Skilandis é um produto de carne de porco de alta qualidade, curado e defumado a frio. É uma especialidade da Lituânia. A carne e a gordura de porco são cortadas em cubos à mão e é tradicionalmente embutida no estômago do porco e amarrada com um barbante, dando ao produto final sua forma arredondada e distinta.
Temperos como alho, pimenta preta, cominho, louro, noz-moscada e zimbro podem ser adicionados à mistura de carne. O sabor deste embutido é ácido, defumado e levemente picante, com um aroma único que se desenvolve durante o longo processo de maturação e secagem.
A textura é rígida, enquanto a cor é rosa a vermelho escuro, com pedaços de gordura visíveis. Essa iguaria lituana é frequentemente servida em festivais e em ocasiões especiais, como casamentos ou reuniões de negócios. Devido ao processo e defumação fria longa, é um produto com valor agregado alto, algo em torno de US$25 por quilograma.
A Skilandis é geralmente cortada em fatias finas e saboreada com pão integral.
INGREDIENTES DA SKILANDIS
- 1000 g pernil de porco
- 20 g sal – 2%
- 5 g açúcar – 0,5%
- 3 g sal de cura tipo 2 (6% de nitrito, 3% de nitrato e 93,75% de sal) – 0,3%
- 3 g alho em pó – 0,3%
- 2 g pimenta preta – 0,2%
- 2 g pimenta jamaica – 0,2%
- 1 g noz-moscada – 0,1%
- 1 g extrato de alecrim (antioxidante natural) – 0,1%
- 0,15 g cultura starter (bactérias láticas) – diluída em 50 ml de água filtrada
PREPARO DA SKILANDIS
A Skilandis pode ser feita com pedaços de carne de porco cortados em pedaços pequenos e médios. Não há necessidade de moer. A barriga de porco deve ser cortada em pedacinhos oblongos, com comprimento maior do que a largura. A melhor maneira de fazer skilandis é com pedaços de carne de tamanho médio.
Misture bem a carne e todos os ingredientes, depois é necessário embutir no estômago do porco. Como não conseguimos encontrar o estômago, utilizamos o filme de colágeno que é um invólucro versátil que permite modelar a skilandis no formato original, como uma gota. Pressione bem para não deixar bolhas de ar dentro da Skilandis. O ar dentro dos embutidos maturados cria espaços propícios para a proliferação de patógenos e coloração escura devido à oxidação induzida pelo oxigênio dentro do produto.
Em seguida pendure por 3 dias. Após este período, tradicionalmente as skilandis são defumadas a frio, ou seja, com temperatura não superior a 30ºC, por 2 a 3 semanas. Este processo é complicado pois poucos dispõem de tempo e local adequado para uma defumação tão longa. Uma alternativa, que foi o método que utilizei, é deixar defumando uma vez ao dia durante a noite. Deixei defumando por aproximadamente 2 horas durante 10 noites. Em épocas do ano mais quentes recomendo que transfira para um ambiente refrigerado durante o dia.
Após a defumação mantive as skilandis penduradas em um frigobar com um controlador de temperatura e umidade. Pode usar uma mini adega de vinhos, como fiz nesta receita de copa, ou até mesmo em uma caixa dentro na geladeira comum, como feito nesta receita de salame. O importante é manter em um local com temperatura próxima a 12ºC e umidade perto de 80%.
Mantenha neste ambiente até as skilandis perderem 40% do peso inicial, segue abaixo as datas e pesos do meu processo.
Peso inicial: 1348g
Data do início do processo: 13/06
Peso final: 781g
Data do fim do processo: 09/08/2020
Perda de peso: 42%
https://www.tasteatlas.com/skilandis
Olá.
Muito boa a receita!
Gostaria de saber como seria esta “defumação a frio”. Não posso defumar normalmente, utilizando serragem e vagarosamente?
Oi Cyro. A defumação a frio é semelhante à tradicional, com exposição dos produtos à fumaça da queima de madeira, mas com a diferença na temperatura. Enquanto na defumação normal o produto fica em um ambiente quente, para cozinhar, na defumação fria o produto precisa ficar em um ponto onde não incida calor, com até uns 35ºC, para não cozinhar o produto, apenas transferir sabor, cor e aroma de fumaça.
Ficou claro. Muito obrigado.
Outra: Posso substituir o extrato de alecrim por vinho tinto seco?
Oi Cyro. O extrato de alecrim tem função antioxidante. O vinho vai dar sabor e agregar proteção por acidificação, então são produtos distintos. Mas pode fazer sem o extrato de alecrim, não há problemas, só fica mais suscetível ao ranço.
Opinião😮 excesso de publicidade está deixando sua página “chata”, difícil de percorrer, cheia de interrupções. Vc. está banalizando seu produto junto a nseus seguidores. É uma opinião!
O conteúdo é bom… digo, da página, não da publicidade!
Olá Roberto. Agradeço por opinião. Vamos reduzir a quantidade de anúncios.