Värmlandskorv Potatiskorv linguiça de batata Sueca

potatiskorv varmlandskorv linguiça de batata

Potatiskorv (ou värmlandskorv) é uma linguiça sueca regional de Värmland, feita com carne de porco moída, carne bovina, cebola e batata. Tradicionalmente, a Potatiskorv é servida quente no Natal em Värmland e em toda a Suécia. “Potatiskorv” é como essa linguiça é chamada em Värmland, enquanto na maior parte da Suécia é chamada de “värmlandskorv”.

A textura da potatiskorv / värmlandskorv é mais quebradiça do que a linguiça tradicional de churrasco que estamos acostumados. Os ingredientes não tem liga entre si(batata e cebola) então é normal que a linguiça despedace ao cortar. Apesar da textura ser diferente daquilo que estamos acostumados o sabor é incrível. Vale a pena experimentar!

É uma linguiça que já contém uma proporção boa de proteínas(carnes) e carboidratos(batata), então acompanha muito bem uma salada ou legumes, sem a necessidade de outros acompanhamentos.

Ingredientes

  • 300g – pernil suíno
  • 300g – carne bovina
  • 400g – batata rosa
  • 100g – bacon em cubos pequenos – opcional para dar ainda mais sabor
  • 1 unidade – cebola
  • 100ml – água
  • 15g – sal
  • 4g – alho em pó
  • 3g – pimenta jamaica
  • 4g – pimenta branca
  • 1g sal de cura tipo 1 (6,25% de nitrito e 93,75% de sal) – uso opcional
  • 1g antioxidante à base de eritorbato de sódio – uso opcional
  • Tripa suína

Modo de Preparo

Ferva as batatas até ficarem ligeiramente macias e não escurecerem durante o processo, o tempo vai variar conforme o tamanho das batatas, mas em geral entre 5 e 8 minutos é o suficiente. Não totalmente cozidas, mas levemente macias facilitam a moagem e reduzem o escurecimento da batata em contato com o ar. Após cozinhar, escorra e mergulhe em água fria. Após esfiar tire a casca e corte em pedaços para passar pelo moedor ou ralar.

Corte as carnes finamente com uma faca ou utilize um moedor com o disco grosso(furos grandes do bocal) .

Moa a cebola e a batata no disco fino do seu moedor. Opcionalmente pode ralar.

Corte o bacon em cubos pequenos ou moa também, como preferir.

Misture a batata, cebola e as carnes com o restante dos ingredientes. Misture bem com as mãos ou em uma batedeira orbital.

Embuta na tripa natural com calibre entre 26 e 34, torça em gomos ou amarre conforme sua preferência. Para embutir pode utilizar um canhão/ensacadeira ou um funil largo.

Cozinhe cobrindo com água em uma panela grande. Se quiser tempere a água com um pouco de sal, cravo, pimenta, manjerona e especiarias à gosto. Deixe a água sempre abaixo do ponto de fervura(80ºC a 90ºC). A batata precisa de tempo para cozinhar. Deixe cozinhando em fogo baixo(sem ferver) por cerca de 30 minutos. Não precisa cozinhar demais pois a linguiça ainda será finalizada na grelha/chapa/panela/churasqueira para dourar por fora.

Após cozinhar pode finalizar para servir imediatamente ou congelar para consumir posteriormente. Descongele lentamente na geladeira ou em água quente.

Doure em uma frigideira/chapa com azeite, no forno a 200ºC em uma assadeira untada por cerca de 15 minutos, virando na metade do tempo. Também pode finalizar no grill elétrico ou churrasqueira para um sabor adicional. O importante é adicional uma caramelização no exterior.

Fatie e sirva com uma mostarda forte, salada ou legumes.

potatiskorv varmlandskorv linguiça de batata
potatiskorv varmlandskorv linguiça de batata

Referências:
https://folklife.si.edu/magazine/forklife-swedish-potatis-korv-potato-sausage
https://en.wikipedia.org/wiki/Potatiskorv

4.8 19 votes
Avaliações
4.8 19 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

6 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Olá! Para essa quantidade qual o tamanho da tripa devo usar?

Olá! Posso substituir a tripa suina por bovina.

Entendi. assim que fizer minha primeira linguiça, posto aqui sobre o resultado. Abç.

Posta uma receita para peixe defumado…