Receita de salame italiano cacciatore

salame cacciatore

Cacciatore significa caçador em italiano e originou-se do consumo deste salame durante as caçadas, pois era fácil de transportar e não estragava. Costuma ter de 15 a 18 centímetros de comprimento e é curada com especiarias, vinho e ervas. É ótima para acompanhar um bom queijo e um pão italiano.O salame cacciatore é um salame fermentado relativamente fácil de fazer, mas pode ser um desafio por conta das temperaturas e da umidade. É fino, embutido em tripa de porco que facilita o processo de cura/secagem. Salames mais espessos costumam usar tripa bovina ou tripa de colágeno, que são muito utilizadas nos salames comerciais de frigoríficos. Pode-se curar esse salame em duas semanas, mas o ideal é aguardar pelo menos um mês para obter um resultado melhor.

Pode-se alterar os temperos da forma que preferir, apenas aconselhamos não modificar o sal, o sal de cura e o açúcar, que são os ingredientes chaves no processo de produção.

Ambiente e utensílios

  • Um umidificador ou um local com umidade do ar próxima a 85% para fermentar o salame;
  • Um local para curar/secar os salames após a fermentação, preferencialmente com umidade próxima a 80% e temperatura entre 12ºC e 14C;
  • Tripas de colágeno calibre 50mm com 30cm de comprimento, cortadas e grampeadas ou amarradas de um lado;
  • Um moedor de carne com disco grosso ou uma faca bem afiada para picar a carne finamente;
  • Uma ensacadeira/canhão ou um funil para embutir os salames.

Receita de salame italiano cacciatore

  • 1.8 kg de carne de porco(paleta, pernil);
  • 400 g de gordura de porco(barriga);
  • 40 g de sal;
  • 20 g de açúcar;
  • 6 g de sal de cura (6% de nitrito, 3% de nitrato e 93,75% de sal);
  • 6 g de antioxidante a base de eritorbato de sódio;
  • 2 g de alho em pó ou desidratado;
  • 1 g de cominho;
  • 3 g de pimenta do reino;
  • 3 g de páprica doce;
  • 0,1 g de cultura starter (bactérias láticas); 
  • 60 g de água;
  • 60 g de vinho tinto.

Preparo do salame italiano cacciatore

  • Refrigere a carne e a gordura por uma hora. De preferência deixe um tempo no congelador para que fique quase congelado(4ºC);
  • Corte a carne e a gordura em cubos de aproximadamente 2 cm. Retire o máximo de nervos que conseguir;
  • Misture a carne, gordura, temperos, o sal e sal de cura e refrigere novamente por uma hora. É fundamental manter sempre bem refrigerado para que a gordura não derreta durante o processo;
  • Moa usando o disco grosso ou pique bem fininho, com cerca de meio centímetro;
  • Adicione a cultura starter na água e deixe por 5 minutos;
  • Retire a carne da geladeira e coloque na batedeira(preferencialmente orbital com a pá plana), adicione a cultura starter misturada na água e o vinho, misture em velocidade baixa por 2 minutos ou até que a mistura fique pegajosa;
  • Coloque a mistura no ensacador de linguiça e encha a tripa. Deixe uma sobra para amarrar a ponta com barbante;
  • Fure quaisquer bolhas de ar que aparecerem com uma agulha fina;
  • Agora será preciso iniciar a fermentação da cultura starter adicionada. Para que o processo ocorra é preciso manter a umidade elevada, pendure e use um umidificador para manter a umidade no ambiente;
  • Deixe por 24 a 48 horas. Esse momento é importante pois a cultura starter deve prosperar impedindo que outras colônias proliferem;
  • Ao final da fermentação inicie a cura/secagem em ambiente frio(entre 12ºC e 14ºC) e com umidade média(entre 70% e 85%), mas não totalmente seco. Deixe secando por 2 a 6 semanas antes de experimentar;
  • O salame estará pronto quando perder entre 30% e 40% do peso inicial.
  • Guarde na geladeira ou embalado à vácuo no freezer.
salame cacciatore
salame cacciatore
4.8 23 votes
Avaliações
4.8 23 votes
Avaliações
Se inscrever
Notificação de

172 Comentários
novo
antigo mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Olá, tudo bem? Qual o peso, em média, de uma receita de salame italiano finalizado?

Olá, Letícia. Um salame comercial vai ter, em média, 300g. Mas o peso final varia conforme o diâmetro da tripa utilizada e o tempo de maturação. Quanto mais maturado é o salame, mais água ele perde, consequentemente mais leve será.

Não utiliza carne de boi(vaca)????

Este salame só usa carne de porco.

Ola! parece que existe um erro na quantidade de cultura indicada na receita. O Correto pela proporção indicada não seria 0,3g de cultura ao invés de 1g? Ou me enganei?

Oi Thiago. Varia conforme a cultura, não lembro qual foi utilizada nesta receita. O ideal é seguir sempre a proporção indicada na embalagem do produto adquirido. O excesso é desperdício, mas não chega a atrapalhar pois a proliferação da cultura é limitada pela quantidade de açúcar da receita, que regula a acidez. Vou reduzir na receita para ficar na proporção mais comum das culturas disponíveis atualmente no mercado. Obrigado pelo aviso.

gostaria de saber se o vinho tinto é suave ou seco?

Vinho tinto seco.

muito obrigado

Boa tarde,
Se o salame cacciatore era levado nas caçadas justamente porque não estragava, porque tenho que manter ele refrigerado ou até no vácuo (em geladeira) depois de pronto.
Não poderia ficar (sem prejudicar sua longevidade) pendurado na cozinha ou em outro local protegido?

Obrigado

Oi Jerry. Sim esse tipo de produto pode ficar pendurado por um bom período. Mas geralmente ele tem mais durabilidade em ambientes mais frios. O Brasil no geral é bem mais quente do que as médias da Europa, onde os produtos foram inicialmente concebidos.

Boa tarde. Estou fazendo o salaminho curtido em geladeira. Já tem 30 dias de embutido e já perdeu pouco mais de 30% do peso. Vem curtindo bem, de fora para dentro. Mas, o miolo, está demorando muito pra compactar. Há o que possa ser feito pra acelerar um pouco mais o processo, afim de que ele cure por completo?

Oi gostaria da sua ajuda esses são meus primeiros salames eles estão com 9 dias de maturação usei yakult na massa, mas estou preocupado pois o mofo branco está demorando a sair. Tem alguns q estão com pontinha de mofo cinza peludo eu acho. Olhe a foto por favor. O q eu faço, espero mais um pouco pra ver? Burrifo yakult por fora dos salames? Eu limpo o salames com mofo ruim como?

Oi Fabio, limpe os salames esfregando um pano embebido em salmoura – 200ml de água + 20g de sal). Limpe sempre que surgir esse tipo de mofo. Sobre omofo branco, o yakult não promove esse tipo de mofo, o yakult é uma bacteria lática que vai ajudar na proteção pela acidificação. O mofo branco é promovido por outro tipo de cultura, que é a cultura mold penicilium. Que é esse produto: Cultura Mold Penicillium

quanto tempo pra entregar em mg? cep 30642310 cobra frete?

Para o CEP 30642-310 o frete por Transportadora(6 a 7 dias) fica R$ 19,35. Podendo variar conforme o peso.

Boa tarde, vou fazer salame para consumo vcs tem cultura para eu comprar ?

Temos sim, tanto a cultura starte quanto o fungo branco para proteger de outros mofos: https://charcutaria.org/categoria-produto/culturas-starter/

Boa tarde, vcs tem cultura para salame?

Vi variantes de receita de salame cacciatore na internet, principalmente na carne. Uma delas é 60% carne de porco e 10% copa e uma terceira, 100% copa suina.
Você simplificou ou as outras é que sofreram alterações ?
Ainda….a câmera de fermentação minha tem ficado em torno de 26 graus, com umidade de 80%. Essa temperatura mais alta pode prejudicar a fermentação ?

Boa tarde,
como eu sei que um salame fermentou e esta pronto para cura?
Ele solta algum cheiro na fermentação?
Obrigado.

Nao tem video deste salame ?

Oi Fernando. Não, este não foi filmado. Na época ainda não publicávamos no youtube.

Temos esses dois com vídeo:
https://charcutaria.org/receitas/salame-artesanal-feito-na-geladeira/
https://charcutaria.org/receitas/salame-de-cordeiro/

Olá. Esta deve ser minha próxima receita. Na minha estufa, não tenho problema com a umidade pois uso um umidificador mas a temperatura chega até os 26ºC. Algum problema dela estar um pouco mais alta do que recomenda ?

Oi Fernando, esse salame é muito saboroso! Nessa temperatura a chance de ocorrer alguma contaminação é bem maior. O que pode fazer para minimizar os riscos é acrescentar uma boa porcentagem de sal – perto de 3% – e uma boa dose de vinho para acidificar. Outra sugestão seria uma defumação a frio por 2 ou 3 horas logo após ensacar. A defumação também auxilia na proteção. Abraços!

O meu Salame não vai cultura Stater Carne Lyocarne Salame Copa, ele está ficando com uma cor amarronzada escuro e duro, depois da cura na geladeira. Porque isso acontece?

Oi Claudemir. Como foi esse processo na geladeira? Embutiu a massa do salame na tripa de colágeno ou natural e pendurou na geladeira? Usou mais algum invólucro ou só a tripa? Mediu a temperatura ou a umidade dentro da geladeira?

Dê uma olhada neste post e vídeo sobre salame feito na geladeira.

Caro Eduardo, como consigo obter o gosto do salame italiano próximo ao que se vende no mercado? Obrigado.

José, no geral é uma combinação carne suína(70% a 80%), gordura(20% a 30%), sal(2,5% a 4%), nóz moscada, alho, açúcar, pimenta do reino e alguns acrescentam o glutamato monossódico. Pode haver variações, mas a base é essa. Vendemos um tempero que tem essa base, se quiser testar https://charcutaria.org/produto/tempero-para-salame/

Olá colegas, vou tentar fazer esse salame utilizando Yakult. Posso adicionar o vinho + Yakult ou é um ou outro? Obrigado!

Pode utilizar o vinho mais pelo sabor pois a acidificação estará sendo garantida pelas bactérias láticas do yakult. Não esqueça de adicionar um pouco de açúcar para as bactérias terem o que consumir para gerar o ácido lático.

Obrigado pela dica amigo Eduardo. Então como teste vou por a quantidade da receita em Yakult, sal de cura2 e antioxidante e vou inserir apenas 50% da quantidade de vinho. Um abraço!

Olá Eduardo, mesmo seguindo a receita utilizando 10ml de Yakult por kg e ambiente de fermentação em 22~24º não consegui obter um produto com mofo branco em seu exterior. Talvez não consiga mesmo sem uma cultura de fato, correto?? O fato de estar 72hrs fermentando, sem aparição de mofo, pode comprometer o produto? Obrigado pela atenção.

Receita sempre se passa em peso, (gramas) essa é forma correta, uma receita não pode começar em gramas e terminar em medidas caseira como colher, xícara, copo etc, tem que ser tudo em gramas, até água e vinho.

PELO QUE PODEMOS SUBSTITUIR O STARTER?

Oi Jefferson, pode dispensar a cultura starter caso vá usar vinho ou outro acidulante na receita.

OLA
PELO QUE PODEMOS SUBSTITUIR O STARTER E QUE TEMOS EM CASA, PODE SER LEITE?

Oi Jefferson, pode dispensar a cultura starter caso vá usar vinho ou outro acidulante na receita. Só não terá o sabor e aroma adicionais deixados pela cultura starter. Leite não é recomendável, muitos utilizam yakult, que é uma cultura lática(gera ácido lático).

OLA!
O QUE PODE SER COLOCADO NO LUGAR DO STARTER E QUE TEMOS EM CASA ?

Oi Jefferson, pode dispensar a cultura starter caso vá usar vinho ou outro acidulante na receita. Só não terá o sabor e aroma adicionais deixados pela cultura starter.

Onde comprar cultura starter,sal para cura

Olá Marco Antonio, clique nos seguintes links para comprar SAL DE CURA e CULTURA STARTER.

Ja’ e’ a terceira vez que tento fabricar salame com outras receitas, agora segui esta, mas ainda tenho duvidas: aqui diz para usar ate um humidificador para 80% de humidade e ja em outras receitas e’ pedido para deixar um ventilador ligado 24 horas para secar os salames. Alguem pode me esclarecer se muitas maneiras de se fabricar salame??????

Oi Benetoli, há tipos de salames com processos diferentes. Salames coloniais típicos do sul do Brasil, por exemplo, passam muito pouco tempo curando e são consumidor ainda moles. Há outros salames que passam por defumação. Para esta receita especifica, de origem italiana, a umidade é mantida para que a perda de peso(evaporação) seja lenta e gradual. Caso o ambiente esteja muito seco o exterior do salame vai ressecar e endurecer. Uma ventilação lenta deve sim ser mantida durante todo o processo, mas não um ventilador forte, tem que ser apenas uma movimentação de ar lenta. Caso ainda não tenha iniciado a produção, indico que siga a receita que fiz do Salame Italiano Toscano Finocchiona. Fique à vontade para perguntar caso surja qualquer dúvida durante o processo. Abraços!

Muito bom esse site. Estou feliz demais de tê-lo encontrado. Estou com vontade de fabricar linguiças e salames artesanais e estou repleto de informações agora. Ainda assim, ficaram algumas dúvidas bem particulares: Tenho uma adega subutilizada aqui. Ela é escura por dentro. Será que, ligada, seria um ambiente propício para armazenar os salames? Será que já garantiria a umidade necessária para a fabricação? Com relação à umidade, penso que só pelo fato de morar em Salvador já tenha uma umidade razoável no ar, embora o clima daqui seja de moderado a quente. Vocês sabem o que eu faria para regular essa umidade, caso use a adega? Já sou grato a vocês, mas serei ainda mais caso obtenha alguma resposta. Abração!

Oi Luciano, tenho um higrômetro analógico que deixo dentro da adega monitorando. Regulo a umidade acrescentando ou removendo potes/copos com água e sal(para evitar o mofo). Se a umidade está baixa coloco mais potes com água dentro da adega e vice-versa. É uma forma bastante simples e barata para iniciar as experiências. Em ambientes maiores é possível usar um umidificador, mas numa adega não há espaço para isso e a solução dos potes tem resolvido. Pesquise a previsão de umidade do ar de Salvador, se ficar constantemente entre 70% e 80% nem precisará se preocupar com isso. Boa sorte e qualquer dúvida é só falar que tento ajudar no que souber. Um grande abraço.

Muitíssimo obrigado, Eduardo! De fato, a umidade do ar em Salvador parece ser boa para o nosso intento, regulando em torno de 75% a 80%. Fiquei agora com novas dúvidas: De acordo com a receita, num primeiro momento, é necessário deixar o salame por 24h a 48h em um ambiente bem úmido, mas não diz se tem que ser frio ou não. Qual a temperatura e a umidade ideal para esse ambiente? Quero saber isso para entender se devo ou não colocar o salame na adega já no primeiro momento. Após essa primeira etapa, o salame vai para um ambiente resfriado, com umidade média. Qual seria a umidade ideal também nesse momento? Por fim, explico que vou tentar fazer com yakult e, durante o processo, vou borrifar com a água de queijo brie. E falta-me ainda improvisar uma ensacadeira por aqui. rsrsrs

Abração!

Luciano, as primeiras 48 horas são deixadas em temperatura ambiente para que ocorre a fermentação inicial da cultura láctea(yakult no caso). Nesta fase a temperatura geralmente deve estar entre 20 e 25 graus, mas como aí deve ser mais quente do que isso recomendo que deixe entre 12 e 24 horas. Quanto mais alta a temperatura deixe menos tempo nesta fase. Depois pode transferir para a adega com a temperatura de 12 a 15 graus e umidade de 70% a 80% e deixar assim até o final. Para embutir quantidade pequenas pode tentar usar um funil grande e o cabo de uma colher de pau para socar! Um grande abraço, depois conte como ficou.

Maravilha, Eduardo! Muito obrigado pela ajuda. Com certeza darei um retorno. Abração!

Parabéns pelas explicações, todas bem colocadas e atendendo bem a quem pergunta. Sou leigo em charcutaria e queria fazer salames desses tradicionais para vender. Eu morava perto de uma fábrica de embutidos que faziam e logo entregavam, ou seja, não passava pelo processo demorado de cura, você tem alguma receita desse tipo de salaminho?

Olá Afonso, há salames com cura rápida, mas são mais úmidos e moles. Na região sul são bastante consumidos como salame colonial. Dê uma olhada nessa receita básica de salame rápido. Outra coisa é que quanto menor for o calibre mais rápido irá secar.

Senhores
Quero usar o salame com o yakult, tentei a primeira vez com os produtos Kraki, comprei todos para Salame italiano e não tive bons resultados, proliferaram um fungo viscoso e no final de 20 dias alguns germes surgiram o que certamente descartei os salames para consumo.
Gostaria que me fornecessem um passo a passo para este salame acima, trocando a cultura por yakult que acho mais facil localizar.
se puderem me ajudar no email ou mesmo whatz agradeço.
pri_msr@yahoo.com.br
(67)992368094.

Muito bom!!!

Está de parabéns o administrador do site, uma pérola no mundo dos embutidos.

Bom dia . Curto demais as noticias de charcutaria que aqui são postadas. Porem gostaria de abrir um parentese nesta receita. Foi dito para colocar 20 gramas de cultura T-SPX(ou outra marca e medida recomendada pelo fabricante); nesta receita . Esta quantidade é para 100 kg de carne e não para a quantidade proposta aqui. abs

Bom dia!
Seu site está realmente de parabéns! Fiz sua receita de bacon artesanal e ficou maravilhoso.
No caso do salame, para utilizar yakult, qual seria a proporção?

Oi Alexandre, que bom que aprovou a receita! Eu gosto muito do bacon artesanal. Sobre o yakult a proporção que pode usar é de 1 potinho para cada 2 ou 3 quilos de massa. Um grande abraço!

Quero usar o salame com o yakult, tentei a primeira vez com os produtos Kraki, comprei todos para Salame italiano e não tive bons resultados, proliferaram um fungo viscoso e no final de 20 dias alguns germes surgiram o que certamente descartei os salames para consumo.
Gostaria que me fornecessem um passo a passo para este salame acima, trocando a cultura por yakult que acho mais facil localizar.
se puderem me ajudar no email ou mesmo whatz agradeço.
pri_msr@yahoo.com.br
(67)992368094.

Pelo que notei o problema não está na receita, mas sim na infestação por algum fungo indesejado. Sugiro que limpe a câmara de maturação com água sanitária para eliminar o mofo presente, depois compre e borrife no produto e no ambiente uma cultura de fungos específica, como a mold-600 da Chr. Hansen. O yakult substitui a cultura bacteriana lática(como a Bactoferm T-SPX) e pode misturar na massa, juntamente com os temperos, um potinho para cada 2 ou 3 quilos de carne.

Boa noite tô com uma dúvida tem um vídeo quê tem um cara falando quê para cura o salame melhor no verão
youtu.be/_5SD3dnG60o

E ele ganhou o título melhor salame no rio grande do sul

Oi Armando, ele deve fazer um excelente salame colonial típico da região sul do país. É um produto ainda bem cru, mole, úmido. No verão perde água mais rápido devido ao calor, mas esse tipo de salame só passa pelo processo químico de cura por nitrato e sódio e não pela maturação longa dos salames mais rígidos oriundos do inverno europeu.

pode ser feito sem o sal de cura?

Everaldo, para consumo próprio pode ser feito sem o sal de cura, para comercialização a regulamentação exige o sal de cura.

amigo estou precisando de tripas de colageno calibre 45 e 60
onde posso encontrar com preço que compense

Já encontrou as tripas de colágeno para salame nos calibres desejados?