Salame artesanal

Salame artesanal

O salame é uma das formas mais simples e exuberantes na arte do trato da carne. É uma alquimia que transforma um pedaço de carne cru em um produto extremamente saboroso e durável. Criar um produto de qualidade expondo um pedaço de carne ao tempo, sem absolutamente nenhum tipo de cocção é algo fascinante!

Preparar um salame é algo que requer tempo, atenção nos detalhes, higiene e olho atento nos problemas que podem ocorrer no decorrer do processo. É uma arte que requer um mínimo de conhecimento técnico e cuidados na execução. Qualquer um pode fazer um salame, mas é preciso motivação e paciência, tanto na aquisição de informações quanto no processo de preparo. Errar, jogar fora, pesquisar a origem do erro e começar de novo faz parte do processo!

O ideal é que já esteja familiarizado com o processo de fabricação de linguiças e que tenha certa prática com o processo de moagem da carne, trato do invólucro e enchimento, pois o salame é um passo adiante, caso nunca tenha embutido nada, leia o posto sobre como fazer linguiça. Se quer mesmo fazer um salame em casa, essa receita é a mais simples e recomendável para iniciar nessa jornada. É uma receita básica que leva apenas sal, agentes de cura, pimenta do reino e alho, mas o resultado é surpreendente principalmente para quem comeu apenas versões industrializadas.

O primeiro passo é ter um moedor de carne, que pode ser um manual de manivela ou automático caseiro, como este abaixo que uso da kitchenaid. Ele executa bem o processo de moagem, mas não é bom para embutir, abaixo falo mais sobre isso. É possível cortar a carne com a mão, mas é preciso uma faca excelente e muita, muita paciência.

kitchenaid moedor
kitchenaid com moedor

O próximo equipamento necessário é para embutir a carne dentro do invólucro. Uso a mesma kitchenaid com o adaptador para embutir, mas não é uma ferramenta boa pois é preciso fazer muita pressão para que o processo aconteça. Recomendo que adquiram um canhão vertical manual de 2 quilos. Infelizmente no Brasil eu desconheço um equipamento desse, se alguém souber de algum, por favor deixe a dica nos comentários.

kitchenaid com adaptador para embutir
kitchenaid com adaptador para embutir
canhão-de-embutir
Canhão vertical – recomendado

Fermentar e secar o salame é a parte mais desafiadora e necessita de um ambiente controlado, com temperatura e umidade específicas, variações podem ocorrer, mas não muito grandes. Para esta etapa utilizo uma pequena adega com controle de temperatura. A umidade controlo com um higrômetro dentro da adega e um recipiente com água e sal. Desta forma consigo acompanhar a umidade e aumentar ou diminuir a umidade com mais ou menos recipientes com água. É importante colocar sal nesta água para evitar a formação de bolor no recipiente.

dessecagem
Adega utilizada para a fermentação e dessecagem

Aditivos funcionais

Nitrato de sódio – é o famoso sal de cura que serve para dar cor, sabor e preservar. Pode-se usar nitrito de sódio, nitrato de sódio ou uma mistura de ambos, mas o nitrato é o mais recomendado para curas longas. Para entender melhor o sal de cura, leia o post Sal de cura o que é e quanto usar.

Cultura starter – serve para dar sabor,aroma e ajuda na prevenção de contaminação.

Sal de cozinha – Pode parecer só um tempero, mas é o ingrediente mais importante na preservação e sabor.

Invólucro/Tripa – Utilize tripa de colágeno ou natural. Compre uma com calibre elevado(40mm ou superior), corte no tamanho desejado e, caso uma das pontas não venha presa, amarre uma das pontas com um barbante. O mais fácil é comprar uma tripa já preparada para fazer salame, ou seja, já cortada no comprimento certo e com um grampo de aço ou barbante amarrado em uma das pontas.

tripa de colageno para salame
tripa de colageno para salame

Sequência de passos para fazer salame artesanal

  1. Escolher, limpar, moer/cortar a carne e a gordura;
  2. Adicionar os temperos e aditivos funcionais;
  3. Misturar bem para trabalhar a proteína(dar liga na miosina);
  4. Embutir;
  5. Fermentar em temperatura ambiente e umidade alta para desenvolver a cultura inserida(fermento cárneo);
  6. Dessecar, ou seja, maturar/secar o salame com temperatura e umidade controladas.

Ingredientes

  • 2 kg de pernil de porco;
  • 200g de gordura da barriga ou retirada da pele do próprio pernil, o importante é que a gordura seja rígida;
  • 50 gramas de sal (equivale a 2,5% do total de carne);
  • 6 gramas de sal de cura 2 (6% de nitrito, 3% de nitrato e 93,75% de sal) – (equivale a 0,3% do total de carne);
  • 10 gramas de pimenta do reino moída;
  • 30 gramas de alho;
  • 1/3 de xícara de vinho tinto (opcional);
  • 1/4 de xícara de água filtrada(para misturar a cultura);
  • 0,1 grama de cultura starter (bactérias láticas) para carnes;
  • Tripa natural bovina ou tripa de colágeno 45mm ou superior.

Preparo do salame artesanal

Prepare a tripa

Tripa natural bovina: enxague bem e deixe mergulhada na água enquanto prepara o restante.
Tripa de colágeno:  hidrate em água com 10%(1 litro de água e 100g de sal) de sal por 5 a 10 minutos.

Limpando a carne e a gordura

A carne pode variar, pode ser apenas pernil, paleta ou mistura de carne bovina e suína. O importante é comprar uma carne de boa procedência. Limpe-a, remova ossos, pele e o máximo que puder de tecido fibroso, nervos e tudo o que não for proteína. Aproveite para separar a gordura do pernil que também pode ser usada. Corte a gordura em cubos pequenos, de meio centímetro ou menos e a carne em cubos grandes de 2 cm.

Congele a gordura picada separadamente e refrigere bem a carne quase no ponto de congelamento, isso é importante para a gordura da carne não derreter durante a moagem.

Processando a carne e misturando os ingredientes

Moa ou corte bem finamente a carne. Dissolva a cultura na água filtrada e adicione juntamente com todos os demais temperos e aditivos, menos a gordura congelada, e misture bem até ficar bem pegajosa, grudenta. Depois que estiver bem misturada, adicione a gordura congelada até que fique bem espalhada. Retorne para a refrigeração.

Embutindo

Deixe sempre um espaço no final da tripa para conseguir fechar a extremidade, pode dar um nó, prender com um grampo específico ou amarrar um barbante. Após ter enchido todas as tripas, fure com uma agulha esterilizada qualquer bolha de ar que houver, também faça furos aleatórios por todo o salame para facilitar a dessecagem.

salame artesanal cru
salame artesanal cru

Fermentação

Esse processo é importante pois possibilitará que a cultura adicionada prospere e acidifique o salame, reduzindo as chances de aparecimento de outros organismos contaminadores.

Deixe o salame repousar em temperatura ambiente e umidade elevada, por volta de 80%, durante 12 horas. Nesse tempo a cultura adicionada irá proliferar rapidamente inibindo o surgimento de outros organismos nocivos.

Maturação

Esse processo é longo, pode levar entre 20 e 60 dias dependendo do ponto que deseja, quando mais tempo, mais saboroso e rígido o salame ficará.

O importante é manter a temperatura em aproximadamente 14 graus. Já a umidade, deixe nos primeiro 5 dias em 80% e depois disso abaixe para 70%. Mantenha essa umidade até o final do processo. Particularmente prefiro mais tenro, então deixo entre 20 e 30 dias. Vejam nas fotos que este salame que fiz está com o miolo ligeiramente mais claro que o exterior, isso porque ainda tem uma quantidade boa de umidade. Se ficasse mais 10 ou 20 dias estaria todo escurecido e bem mais rígido. Mas é uma questão de gosto!

salame artesanal
salame artesanal
Salame artesanal
Salame artesanal fatiado
salame artesanal
salame artesanal

Mofo

É normal aparecer mofo no salame durante a maturação, caso isso ocorra siga as instruções do post Mofo no salame e em outros embutidos.

Conservação

O ideal é remover a tripa, limpar, passar azeite e embalar bem, preferencialmente a vácuo, e refrigerar, desta forma o salame durará por, no mínimo, 90 dias. Caso não tenha seladora a vácuo, embrulhe com várias voltas em filme pvc e mantenha refrigerado.

4.8 26 votes
Avaliações
4.8 26 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

114 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Boa noite,

Parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar para que possamos aprender mais a respeito.

Tenho dúvida em relação a utilização da cultura starter, é realmente necessária? Posso substituir por vinho/vinagre sem perder a qualidade do produto? Estou falando em produção caseira, de poucas peças para consumo próprio.

Obrigado, alguma medida específica para vinho? Devo fazer cerca de dois kg pra um teste inicial.

Boa tarde posso secar o salame em uma área da casa cobertura de telha de barro somente ventilação natural

O meu salame ficou muito seco, fem alguma produto que eu posso colocar.

Bom dia, Eduardo fizemos o salame, deixamos 3 dias entre 23- 24graus com umidade 85-90, levamos ao defumador a frio por 3 horas e então levamos à camara de maturação entre 12-13 graus e 70-75 de umidade na data de 03/06 com peso de 504gr. E hoje já está com 338gr. Estou achando perda de peso muito rápida. E normal? Estaria pronto para consumo?

Eduardo boa tarde. Parabéns pelo seu trabalho. Fiz meus primeiros 2 salames neste fim de semana. Não achei sal de cura e usei mistura pronta da Aglomax Salame e adicionei alguns ingredientes a mais. Usei Yakut como fermentador. Estou deixando 3 dias suspensos em temperatura ambiente e depois vou passar para uma adega exatamente como a que vc descreve no site. A dúvida é se usando Yakut este período de fermentação em temperatura ambiente é correto ou melhor colocar na adega no princípio do processo?

Obrigado pela sua atenção.

Mais uma vez obrigado pela sua atenção.

Bom dia Eduardo, dando sequencia nesta consultoria, hoje pesei os salames. Em 5 dias perderam 26% do peso, estou usando uma adega como câmara de maturação e secagem, esta atingindo 14C e 78% de umidade. Usei Yakult e não notei ainda a formação do mofo branco. Pergunto: 26% nos primeiros 5 dias é normal? segundo; a partir de quantos dias começa a formar o mofo branco, alias, tem que formar o mofo branco. Pretendo deixar secando até atingir 35% ~40% de redução de peso..
Obrigado mais uma vez pela sua atenção…

Grato pela resposta, e pelos otimos precos da loja…

Bom dia Eduardo, uma duvida, li algumas respostas e observei qua nao a necessidade de deixar o salame por tres dias para cura longa correto? Qual o tempo ideal no caso para efetuar a defumacao a frio apos o salame pronto..?

Boa Noite!
Qual seria o melhor vinho para temperar o salame?

Muito obrigado!

Boa noite,
Me ajude por favor… eu estou fazendo meu primeiro salame, temperei a carne com temperos a gosto normalmente e sal de cura 2, adicionei vinho 180ml em 2kg de carne suína. Eu só deixei descansar por 6 horas na geladeira e depois ensaquei na tripa de colágeno e furei todinha com agulha.
Deixei eles pendurados na minha cozinha coberto com um guardanapo de pano onde pretendo deixar por 3 dias antes de por na geladeira , mas o detalhe é que com 24 horas fui tirar o guardanapo para dar uma olhada e de um lado deles ficaram escuro, provavelmente o lado que pegou mais claridade e já tem um pouco de mofo branco.
A parte da ponta onde esta pendurado ficou mais escuro também, isso é normal ou meu salame já deu sinal que esta estragando?
Achei este site agora e vou seguir as receitas daqui de agora entediante. Desde já agradeço!!

Muito obrigado pela grande ajuda Eduardo, um forte abraço!

Boa noite. Sabe dizer como eh possível controlar a umidade numa adega de vinho. Não consigo por exemplo deixar com 70% e em outro momento aumentar para 80%. Adicionando um pote com água e sal contribui para aumentar e removendo o mesmo pote diminui. Grato por qualquer dica a respeito.

Adquiri um salame artesanal que perece “fresco” pois ainda não está com aquela aparência curtida. Quando me venderam apenas disseram que em 3 ou 4 dias estaria como os demais “curtidos”. Parece que não é bem assim. O que devo fazer com ele neste estágio em que está ainda “mole”, deixá-lo ao ar livre ou na geladeira?

Obrigado Eduardo! Valeu a dica! Forte abraço!

Boa tarde! Eu vou fazer alguns salames e vou utilizar a cultura, tenho uma duvida, a cultura depois de aberto como faço para guardar o restante, pois vou usar pouca coisa, e outra duvida é se é obrigatório usar a cultura na produção do salame?
Abraço.

Boa Noite Eduardo
Primeiramente parabens pelo site e dicas, tem ajudado e muito.
Fiz a minha receita de salame.
Deixei fermentando por 48 horas em temperatura ambiente. Fiz uma receita com a cultura sbm 11.
Ensaquei em tripa de colageno 50
Apos as 48 horas, pendurei em uma camara / geladeira improvisada onde controlo a temperatura e umidade atraves de um termometro diariamente entre 12 e 14 graus e umidade entre 70 a 85.
Apos os 7 dias notei que a perda de peso foi muito rapida, em torno de 27%.
Visto que vejo em varios comentarios e dicas suas que perde em torno de 40% entre 14 a 21 dias, ou ate mais tempo.
E os salames nao estao tao secos pela quantidade de peso perdida ja.
Isso é normal? O que pode estar ocorrendo?
Talvez quando perder uns 40% estarao consumiveis, mas mais macios do que secos?
Pode ser a temperatura?
Ainda nao notei nenhuma presença de mofo.
Abs e muito obrigado

Boa noite Eduardo.
Apos 4 semanas os salames perderam de 40 a 45% do peso.
O sabor esta muito bom.
Na tripa de colageno de 60 desgrudou um pouco, mas ao abrir ficaram consistentes.
Na tripa de 50 nao desgrudou. Colou. Mas ficou um pouco mais mole no meio.
Acredito que na proxima preciso amassar a massa mais.
Agora posso guardar eles na geladeira normalmente com a tripa ou devo tirar a tripa para guardar?
Quanto tempo dura na geladeira?
Ah nao notei nenhuma presença de mofo por volta dos salames.
Mais uma vez muito obrigado pelas dicas.
Abs

Bom dia Eduardo!
Eu deixei pendurado dentro de uma geladeira no minimo do minimo, com vasilhas de água para ter umidade. E fazia a medição todo dia, porém, oscilou um pouco de 10 a 14 graus. E Umidade baixava também. Talvez por isso mesmo então de ressecar por fora. Vou providenciar agora um controlador de temperatura e umidade.
Obrigado.
Abraços

Boa tarde,
Eduardo,
Fiz novamente uma receita de salame, porém desta vez arrumei um controlador de temperatura e umidade para minha geladeira.
A perca de peso agora está mais devagar que o método anterior. Creio que desta forma vai secando aos poucos, ficando um salame mais uniforme por completo.
Desta vez também apareceu mofo branco, e a cada 3 dias retiro o mofo com água, sal e vinagre.
Normal a cada 3, 4 dias o mofo voltar?
Obrigado,
Abraço,

É um mofo liso sim que sai um pó.
Vou tentar manter em alguns salames para comparar o produto final, mas acredito que com essa superficie vá drmorar mais para perder o peso desejado.
Abs e obrigado mais uma vez

Ola amigo! meus parabenas pelo site.
tenho uma curiosidade tenho uma remeça de salame que esta em maturação faz 30 dias gostaria de troca o papel manteiga pq esta muito largo… teria algum problema ?

olá, fiz o meu primeiro lote de salame (experimental ainda) eocorreu dois problemas, eles ficaram quebradiços, mas ja vi q pode ser porque bati pouco a massa
o outro problema é q a tripa soltou do salame, fazendo com q ele tenha uma aparencia grosseira, o q pode ter acontecido?
quanto ao sabor, ficou uma delicia
como fermento, usei kefir, hehe

usei tripa bovina seca, eu estava pensando que talvez fosse pelo fato de que eu limpei algumas vezes com solução de agua, vinagre e sal.

Gostaria de saber se o salaminho pode ser feito sem a cultura ou a bebida láctea??
Pois onde moro não encontrei esse cultura pra adicionar ao salame

Bom dia! Comprei o sal de cura da empresa Duas Rodas chamado cura 0318/0003 101. Consta na composição 85% de cloreto de sódio, 9% de nitrito de sódio e 6% de nitrato de sódio. Gostaria de informação sobre a quantidade que devo utilizar em 1 kg de carne + toucinho para fabricação de toucinho? Informo que a recomendação para a fabricação de linguiça calabresa é de 90g por 100 kg de linguiça.

Olá Eduardo, parabéns pelo site!
Já fizemos muito salame colonial, e estamos pensando em voltar a produzir e usar sua receita, mas tenho uma dúvida, será que poderíamos substituir a carne suína por de cordeiro? Alguém já fez esse teste?

Boa noite Eduardo.
Estou começando a abrir alguns dos salames que ja perderam cerca de 30% do seu peso , o sabor esta muito bom , mas infelizmente , na sua parte de dentro não ficou uniforme , apresentando vários buraquinhos , não ficando com um aspecto desejável , bonito como a foto que ilustra este post , vc saberia me dizer porque ele ficou cheio de pequenas partes vazias dentro dele , seria o ar , apesar d ter furado a tripa .

Bom dia Eduardo
Obrigado por dividir seu tempo e seu conhecimento.
Moro em Manaus aqui só temos as duas estações verão e inverno, no verão atemperatura chega quase os 40graus, o preço do do salame e muito caro.
Gostaria de fazer salame artesanal curado em temperatura ambiente, mais gostaria de faze- los apenas com sal de cura e os ingredientes base.

Dúvidas: não tenho nenhuma receita , quanto tempo fica em temperatura ambiente.
Agradeço desde já.
Antônio Luís.

Como você diminui a umidade 80% para 70%? Diminuindo a água do pote?

Boa noite, já fiz vários cursos de embutidos e defumados, mais nenhum de salames, tenho feito por orientação de um funcionário da Aglomax Presunto da Dicarne, o qual me orientou para colocar em um porão que eu tenho em casa, tem ficado bom, só que tem alguns que quer mela, oque devo fazer.

Boa noite, a maior parte ficam bons, criando o bolor e uns formam o bolor mais a tripa fica meio melada.

Eu não entendi a respeito da cultuta ( fermento), no pacote diz que 20Gr é para 100Kg de carne e voce manda colocar 10Gr de cultura em 2Kg de carne…Me tire esta duvida por favor

Isso é uma arte. Parabéns meu caro.

Posso usar uma geladeira + higrômetro + termômetro? Conjunto exclusivo para esse fim.
Dá certo?

Obrigado

obrigado! Vou fazer um teste.

Boa Noite encontrei condimentos no mercado livre (temperos para salame) sera que é completo, tem todos os temperos na mesma embalagem,o que você acha sera que é confiavel?

bom dia Eduardo…

já a algum tempo venho produzindo linguiças caseiras e com um alto índice de de aceitação por conta do sabor natural (não utilizo conservante), estou interessado em dar um passo adiante e produzir salame mas da forma antiga (apenas com a defumação em câmara específica). De acordo com o seu conhecimento, vc acha que é possível obter um salame de qualidade dessa forma?

Boa tarde Eduardo…

A ideia é exatamente essa, realizar a defumação quente até acertar o ponto (sei que vou perder alguns kilos até acertar, mas está dentro do esperado) nesse caso pretendo utilizar a tripa natural suína, mas caso seja muito fina, posso migrar para a tripa bovina e analisar se os resultados são melhores!

Bom dia Eduardo.

Parabéns pelo site e por dividir seu conhecimento conosco. Tenho uma dúvida sobre o starter para fermentação de salames e embutidos. Não consegui comprar em nenhuma loja especializada, pois algumas exigem cnpj e outras não estão vendendo o produto. Qual produto que posso substituir e em qual proporção pode ser usado ?

Muito Obrigado

Bom dia,

Por favor, alguém pode me informar aonde eu encontro Fermento cárneo.

Muito obrigado

Olá, mestre Eduardo, sou um apaixonado por salame e adepto do faça você mesmo. Já vi na internet pessoas fazendo câmara de maturação em geladeira velha (sem uso). Deixam a geladeira sem nada por dentro, colocam só pra resfriar e adaptam umidificadores, termômetro, higrômetro e aparelhos que autorregulam temperatura e umidade, fazendo com que atinja-se os índices recomendados. Você aconselha? Existe algum problema? Alguma dica? Já que não to podendo comprar uma adega no momento.

Boa tarde, gostaria de saber se o salame precisa defumar.

Obrogado.

Bom noite, você poderia indicar algum curso online de charcutaria de sua confiança? Desde já agradeço.

Ola Luis, eu não sei de nenhum curso online, mas fiz um curso de charcutaria com Sauro Scarabota do restaurante Fricco em São Paulo. Ele tem cursos aos sábados das 9 as 12 da uma olhada no site do restaurante e facebook