Linguiça Blumenau Mettwurst Pastosa

Linguiça Blumenau Mettwurst

A linguiça tipo Blumenau é uma nomenclatura comumente utilizada no Brasil para um tipo de linguiça alemã chamada Mettwurst. A linguiça Mettwurst ou linguiça Blumenau é uma linguiça crua, curada, defumada, fermentada e dessecada. O frescor da carne é mantido através dos processos de cura, fermentação, secagem, maturação e defumação. Na Europa, em especial na Alemanha, também é conhecida como Teawurst e é uma especialidade servida em sanduíches ou aperitivos. Por ser macia pode ser espalhada em pães ou torradas como um patê. Pode ter textura grossa(pequenos pedaços de carne e gordura) ou fina (como uma pasta). São ótimas em aperitivos ou tábuas de frios acompanhadas de pães e cerveja.

Pode-se obter uma textura mais pastosa ao moer a carne mais finamente ou uma textura mais firme moendo a carne e a gordura com o disco mais grosso (ou cortando a carne finamente com uma faca). Nesta receita fiz a moagem dupla em disco fino para obter uma linguiça blumenau mettwurst mais fina/pastosa. Nesta outra receita de linguiça blumenau mettwurst fiz com a moagem grossa. Independentemente da moagem a carne da mettwurst sempre será bem macia e mole, mas a moagem deixa a linguiça mais uniforme ou mais quebradiça.

Ingredientes da linguiça Blumenau Mettwurst

  • 700g pernil suíno limpo;
  • 300g gordura suína rígida;
  • 2,4 g sal de cura 1 (6,25% de nitrito e 93,75% de sal);
  • 2,4 g antioxidante (com eritorbato de sódio);
  • 12 g sal;
  • 5 g açúcar;
  • 2,5 g de alho em pó;
  • 2,5 g pimenta branca moída;
  • 1 g pimenta jamaica;
  • 200 ml de fumaça líquida;
  • 0,2 g cultura starter (bactérias láticas) diluída em água filtrada.

Preparo da linguiça Blumenau Mettwurst Fina

  • Limpe o pernil, remova os ossos, o máximo que puder de tecido conjuntivo rígido e o couro;
  • Caso a gordura presente no pernil não seja suficiente para a proporção de 30% do peso da massa(700g carne + 300g gordura), acrescente mais gordura de toucinho ou de outra peça de pernil.
  • Refrigere bem a carne e a gordura e corte em cubos;
  • Moa tudo duas vezes no disco fino e adicione todos os ingredientes. Obs.: moa uma vez no disco grosso caso queirauma textura mais firme como nesta outra receita de blumenau mettwurst;
  • Misture até que haja uma distribuição uniforme dos ingredientes, utilize as mãos ou a pá plana de uma batedeira orbital em velocidade lenta;
  • Embutir em tripa de colágeno comestível, natural suína ou tripa bovina torta. Neste receita urilizei a tripa de colágeno comestível calibre 26;
  • Amarre em formato de ferradura a cada 15 a 20 cm de comprimento;
  • Pendure por 2 dias para fermentar em um ambiente com temperatura ideal entre 20ºC e 26ºC;
  • Mergulhe em fumaça em pó diluída em água ou em fumaça líquida por 5 minutos. Altere o tempo conforme a coloração e intensidade de sabor desejada;
  • Pendure por 3 dias em um ambiente frio e ventilado (ideal temperatura entre 10ºC e 14ºC);
  • Refrigere e consuma em até uma semana.
4.8 27 votes
Avaliações
4.8 27 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

16 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Ola, pode usar yakult no lugar da cultura starter ? Ficara seguro ?

Boa tarde, Eduardo,

Estou “dando o banho” de fumaça líquida em minha linguiça Blumenau. Fiz com a cultura que comprei em seu site, a aparência dela ficou perfeita! Bem avermelhada…deixei fermentando em um gambiarra de caixa de papelão com umidificador…a temperatura em BH estábem alta, por volta de 30 graus, até mais…mas, n caixa eu consegui manter até o máximo de 26 graus, pouco mais…ficou três dias…agora, depois da fumaça líquida, eu penduro ela na caixa plástica, dentro da geladeira por três dias? essa é a etapa de maturação? Nessa etapa eu ganho apenas sabor, ou tem algum elemento de segurança que eu adiciono com essa etapa? Digo isso porque já queria comer amanhã
à noite com umas Heineken…vou ver se consigo mandar fotos na próxima mensagem…

boa tarde, eu nao achei neste site a tripa de colageno calibre 26

…Estou pensando seriamente em comprar a cultura starter, mas gostaria também de experimentar uma produção sem esse aditivo, desde que isso não signifique exposição a agentes patógenos.

Outra coisa, notei que o percentual de sal comum é menor nessa receita do que em outras, isso não fragiliza a proteção, caso eu não use a cultura starter?

Mais uma vez muito obrigado, Eduardo. É uma satisfação muito grande encontrar pessoas como vc em nosso caminho de aprendiz.

Acabei de comprar a cultura em seu site, a previsão de chegada e na semana que vem…aproveitei e comprei fundo bovino (quero conhecer) e folha e colágeno. Queria muito comprar o mofo penicillium também, mas encarecia bem mais…acho que, nesse momento, a cultura é mais importante…

A partir de agora vou usar sempre a cultura em meus produtos, segurança quanto mais melhor. Não quero arriscar nada, seja em detrimento do que for.

Prezado Eduardo,

Tenho tido sucesso nas minhas empreitadas com suas receitas. Tudo e muito bem explicado e claro.

Estou querendo fazer essa linguiça Blumenau, minha dúvida diz respeito a cultura starter…se não usá-la vc diz que devo pular a etapa da fermentação…será que não vale a pena fermentar com a cultura selvagem que a mistura captura no ambiente? Caso eu tenha mesmo que pular a etapa da fermentação, isso não vai afetar o sabor final da linguiça?

Minha intenção é comer conforme indicado, mas também grelhar, será que fica bom? (Continua no próximo comentário)…

Bom dia, Eduardo,

Comprei a cultura pelo seu site no sábado, chegou hoje…estou pensando um jeito de usar…rsss, acho que meus embutidos vão dar um salto de qualidade.

Obrigado!

EH necessario o uso do antioxidante e do starter culture para uma producao caseira aonde parte eh consumida rapida e a outra congelada par a ser consumida aos poucos ?

Muito boa a receita