Receita de linguiça toscana caseira sem moedor

linguiça toscana

A linguiça toscana é uma tradição nos churrascos brasileiros. Difícil participar de um churrasco que não haja uma linguiça toscana. Feita 100% com carne de porco, alho e ervas, é apreciada por praticamente todos. É um clássico da culinária brasileira! Aprenda a fazer em casa. Linguiça caseira é mais fácil de fazer do que você imagina.

Ingredientes da linguiça toscana

antioxidante eritorbato deve ser usado em conjunto com o sal de cura pois são ingredientes complementares e sinérgicos. O sal de cura vai auxiliar na coloração avermelhada, sabor de curado e proteger de contaminações e ranço. O antioxidante potencializa o efeito do sal de cura.

Dúvidas? Leia também Dicas para fazer linguiça caseiraSal de cura o que é e quanto usar e Aditivos para embutidos.

Modo de preparo da linguiça toscana caseira

  1. Limpe o pernil, tire ossos o couro mas mantenha o máximo de gordura, corte com uma faca em cubos bem pequenos ou moa em disco com furos grandes(10mm);
  2. Misture bem todos os ingredientes por 2 minutos ou até a carne ficar com boa liga, pegajosa;
  3. Embutir em tripa suína ou de colágeno comestível calibres entre 26 e 34. Para embutir pode usar um funil largo ou uma ensacadeira de linguiças, que vai facilitar bastante o processo;
  4. Torça os gomos de 10 em 10 centímetros e amarre as pontas da tripa;
  5. Deixe 12 horas na geladeira antes de assar;
  6. Armazene na geladeira, preferencialmente à vácuo. Refrigerada tem validade entre 20 e 30 dias. Congele por até 3 meses.
https://youtu.be/agIumBT1m3s
4.3 37 votes
Avaliações
4.3 37 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

20 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

boa noite mesmo usando o sal de cura e o antioxidante posso acrescentar um pouco de carmin pra avermelhar mais a linguiça ou interfere em algo ?


Não estou conseguindo achar antioxidante alimentar aqui no Canadá, alguma dica pelo componentes ativos?

Olá, estou em dúvida sobre o percentual correto do sal de cura numa salmoura feita com 2 kg de massa e 4 litros de líquido. Aplicaria 2,5% de sal de cura considerando o peso da massa somado ao do líquido? E no caso de cura por injeção? Num frango de 2 kg numa salmoura de 4 litros, usaria quantos gramas de sal de cura? Desde já, meus agradecimentos.

Gordura para linguiça toscana e mista pode ser barriga de porco

Boa noite,
Muito boa receita, parabéns.
E uma pergunta, posse colocar queijo fresco na linguiça, o coalho fica muito caro e mussarela por exemplo, derrete e some. O queijo fresco ou minas, ficaria mais parecido com o queijo coalho??
Desde já agradeço.

boa tarde. caso eu não queira colocar o sal de cura e o antioxidante pois vou consumir no dia seguinte ao feitio, tem problema?

Olá. Conhece a linguiça defumada lulinha?

Olá a todos os amantes da Charcutaria.
Fiz a correção da quantidade de gordura e agora ficou show de bola.
Já fiz até a recheada com queijo coalho.
É bom demais ! ! !

Colocou qto a mais de gordura?

Olá a todos! Fiz minha primeira linguiça esse final de semana. Que emoção! Usei essa receita. Ficou um pouco seca, mas a esposa adorou ! ! !

Entendi. Vou seguir sua orientação e depois posto o resultado.

Sensacional!