junto aos temperos?

wagner martin

amigo esse emulsificante r\s 250 serve no lugar desse antioxidante

ROLAN JESUS NUNES

caso não use o oxidante fixador no lombo, o que acontece? ficaria bom também?

Evian Marinho Leandro

Gostaria de saber qual o tempo num defumador.

engenharia

Boa noite, após o preparo o lombo já está pronto para consumo, em saladas e sanduíches? ou é preciso passar por algum processo de cocção?

Sidney Cruz

Olá boa noite , gostaria de saber onde e como comprar os produtos para os defumados tipo sal , tripas etc grato

Edson Pereira

Boa tarde a todos, eu já fiz cinco peças de lombo canadense, a família adora esta receita de lombo, porém uma questão que não vi nos comentários, que tipo de molho pode acompanhar o lombo para comer como petisco? Caso tenham alguma receita por favor se tiver como postar fico agradecido!

marcosantcosta51

Bom dia, sobre o lombo canadense, após esfriar eu embalando à vácuo, sabe informar quanto tempo dura em refrigeração?
obrigado