Bacon caseiro com aroma de defumação

bacon caseiro

Meu primeiro bacon artesanal foi bastante simples, usei a receita mais básica possível, tanto nos ingredientes quanto no processo. Ficou bom, mas com sabor suave, delicado, um pouco longe da intensidade do bacon que estamos acostumados atualmente. Desta vez fiz o bacon usando o aroma natural de fumaça e alguns ingredientes adicionais para dar sabor mais intenso.

A fumaça líquida, ao contrário do que muitos pensam, não é um aditivo químico que imita o sabor e aroma da defumação, na verdade é a extração por vapor das partículas da queima da madeira, ou seja, é uma coleta da fumaça da defumação, sem qualquer química adicional. Posteriormente esse líquido é filtrado para purificá-lo de partículas indesejadas.

É uma receita fácil de ser reproduzida pois não requer equipamentos ou processos complexos.

Primeiro é preciso adquirir uma boa barriga de porco, que é uma camada de pele, gordura firme e pouca carne, proveniente da parte inferior do meio do porco, próximo às costelas do tórax do animal, na imagem abaixo é a parte denominada belly. A espessura vai variar bastante dependendo da origem do animal, porcos de produções de larga escala tendem a ter uma barriga fina, com espessura de 1,5 a 3 cm, já porcos de produções pequenas, criados soltos, podem ter uma barriga de 7cm de espessura.

cortes de carne de porco
Mapa de cortes de carne de porco

Desta vez consegui em uma casa de carnes uma peça mais espessa, mais bonita.

Ingredientes

  • 2kg de barriga de porco
  • 45g de sal
  • 45g de melado de cana
  • 2g de pimenta do reino moída
  • 1 dose de whisky
  • 4.8g de sal de cura (6,25% de nitrito e 93,75% de sal)
  • Duas colheres de sopa de aroma natural de fumaça
bacon caseiro
barriga de porco e temperos para o bacon caseiro

Acrescente todos os ingredientes secos e massageie até distribuir bem por toda a peça. Depois coloque o whisky e o melado espalhando com as mãos ou com um pincel culinário. A carne fica bem melecada, com adesão muito boa dos temperos.

bacon caseiro
bacon caseiro temperado

Coloque a barriga de porco temperada dentro de um saco plástico e feche bem para não vazar. Caso prefira coloque em uma vasilha de plástico tampada.

bacon caseiro
bacon caseiro temperado e pronto para curar

Coloque na geladeira e deixe curando por 10 dias. No meu primeiro teste havia deixado por 7 dias, mas percebi que com mais tempo o sabor iria desenvolver melhor. Vire o saco plástico ou a peça dentro da vasilha uma vez por dia.

Ao final dos 10 dias a peça deverá estar bem mais rígida. Caso ainda esteja muito mole, volte para a cura e deixe por mais 1 ou 2 dias.

Remova do plástico ou recipiente, descarte o líquido excedente e pincele a fumaça líquida por toda a peça.

bacon caseiro
aplicação da fumaça líquida no bacon caseiro curado

Coloque em uma assadeira e deixe na geladeira por mais um dia, a peça irá secar mais um pouco e a fumaça líquida será absorvida pela carne.

bacon caseiro
bacon caseiro pronto para assar

Remova da geladeira e asse em forno com a porta um pouco aberta por 3 horas. A temperatura deve ficar entre 90ºC e 100ºC, não mais do que isso pois a gordura não pode derreter e escorrer. Na tentativa anterior havia deixado por uma hora e meia, mas o interior ainda estava ligeiramente cru, desta vez dobrei o tempo e o resultado foi bem melhor.

Como podem ver na imagem abaixo, deixei o termômetro na lateral do forno, ajudando a manter semi aberta a porta do forno. A temperatura ficou estável em 90ºC ou quase 200ºF.

temperatura bacon artesanal

Após as 3 horas assando o bacon estará pronto!

bacon caseiro
bacon caseiro
bacon caseiro
bacon caseiro

Ficou muito diferente da versão anterior, que pode ser vista no post bacon artesanal. O sabor ficou intenso, o whisky apareceu, o aroma de fumaça também ficou presente, a cura mais desenvolvida, salgado no ponto certo. Caramelizou melhor que o anterior, portanto o melado deu bom resultado. Essa é uma receita que irei repetir bastante! Espero que gostem!

4.7 40 votes
Avaliações
4.7 40 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

61 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Fiz a receita , deixei por 11 no saco e 1 dia na geladeira fora do saco . Assei em forno por umas 3 horas e meia a 80 graus . Ficou perfeito usei fumaça em pó pq era mais barato que a liquida e o resultado foi perfeito. ótima receira farei mais vezes. proximo tentarei com lombo

Financeitamente compensou?

pode retirar o sal de cura? Ele tem nitratos e glutamato? Obg!

O sal de cura é obrigatório?
Já encontrei, não havia visto todos comentários.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre

Boa tarde…
Troquei dois ingredientes… melado por mel e whisky por cachaça mineira…
Ficou maravilhoso!!!

Pode ser armazenado na rede para embutidos e deixar fora da geladeira ?

Minha dúvida e se posso fazer essa defumação no Pastrami?

E quanto tempo você indica?
Obrigada

Boa noite!
Posso usar o sal de cura tipo 1 para está receita?

Muito obrigado pela sua atenção. Fiz o lombo canadense que você ensinou, ficou perfeito.

Olá!
Sua receita é interessante.
Minha dúvida é a seguinte: é possível produzir bacon caseiro sem adicionar açúcar ou melado na receita?

Posso usar açúcar mascavo no lugar do melado ?

Receita perfeita… estou chegando no décimo dia, diz uma coisa: é necessário lavar após tirar do saco plastico??, no meu caso usei vacuo. Grato e parabens pela receita be em compartilhar.

Olá, Eduardo! Como se deve armazenar esse bacon e qual o tempo de duração?

Obrigado pela resposta! Mais uma duvida que surgiu: a receita está pedindo “4.8g de sal de cura – instacure #2”. Não seria o instacure #1? (Pergunto pq na primeira receita de bacon artesanal era o #1)

Não encontro sal de cura na minha cidade. Será que consigo fazer sem??

Não estou encontrando na minha cidade o sal de cura. Dá certo sem ele??

amigo para fazer no defumador, como seria o processo…..seria depois dos dez dias, colocar no defumador sem a fumaça liquida ….e qual a temperatura e o tempo de defumação saberia me dizer?

Boa tarde! meu caro amigo uma duvida, a fumaça “liquido ou pó” so depois dos 10 dia que eu pincelo na carne?

Vou assar amanhã , porém não consegui comprar o termômetro, vou deixar no mínimo 180 com a porta um pouco aberta. E o primeiro teste. Porém na próxima já estarei com o termômetro. Vc indica qual.? Vi no ML um que coloca dentro do forno mas muita gente reclamou que o vidro escurece depois de 3 usos.

POR FAVOR, JÁ LI OUTRAS RECEITAS / MODO DE PREPARO DO BACON ARTESANAL COM FUMAÇA LÍQUIDA. PORÉM, NENHUMA INDICANDO QUE O BACON PRECISA SER ASSADO. DÚVIDAS: 1. O FATO DE ASSÁ-LO NÃO O FARIA PERDER A GORDURA, AINDA QUE PARCIALMENTE (JUSTAMENTE UTILIZADA COMO MEIO DE FRITURA POSTERIOR) ? 2. OUTROS MODOS DE PREPARO INDICAM A FASE “DE MATURAÇÃO” (POR EXEMPLO, EM GELADEIRA, SOB PAPEL MANTEIGA) COM PRAZO MINIMO DE 30 DIAS. É INCORRETO ? 3. QUAL O MELHOR PROCESSO DE MATURAÇÃO, NESTE CASO COM APLICAÇÃO DA FUMAÇA LÍQUIDA ? 4. E SE PODE SER FEITO COMO SUGERIDO NA QUESTÃO 2., O QUE DEVE SER APLICADO SOBRE A CARNE NESTA FASE (MATURAÇÃO) ? 5. QUALQUER QUE SEJA O PROCESSO (ASSADO EM FORNO OU CURADO EM GELADEIRA), PODE SER APLICADO TAMBÉM PARA A COSTELINHA SUINA OU HÁ DIFERENÇA ? MUITO GRATO.

OK. A PREMISSA MAIOR É A DE QUE NÃO HÁ UMA UNANIMIDADE. CLARO QUE RESPONDEU E AGRADEÇO. COMO VI ALTERNATIVAS, INCLUSIVE EM SITES “GRINGOS” E TENHO UMA FILHA QUE MORA EM NY, PARECE – MESMO – QUE ALTERNATIVAS ENTRE CURA, ASSADO OU DEFUMADO E UM “BLEND” ENTRE OS PROCESSOS, PERMEIAM O GOSTO DE CADA UM ! VEJA, POR EXEMPLO, O CASO DA “PANCETTA” ( CHAMADA PELOS NORTE-AMERICANOS DE “ITALIAN BACON”) QUE TEM – TAMBEM – AS MESMAS ALTERNATIVAS. UNS, INCLUSIVE, UTILIZAM A APLICAÇÃO DA PRIMEIRA FASE (CURA) UTILIZANDO ÁGUA PARA TOTAL IMERSÃO. JÁ OUTROS, NÃO. NOS EUA PREVALECE – APARENTEMENTE – O DIRECIONAMENTO PELA CURA “Ã SECO” E A DEFUMAÇÃO, NA SEGUNDA FASE. LÁ, ELES TEM ALTERNATIVAS DE “SMOKERS” QUE VÃO DESDE VERDADEIRAS “CASAS DE MADEIRA” PARA TAL FIM, COMO “GADJETS” PEQUENOS PARA DEFUMAÇÃO, NAS PRATELEIRAS DO WALMART. UNS TIRAM A PELE, OUTROS NÃO (A RECORTAM) E OUTROS A TIRAM, DEPOIS DE ASSAR. BOM, AGRADEÇO O SUPORTE. VOU TENTAR APLICAR AS ALTERNATIVAS DE CURA COM FUMAÇA LÍQUIDA + MATURAÇÃO NA GELADEIRA E CURA COM FUMAÇA LÍQUIDA + ASSADO EM FORNO BRANDO (PARECE HAVER UM DIRECIONAMENTO PARA 200 GRAUS DE FORNO DURANTE 90 MINUTOS – NUM PROCESSO MENOS DEMORADO) . OUTRA… Leia mais »

EM TEMPO: UM AMIGO DE SAMPA, UTILIZOU NA FASE DE CURA COM FUMAÇA LÍQUIDA, O SEGUINTE (PARA CADA KG DE CARNE) : 2 COLHERES DE SOPA DE FUMAÇA LÍQUIDA + 2 DE “BOURBON ” JIM BEAM BLACK + 2 DE KARO (NO LUGAR DO MALTE CANADENSE – 3 X MAIS CARO … COM “C” … KKK). INFORMA QUE DEU UM SABOR MESCLADO ENTRE O DEFUMADO, ALGO AMADEIRADO E DOCE. A CONFERIR.

Tudo bom, sempre faço em um defumador, mas como hj estou morando em um apartamento, gostaria de fazer em um forno convencional, poderia me dizer se a páprica defumada ajuda no gosto ou usar fumaça em pó e o suficiente?

É normal a carne ficar com um cheiro muito forte após curar? O meu tá fedendo, tô com medo de consumir…

pra assar tem que enrolar em papel alumínio?

Boa tarde preciso defumar umas carnes de porco com fumaça líquida, posso usar o tempero que eu quiser, é necessário o melaço de cana?? e carne bovina é o mesmo procedimento?? grato idervan
Andradina SP.

Amigo, será que dá pra realizar esse processo com lombo?

ótima receita , só uma duvida. vc assou em forno convencional a gás ou defumador?

Posso substituir o melaço de cana pois onde moro é difícil encontrar
Obrigado

boa tarde! é possível fazer sem o wisky? qual o papel dele na receita ? Onde se pode encontrar a fumaça líquida? obrigada.

OI BOM DIA,
GOSTARIA DE SABER DE POSSO USAR A FUMAÇA EM PÓ EA QUANTIDADE?

gostei muito da receita, vou experimenta-la. gostaria de saber aonde posso encontrar a cura liquida, obrigado.

Gostaria de saber, se ao invés colocar no forno por 03 horas semi aberto, colocar no defumador por umas 06 horas, será que ficaria legal também