O que é flor de sal?

Flor de Sal é um nome amplamente utilizada na alta gastronomia pelos chefs de cozinha, mas, afinal, o que é a “flor de sal”? É a camada fina de cristais que se forma na superfície das salinas, não é refinado, ou seja, não passa por nenhum tipo de tratamento químico, portanto não perde suas características naturais e únicas.

Flor de sal
Flor de sal

O produto geralmente é obtido por evaporação solar da água do mar, colhido de maneira artesanal e in natura preservando os mais de 80 minerais e oligoelementos da água do mar, além de apresentar teores de sódio mais baixos e teores de potássio mais elevados comparados ao sal de cozinha comum.

Flor de sal
Flor de sal

Dos muitos, os principais componentes da Flor de Sal são o Cloreto de sódio, cloreto de potássio, iodo natural, magnésio, cálcio, ferro, cobre e manganês. Mas podem haver diferenças dependendo de onde e como a Flor de Sal foi extraída.

Extração da Flor de Sal

É retirada, com uma especie de rodo, uma fina camada depositada na parte superior das salinas, coletando o que é chamado de flor de sal. Este processo único resulta numa estrutura frágil e em formato de cristal piramidal que afirmam ter um sabor inigualável mais suave do que o sal de cozinha comum.

Flor de Sal
Flor de Sal

Dependendo da região onde a flor do sal é extraída, possuirá diferentes compostos e minerais, como o iodo natural que é perdido no refino do sal de cozinha industrializado.

Extração da flor de sal pela cimsal
Extração da flor de sal pela cimsal

Como utilizar a Flor de Sal?

Como este tipo de sal possui um tamanho e formato estrutural únicos, é preferível não utilizá-lo durante os processos de cocção dos alimentos, pois ao dissolvê-lo no calor perderá essas características únicas e perderá parte do aspecto de seu sabor, exceto suas característica minerais e o alto custo desperdiçado.

A flor de sal deve ser utilizada ao final, quando o prato estiver finalizado e pronto para ser servido, salpique pequenas porções da flor do sal sobre os pratos e sirva em seguida. Seguindo este procedimento você estará amplificando e potencializando o sabor dos alimentos, dando um toque especial e refinado, que deixará seu prato inesquecível para quem nunca havia provado esta iguaria.

Esse tipo de sal pode ter diversas colorações formadas por minerais ou algas típicas de cada região em que a flor de sal é retirada. Normalmente contém compostos que não estão presentes em outros tipos de sal utilizados na culinária, o que, em tese, também proporcionam o sabor único específico da flor do sal de cada região do mundo. Só provando para saber!

Para saber mais sobre os tipos de sais culinários, visite Sal marinho, Sal grosso e Flor de Sal

4.2 6 votes
Avaliações
4.2 6 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

6 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Eu vendo

Vc ja experimentou a flor de sal ou o sal marinho ou o rosa? Nao são todos iguais.
Experimente fazer a mesma comida com os tipos diferentes de sal e aposto que sua opinião vai mudar!!!
Boa sorte.

A saúde em primeiro lugar.. Concordo com Camila!

Flor de sal? Invenção isso de flor de sal. Todos os sal é igual. Isso é tudo coisa da televisão pra vender sal mais caro dizendo que é esse flor de sal, inganando o povo. Pra ficar mais gostoso a comida é só jogar bastante sal de qualquer tipo mesmo. Eu jogo sempre por cima das refeição, mesmo nos restaurante que parece que quer economizar colocando menos sal.

Existem sais e sais .
A flor do Sal é diferente . O sal do restaurante de tem 99% de NaCl.
Leia mais !

veja a composiçao do sal , todos sao diferentes, o sal refinado este é pobre em micro e macro nutrientes, o sal que o gado come é melhor que o sal refinado. Assim como o arroz branco e o açucar, so servem para provocar doencas.

elano