Linguiça calabresa caseira defumada na panela

linguiça calabresa defumada na panela caseira charcutaria

Receita de linguiça calabresa caseira defumada na panela. A linguiça calabresa defumada é um dos embutidos mais amados do Brasil, vai bem em feijoadas, pizzas, fatiada em pratos com arroz e feijão, em lanches ou aperitivos em mesas de bares e restaurantes. Nas entradas, petiscos ou nos pratos principais, ela está em todos os lugares. Uma boa linguiça calabresa acebolada é irresistível! É uma linguiça levemente apimentada, com um toque defumado e consistência firme, bem compacta.

A linguiça calabresa não é italiana mas sim brasileira, sua receita foi elaborada no Brasil sob influência da imigração italiana. Acredita-se que tenha sido inspirada em uma linguiça italiana da região de Calábria, mas o seu nome deriva do uso da pimenta calabresa, indispensável em sua receita. Independentemente de sua origem é um produto nacional muito apreciado em todo o país, principalmente em pizzas.

Pela regulamentação técnica oficial a linguiça calabresa deve ser feita exclusivamente de carnes suína, curada e com sabor picante característico da pimenta calabresa. Pode passar por desidratação, cozimento ou defumação. No caso fiz defumada que é a versão mais comercializada. Caso queira um sabor mais elaborado, deixe a linguiça pendurada por duas ou três semanas para maturar. Veja também esta receita de linguiça calabresa curada.

Ingredientes da linguiça calabresa defumada

Pernil suíno limpo – 1531g; No meu caso a composição final ficou em 177g de gordura e 1354g de carne.
Sal – 30g ≅ 2%;
Sal de cura tipo 1 (6,25% de nitrito e 93,75% de sal) – 4g ≅ 0,25%;
Açúcar – 6g ≅ 0,5%;
Alho em pó – 6g ≅ 0,5%;
Antioxidante/fixador* – 4g ≅ 0,25%;
Pimenta calabresa – 6g = 0,5%;
Pimenta do reino moída – 4g ≅ 0,25%;
Páprica defumada – 4g ≅ 0,25%;
Água gelada – 100g ≅ 6,5%;
Erva doce – 6g ≅ 0,5%;
Mix rendimento** ≅ 30g – 2%;
Serragem macieira – 100g. Usei serragem de macieira mas pode optar por outras.

* O antioxidante/fixador é usado em conjunto com o sal de cura pois são ingredientes complementares. O sal de cura vai auxiliar na coloração avermelhada, sabor de curado e proteger de contaminações e ranço. O fixador/antioxidante potencializa esse efeito.

** Mix para Rendimento é um produto desenvolvido através da combinação de estabilizantes (tripolifosfato) e emulsificante (proteína vegetal) com a finalidade de deixar o produto mais suculento ao grelhar ou assar. Além disso também reduz a perda de líquidos da carne que será congelada e descongelada.

Dúvidas? Leia também Dicas para fazer linguiça caseira, Sal de cura o que é e quanto usar e Aditivos para embutidos.

Preparo da linguiça calabresa defumada

  1. Limpar a carne, reservando a gordura e descartando a pele/couro e ossos;
  2. Cortar a carne e em cubos de 1 ou 2 cm;
  3. Misturar a carne com o sal, sal de cura e antioxidante. Armazenar na geladeira por 24 horas;
  4. Moer a carne em disco médio ou grosso;
  5. Cortar finamente metade da gordura para obter pedaços decorativos, caso não queira pule esta etapa;
  6. Moer metade ou toda a gordura no disco fino e juntar à carne;
  7. Misturar bem a carne com todos os temperos com as mãos ou usando uma batedeira orbital ou misturadeira;
  8. Acrescentar a água e continuar misturando até a carne ficar bem pegajosa, grudenta. Aproximadamente 2 minutos;
  9. Embutir em tripa bovina torta, suína ou de colágeno calibre 30mm a 40mm. A tripa bovina torta é indicada para um formato de ferradura;
  10. Torcer ou amarrar de 10 em 10 cm com um barbante culinário;
  11. Defumar em uma câmara ou panela funda tipo caçarola.
  12. Na panela, manter a linguiça pendurada ou sobre uma grelha e no fundo da panela acrescentar as lascas de madeira ou serragem;
  13. A temperatura da defumação deve ficar por volta de 90ºC. Defumar até a temperatura interna da linguiça calabresa atingir 72ºC;
  14. Resfriar em água gelada logo após a defumação da linguiça calabresa;
  15. Armazenar bem embalada na geladeira por até 30 dias ou congelar por 3 meses.

Como defumar na panela?

Fiz a defumação desta linguiça calabresa em uma panela funda tipo caçarola com 28 cm de diâmetro e 40cm de profundidade. Pendure com varetas ou apoie as linguiças sobre uma grelha, acrescente serragem no fundo da panela e leve diretamente ao fogo, cuidado para manter a temperatura entre 90ºC e 100ºC para não assar as linguiças com calor excessivo, o que não é o ideal. É um processo bastante simples, basta utilizar uma panela funda. Tampe deixando alguma fresta e jogue um pouco de água de vez em quando no fundo da panela para que o vapor auxilie na obtenção da coloração. Usei serragem de macieira mas pode optar por outras. A defumação levou cerca de 2 horas.

4.8 23 votes
Avaliações
4.8 23 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

16 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Excepcional receita… parabéns… Deus te Abençoe imensamente…

Olá
Ela pode ser defumada em defumador ou tem que ser feito neste passo

Boa tarde Eduardo (fecula de mandioca) se iguala a proteina de soja

obrigado

Excelente Receita!!!!!!!!

Oque é mix rendimento

Eduardo, a aparência do corte é excelente, isso é apos o resfriamento? Pq estou fazendo calabresa neste exato momento e, como uma peça quebrou, consegui ver o interior e o aspecto nao é como a da sua, uma peça maciça, esta parecendo mais uma linguiça de churrasco, mas ainda esta quente dentro do defumador. A foto da peça cortada, ela estava resfriada quando foi cortada?

Outra pergunta, desse vez quanto a perda de peso, muitas calabresas industrias vem escrito cozido e defumado, isso significa que ela é cozida em imersão e depois defumada em estufa ou é cozida e defumada na mesma estufa? Achei que tive uma perda de peso muito grande na defumação, ai o produto acaba ficando com um preço elevado. Usei tripa de colageno e mesmo assim o produto ficou com aspecto bem desidratado e com uma perda na casa dos 30%. Como poderia corrigir essa perda, pq as industrializadas não tem esse aspecto desidratado.

Mas essa sua ai, ficou por 2 horas a 90°C em calor seco e ficou com aspecto de mais hidratada q a minha, e meu defumador é lacrado, chega a dar condensação de agua no vidro de inspeção durante o processo. To aborrecido com isso rsrsrs

ESTOU APRENDENDO A FAZER LINGUIÇA

Queria foi termômetro utilizado para medir as temperaturas?
Obrigado